Palestrantes

  • Adriana de Carvalho Vieira

    Adriana de Carvalho Vieira

    Especialista da UniAbrapp

    Advogada graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, com experiência de mais de 35 anos nas áreas consultiva e contenciosa envolvendo o regime de previdência complementar. Foi membro do Conselho Deliberativo e atualmente é membro do Conselho Fiscal da OABPrev/SP. Especialista da UniAbrapp nas disciplinas Jurídica e Governança Corporativa, é secretária do Colégio de Governança e Riscos da Abrapp e coordenadora Suplente da Comissão Regional Sudoeste de Governança e Riscos da Abrapp. Profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

  • Affonso Celso Pastore

    Affonso Celso Pastore

    Economista e Presidente do Centro de Debates de Políticas Públicas

    É bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (1961) e doutor em Economia pela mesma Faculdade (1969). Entre 1973 e 1999 foi professor livre-docente, professor adjunto na disciplina de Econometria e professor titular e diretor do Departamento de Economia e Administração da FEA-USP. Atuou como secretário dos negócios da Fazenda do Estado de São Paulo no período de março de 1979 a março de 1983; presidiu o Banco Central do Brasil em setembro de 1983 a março de 1985. Desde 1993 é sócio-fundador e consultor da A.C. Pastore & Associados, empresa de Consultoria de Macroeconomia aplicada, especializada em análise da economia brasileira e internacional. É presidente do Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP). Escreve mensalmente no Caderno de Economia do Estado de São Paulo, além de participar ativamente do debate sobre os grandes temas econômicos que afetam o Brasil. Participa, com frequência, de seminários nacionais e internacionais e profere palestras sobre temas relacionados à Economia Brasileira e Mundial. Tem dezenas de artigos e capítulos em livros sobre a Economia Brasileira no Brasil e no exterior. Em 2014 lançou o livro “Inflação e Crises: O Papel da Moeda” e, em 2017, organizou o livro “Infraestrutura: Eficiência e Ética”, ambos editados pela Elsevier.

  • Alan do Nascimento Santos

    Alan do Nascimento Santos

    Diretoria de Relacionamento e Negócios – DRN da Dataprev

    Funcionário de carreira do INSS há mais de 25 anos, tem desempenhado funções na Dataprev há mais de oito anos. Na empresa, foi assessor de diretoria e, desde 2019, diretor de Relacionamento e Negócio (DRN), atuava anteriormente como gerente de contas. Nesta função, coube a ele implementar a modernização da plataforma de gestão de empréstimos consignados do INSS, além do desenvolvimento da solução de gestão de empréstimos consignados (E-consignado) para atender demandas de governos estaduais, municipais e instituições privadas. No INSS, foi também assessor da Presidência e coordenou a área de Tecnologia e Informação entre os anos de 2008 e 2009, e de 2012 e 2015.

  • Alessandra Cardoso

    Alessandra Cardoso

    CIO do Fundo de Pensão da Nestlé UK

    Chief Investment and Risk Officer do Fundo de Pensão da Nestlé no Reino Unido, responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia de investimentos e gestão de risco do plano BD além de todos os apectos relacionados à estratégia de investimentos do plano CD incluindo a associada governança. Antes de se mudar para o Reino Unido, Alessandra era diretora de investimentos da FUNEPP, fundo de pensão da Nestlé no Brasil, responsável pela gestão estratégica dos ativos dos quatro planos de benefícios da empresa. Iniciou sua carreira como consultora na área de risco de mercado, modelagem e cálculo de VaR, e modelos de alocação de ativos. Especializou-se no segmento de previdência complementar, com foco na gestão de investimentos de longo prazo, executando projetos de elaboração de políticas de investimentos, avaliação e seleção de gestores, modelagem de ALM, além de ministrar diversos cursos e treinamentos para conselheiros e diretores de fundos de pensão. Antes de se juntar à Nestlé, Alessandra liderava a área de investimentos na Consultoria Towers Watson no Brasil, desenvolvendo estratégias de investimentos para os seus clientes. É bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Automação e Controle na Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.

