Previ
17/09/2024Dentre as associadas, a Previ é não apenas a maior em patrimônio, como a essa altura mais que centenária foi a primeira a surgir, há exatos 120 anos. O Brasil vivia o alvorecer do século passado e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil já trilhava e apontava o bom caminho e, desde então, não parou mais de inspirar.
Trajetória inspiradora à qual a Previdência Complementar Fechada deve muito. Tantos são os bons exemplos que através da entrega agora do 27º Prêmio Nacional de Seguridade Social a Abrapp vem mais uma vez reconhecer e agradecer.
Com exemplar governança, adicionada de uma reconhecida gestão técnica, a nossa homenageada cultiva a transparência e a confiança que as entidades fechadas sabidamente precisam oferecer para alimentar décadas de contínuo relacionamento com seus participantes, patrocinadoras, instituidores e sociedade como um todo. A política de portas abertas traduz e reforça práticas de construção coletiva e real compartilhamento, permitindo com isso alcançar simultaneamente os dois maiores objetivos de uma EFPC.
Os brasileiros conhecem bem, através de exemplos bastante concretos, quais são esses dois objetivos que a Previ tão bem materializa: de um lado, a preservação da renda de aposentados e pensionistas e, de outro, uma muito efetiva contribuição para que através de investimentos na atividade produtiva se torne o País mais próspero. O universo de empresas investidas ultrapassa uma centena.
Os números realçam o forte significado da Previ na cena brasileira. Com patrimônio de perto de R$ 280 bilhões – se fosse um estado, a Previ estaria entre os 10 maiores PIB do País – a nossa homenageada transforma a sua constante capacidade de gerar superávits nos R$ 16 bilhões pagos anualmente em benefícios previdenciários.
Resumindo, uma homenagem mais que justa e necessária.