  • Alexandre di Miceli

    Alexandre di Miceli

    Fundador da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, expert em Governança Corporativa e Ética Empresarial

    Palestrante internacional, consultor, professor, pesquisador e articulista dedicado integralmente à governança corporativa, gestão e ética empresarial desde 2000. É doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas Universidades de Louvain (Bélgica) e Cornell (Estados Unidos) e temporada na Universidade de Harvard. Fundador da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, é autor dos principais livros-texto sobre ética empresarial e governança no país, incluindo “Empresiliente! Prosperando em um Mundo de Incertezas”, “The Virtuous Barrel: How to Create Good Businesses via Behavioral Ethics”, “Ética Empresarial na Prática: Soluções para a Governança e Gestão no Século XXI”, “Governança Corporativa no Brasil e no Mundo” (finalista do Prêmio Jabuti 2010) e “Governança Corporativa: o Essencial para Líderes”. É consultor e palestrante da International Finance Corporation (IFC, membro do Grupo Banco Mundial) em projetos internacionais relacionados à ética, gestão e governança desde 2015. É professor dos cursos para Conselheiros de Administração do IBGC desde 2005. Foi consultor da OCDE, professor da USP durante dez anos (2005-2016) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Finanças.

    Autor de mais de 50 trabalhos científicos sobre governança, foi agraciado com dezenas de prêmios, incluindo o prêmio “Personalidade do Ano”, em 2018, concedido pela Associação Brasileira de Treinamento do Paraná, prêmios IBGC nos anos de 2014, 2013, 2011, 2009 e 2003, e Revelação em Finanças do IBEF 2006. É fluente em inglês e espanhol, nativo em português e proficiente em italiano e francês.

  • Alexandre Muller

    Alexandre Muller

    Gestor de Crédito da JGP

    Responsável pela equipe de gestão dos fundos de crédito da JGP. Anteriormente, trabalhou no Banco UBS Pactual e foi sócio do Banco BTG Pactual, onde liderou o time de Credit Research focado em empresas da América Latina desde 2007, sendo eleito nos últimos 5 anos entre os 3 melhores analistas de dívida corporativa e de estratégia de crédito pela Revista Institutional Investor para região. Fez parte da equipe de gestão de ativos de crédito privado da Icatu Hartford Asset Management entre 2003 e 2007, participando do desenvolvimento e gestão dos primeiros fundos de investimentos focados em crédito privado do Brasil. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal Fluminense e possui um curso de extensão em Cultura Corporativa e Finanças na Harvard Business School (2012).

  • Alvaro Sampaio Mendes

    Alvaro Sampaio Mendes

    Coordenador de Trading Desk da MezaPro

    Engenheiro Químico formado pelo Mackenzie, 29 anos, iniciou a carreira na B3, focado na área de produtos estruturados/derivativos de balcão. Posteriormente, atuou como Sales/Trader institucional no BNP Paribas, explorando o ecossistema de produtos estruturados e índices sistemáticos de Equity. Atualmente é coordenador da mesa de trading do MezaPro, unidade da 2TM focada em clientes de alta renda.

  • André Gadelha

    André Gadelha

    Conselho de Investimentos da STK Capital

    Sócio e membro do comitê de investimentos da STK Capital desde 2019. Iniciou sua carreira no Banco Pactual em 1997 onde passou por diversas áreas (asset, sell side research, mesa proprietária) relacionadas à renda variável. Tornou-se sócio em 2005, quando estava no escritório de NY, onde era cogestor da área de investimentos alternativos internacional (Hedge Funds e Equities). Seguiu na mesma função, como Diretor Executivo, na transição para o UBS Pactual. Em 2009 saiu junto com outros sócios do Pactual para a Vinci Partners, onde atuou como cogestor de ações internacionais até 2012. Em 2013 cofundou a Var Capital, uma empresa de investimentos com foco em renda variável internacional. Formado em Engenharia Elétrica na PUC-RJ.

  • André Miceli

    André Miceli

    CEO e Editor-Chefe da MIT Technology Review Brazil

    Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Certificado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC-Rio. Responsável por trazer para o Brasil a MIT Technology Review Brasil, maior publicação de tecnologia do mundo, atuando como editor-chefe e CEO. Coordenador acadêmico do MBA em Marketing e Inteligência em Negócios Digitais e do Programa C-Level em Transformação Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV).

    Já ganhou mais de vinte prêmios de internet e tecnologia, incluindo o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil. Autor dos livros “Estratégia Digital: vantagens competitivas na internet” e “UML Aplicada: da teoria à implementação”. Coautor do livro “Planejamento de Marketing Digital” e do livro “Startup nos Mares dos Dragões”, também publicado pela Brasport. É ainda fundador e diretor executivo da Infobase, uma das cinquenta maiores integradoras de TI do Brasil, e da agência digital Interativa, atuando com clientes de diversos segmentos. Membro do conselho de Negócios da Agência Lupa e do conselho do Institute for Technology, Enterpreneurship and Communities (TEC). Comentarista da Rádio Jovem Pan sobre os temas tecnologia, negócios e sociedade, divide o programa Sociedade Digital aos sábados com Carlos Aros e é Host do Digital de Tudo, podcast da rádio sobre tecnologia. É, também, mentor de startups da HackBrazil, competição promovida pela Brazil Conference, um evento fruto de uma parceria entre Harvard e MIT e mentor do LAUNCH, programa de mentoria do MIT.

  • Antenor Fernandes

    Antenor Fernandes

    Gestor da STK Capital

    Fundador e Portfolio Manager da SKT Capital (2010 até presente), vice- presidente do Banco Safra S.A (2008-2010), CEO/ CIO da Safra Asset Management NY (2004-2008), Head of Equities and Funds no Safra Nacional Bank NY (1999-2004), Equity Reaserch and Sales no Paribas (1997-1998), Corporate Finance no Unibanco (1991-1995), formado em Economia pela Candido Mendes, com MBA pela Columbia University.

  • Antônio Carlos Bastos d´Almeida

    Antônio Carlos Bastos d´Almeida

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA). Assessor de Riscos, ARGR e DPO da Fundação Forluminas de Seguridade Social (FORLUZ) e membro da Comissão de Governança e Riscos da Abrapp. Atuou como auditor independente e como Conselheiro Fiscal em companhias abertas. É profissional certificado pelo ICSS com Ênfase em Investimentos, pelo DRI International Institute, como Associate Business Continuity Professional e pelo G31000, como Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000. É coautor do livro Gestão Baseada em Riscos. Prêmio Benchmark da Revista Investidor Institucional na categoria Controle de Risco em Fundos de Pensão por dois anos consecutivos.

  • Aparecida Garcia Pagliarini

    Aparecida Garcia Pagliarini

    Especialista da UniAbrapp

    Advogada formada pela Universidade de São Paulo, sócia-fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, coordenadora da Comissão de Ética do Sistema Abrapp/Sindapp, consultora de entidades fechadas de previdência complementar, membro do Conselho Deliberativo da OABPREV São Paulo de 2006 a 2019, árbitro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem – CMCA/PREVIC e da CAMES BRASIL – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada, sócia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), instrutora de cursos da Uniabrapp, colaboradora do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM) e membro efetivo da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP.

  • Aquiles Mosca

    Aquiles Mosca

    Head Comercial, Mkt & Digital da BNPP AM

    Economista formado pela FEA-USP, mestre em Administração pelo INSEAD – França e autor dos livros “Investimento sob medida” e “Finanças Comportamentais”. Atualmente compõe o time da BNP Paribas Asset Management Brasil onde é o responsável pelas áreas comercial, marketing e digital. Foi diretor comercial responsável pela distribuição de fundos da Santander Asset Management, onde ao longo de 20 anos ocupou as posições de gerente de produtos, economista-sênior, estrategista de investimentos e gestor de fundos. Leciona na FGV-SP na cadeira de Finanças Comportamentais Aplicadas e na PUC-RS na cadeira de Gestão de Ativos & Wealth Management. É colunista do jornal Valor Econômico e preside, desde 2013, o Comitê de Educação de Investidores da Anbima.

  • Arnaldo Barbosa de Lima Junior

    Arnaldo Barbosa de Lima Junior

    Diretor de Estratégias Públicas da MAG

    É economista e administrador pela University of Central Oklahoma. Atuou em alguns Ministérios, sendo sua atuação mais recente no Ministério da Educação, como Secretário de Educação Superior. Já atuou, também, como secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, assessor especial e diretor de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e diretor de Seguridade da FUNPRESP-EXE. Ao longo da sua trajetória profissional, foi conselheiro fiscal e de administração de várias empresas, dentre elas: BB Gestão de Recursos, Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários (BB DTVM), BB Banco de Investimento (BB BI), Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF) e BNDES FINAME.

  • Artur Wichmann

    Artur Wichmann

    CIO XP Advisory

    Sócio da XP Inc. e CIO Global XP Advisory. Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, iniciou a carreira no Banco Icatu, com passagens pelo Banco Pactual e UBS Asset Management (10 anos em Zurich e Toronto). Retornou ao Brasil em 2008 para trabalhar no Fundo Verde. Foi sócio da Verde Asset Management de 2015 a 2019. Formado em Economia com pós-graduação em Engenharia Financeira na PUC-RJ.

  • Bruno Brito

    Bruno Brito

    Executive Director do BTG Pactual

    É diretor-executivo responsável por Fund Research na área Portfolio Solutions Brasil do BTG Pactual. Em 2004, ingressou na Esso Brasileira de Petróleo, com passagem pelas áreas de Vendas e Suprimentos & Distribuição. Em 2008, ingressou no Banco UBS Pactual, na área de administração de fundos do Asset Management. Em 2009, migrou para o Wealth Management e, nesse período, desempenhou atividades relacionadas à gestão de portfólios e à análise e seleção de fundos de investimento. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Bryan Kramer

    Bryan Kramer

    Estrategista de Negócios no Vale do Silício, deu início ao movimento global H2H

    É um renomado estrategista de negócios, palestrante global, líder executivo e coach, autor de best-sellers e colaborador da Forbes. Como ex-presidente e co-proprietário da PureMatter, uma agência de marketing global do Vale do Silício desde 2001, ele deu início ao movimento global Human-to-Human H2H, que se propôs a humanizar os negócios por meio de comunicação mais simples, empática e celebrando nossas imperfeições. Sua palestra no TED sobre o assunto em 2014 apresentou um TED “inédito – permitindo que dispositivos móveis durante o evento compartilhassem a experiência para ilustrar sua crença. Bryan já falou mais de 200 vezes em todo o mundo, incluindo Mastercard, Loreal, Nasa, GoDaddy, Harvard, Charles Schwab, SXSW, International Culinary Institute, Verizon e Hawaii Lodging & Tourism.

  • Caio Ghiberti

    Caio Ghiberti

    Head de Sales Institucional da América Latina na Santander Asset Management

    Possui mais de 20 anos de experiência em finanças, passando por bancos de investimento e gestora de ativos. No Santander, teve a oportunidade de trabalhar por anos em Hong Kong, Austrália, Reino Unido, Espanha e Brasil. Hoje, é responsável por vendas institucionais na América Latina. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Finanças pela New York University e possui a designação de Chartered Financial Analyst (CFA).

  • Carla Furtado

    Carla Furtado

    Diretora Executiva do Instituto Feliciência, expert em Felicidade Interna Bruta

    Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e expert em Felicidade Interna Bruta (FIB) pelo Schumacher College (Inglaterra) e pelo Gross National Happiness Centre (Butão). Professora da PUC-RS nas pós-graduações em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 e também em Psicologia Positiva, Bem-Estar e Autorrealização. É fundadora do Instituto Feliciência, com operações no Brasil e em Portugal. É membro da International Positive Psychology Association (IPPA) desde 2015, da Training Academy of Chief Happiness Officers Woohoo Inc (Dinamarca) e da United Nations SDG Academy – Community of Practice (EUA).

  • Carlos Takahashi

    Carlos Takahashi

    Vice-Presidente da Anbima e Chairman da BlackRock no Brasil

    Anteriormente atuou como country head da BlackRock Brasil, presidente da BBDTVM (Gestora de Fundos do Banco do Brasil) e Presidente da Brain – Brasil Investimentos e Negócios. Também atuou como membro do Conselho de Administração de diversas empresas, como TAESA, Neoenergia, Banco Votorantim e Hapvida.

  • Carolina Rocha

    Carolina Rocha

    Sócia e COO da Perfin

    Carolina é COO da Perfin e sócia responsável pelo Business Development, tendo ingressado em outubro de 2017. Foi sócia da Direcional Administração de Recursos onde iniciou sua carreira sendo analista macro e, posteriormente, analista de ações. Depois disso, foi sócia integrante do time de Renda Variável da Quest Investimentos de 2007 a 2011, como analista de ações cobriu diversos setores. De 2011 a 2017, foi sócia da Apex Capital, primeiramente, integrante do time de gestão como analista de ações, onde cobriu majoritariamente os setores ligados à economia doméstica. Carolina é formada em Economia pela PUC-Rio, com MBA Executivo em Finanças.

  • César Aragão

    César Aragão

    Diretor de Relações com Investidores, Produtos e Alocação no Bahia Asset

    Responsável por Relações com Investidores, Produtos e Alocação. Ingressou no Grupo Bahia em 1998 na área de Risco e, em 2002, assumiu a gerência da área, responsável por Riscos de Mercado e Liquidez, Compliance e Fundo de Fundos. Em 2011, assumiu as atividades atuais. Foi professor do Mestrado Profissional em Economia e Finanças da FGV e vice-presidente da Câmara de Riscos da BM&F. Tem mestrado em Economia (FGV) e graduação em Engenharia Elétrica (UNIFEI).

  • Cindy Shimoide

    Cindy Shimoide

    Head de Consultoria de Investimentos Multi-Ativos para América Latina da BlackRock

    Lidera a área de Multi-Asset Portfolio and Investment Consulting da América Latina, sendo responsável por desenvolver soluções de investimentos a portfólios globais, bem como promover o conhecimento acerca de iShares e estratégias ativas a clientes e parceiros da BlackRock na América Latina. Anteriormente, trabalhou no Brasil desde 2000, principalmente no Itaú-Unibanco Asset Management, com a gestão de ativos e passivos de carteiras institucionais e estratégias de investimentos a clientes institucionais e indivíduos de alta renda. Trabalhou, também, no Banco JPMorgan em São Paulo e Nova Iorque em diversas áreas, incluindo a equipe de investimentos do Private Bank. É graduada em Administração pela Universidade de São Paulo entre os top 5% da sua turma e possui um MBA da Universidade de Chicago, onde ela recebeu uma bolsa de estudos e prêmio do reitor por administrar o Grupo de Negócios da América Latina.

  • Clodoaldo Rodrigues Albuquerque

    Clodoaldo Rodrigues Albuquerque

    Diretor-Superintendente da Value Prev

    Administrador de Empresas com MBA Executivo em Finanças (INSPER/SP); profissional Certificado com Ênfase em Administração (ICSS). Ingressou na EDS em 1996, empresa adquirida pela HP em 2010, e em 2013 passou a fazer parte da Diretoria Executiva da Value Prev. No início de 2020 fez uma transição da Patrocinadora para a Entidade Value Prev, dedicando-se às funções de diretor-superintendente e DPO.

  • Cristiano Verardo

    Cristiano Verardo

    Diretor de Comunicação, Relacionamento e Seguridade da Vexty

    Profissional da Previdência Complementar Fechada. Entusiasta da Educação Financeira e Previdenciária. Hoje atua como líder de Seguridade, Relacionamento e Comunicação na Vexty e como apoiador de programas educacionais e de sensibilização da Abrapp/UniAbrapp.

  • Daniel Celano

    Daniel Celano

    Country Head da Schroders Brasil

    Liderando estratégia, distribuição e investimentos, como diretor estatutário, tendo ingressado na Schroders, em 2008, como Chief Operating Officer. Foi nomeado Country Head em 2014. Iniciou sua carreira em 1998, no Banco BVA, banco boutique com foco em crédito corporativo, como gerente de crédito corporativo e produtos de varejo, encerrando seu ciclo na instituição como Gerente Financeiro e Operações. Em 2005, ingressou na Icatu-Hartford como gerente de Investimentos, responsável pela tesouraria, controladoria de investimentos e supervisão de gestores externos, nesse período atuando como diretor do Fundo de Pensão, integrando comitês de investimentos.

  • Daniel Pereira da Silva

    Daniel Pereira da Silva

    Especialista da UniAbrapp

    Atuário, membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 1146), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Gestão de Seguros e Previdência Privada pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Pós-graduando em Produtos Financeiros e Gestão de Riscos pela FIA. É certificado pelo ICSS, com ênfase em Administração, e possui Certificação Atuarial pelo IBA, como Atuário Responsável Técnico, nos segmentos de Previdência Complementar Fechada. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o curso de MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar. Professor convidado da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o curso de MBA em Finanças: Investimento e Risco. Professor do curso de pós-graduação de Especialização em Gestão Executiva de EFPC e Direito da Previdência Complementar pela UDF. Especialista convidado da UniAbrapp. Com experiência profissional transdisciplinar de 20 (vinte) anos em previdência complementar e saúde suplementar. É sócio-fundador e idealizador da WEDAN Consultoria e Gestão de Riscos, sendo o responsável técnico atuarial.

  • Daniela Gamboa

    Daniela Gamboa

    Head de Crédito da SulAmérica Investimentos

    Atua no mercado financeiro há mais de 20 anos, sempre com foco em análise e gestão de ativos de crédito privado. Graduada em Administração de Empresas pela FEA-USP, possui certificação CGA (Certificação de Gestores Anbima) e foi aprovada no nível I do CFA (Chartered Financial Analyst). Antes de ingressar na SulAmérica Investimentos, foi responsável pela gestão de fundos de crédito líquidos na Kinea Investimentos, tendo também atuado em instituições como BNP Paribas, Itaú BBA e BankBoston.

  • Devanir Silva

    Devanir Silva

    Superintendente Geral da Abrapp

    É administrador de Empresas, atua no setor desde 1981 e há 38 anos exerce o principal cargo executivo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Frequentou cursos no país e no exterior, como os da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e os seminários promovidos pelas entidades nacionais do sistema em numerosos países. No Chile presenciou a privatização da previdência social daquele país, conhecendo de perto as complexas questões que esse processo envolve. Possui produção intelectual publicada em revistas especializadas. É autor do livro “Fundos de Pensão e a Abrapp: História de Lutas e Vitórias” (2014, Editora Abrapp). É um dos autores dos livros “Fundos de Pensão em Debate” (2002, Editora Brasília Jurídica), “Introdução à Previdência Complementar” (2005, Editores Abrapp/Icss/Sindapp) e “Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 Anos da Legislação Federal” (2016, Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia). Foi representante da Abrapp na Organização Iberoamericana de Seguridade Social. Atualmente é o Superintendente Geral da Abrapp.

  • Diego Valero

    Diego Valero

    CEO da Novaster e expert em Economia Comportamental

    Fundador e CEO de BeWay, empresa especializada na aplicação das ciências do comportamento ao entorno econômico, social, financeiro e educativo. Diego é também cofundador e presidente de Novaster, uma empresa consultora em previdência líder na Espanha e na América Latina. Além disso, trabalha como consultor para empresas e governos de todo o mundo, incluindo o BID, a Comissão Europeia e a OECD. O Dr. Valero foi vice-presidente do SpainSif (foro espanhol de investimento responsável), vice-presidente da Fundação Pacto Generacional (para fortalecer a transferência social dos idosos aos jovens), e presidente da associação consultora de previdência Ocopen durante dez anos. É autor de vários livros e artigos e palestrante internacional, nas áreas de seguridade social e fundos de pensão. É também professor da Universidade de Barcelona, da London School of Economics e Diretor Acadêmico do Global Pensions Programme. Doutor em Economia, atuário pela Universidade de Barcelona e pós-graduado em Direção de Empresas pelo IESE.

  • Eder Carvalhaes da Costa e Silva

    Eder Carvalhaes da Costa e Silva

    Especialista em Previdência, Pesquisador e Conselheiro Independente

    Começou a vida profissional na empresa de consultoria atuarial MW Montigny Woerner Ltda. e ocupou posições de direção e alta gerência em empresas nacionais e multinacionais. Foi diretor comercial do Fundo Multipatrocinado do Banco CCF – Credit Commercial de France, vice-presidente do Fundo de Pensão da Telefônica (Vivo), CEO do Fundo de Pensão da TRW do Brasil, conselheiro independente do Fundo de Pensão da EDP Brasil e conselheiro deliberativo no Mercerprev – Fundo Multipatrocinado. Desde os anos 80, interagiu com mais de 150 conselhos deliberativos de fundos de pensão patrocinados por empresas dos EUA, Europa e Ásia. Essa experiência foi partilhada com o segmento por meio de seu livro “Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão”, da Editora PoloBooks, lançado em abril de 2020. Fluente em inglês, português e com espanhol básico, possui experiência internacional tendo morado no exterior e participado de diversos projetos globais na área de RH. Graduado em Ciências Atuariais pela UFRJ, possui mestrado profissional em Administração pela FGV e pós-graduação em Propaganda & Marketing pela ESPM-RJ. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), conselheiro independente formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro nº 641 do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), do qual foi diretor eleito por dois mandatos consecutivos. Ao longo da última década tem escrito regularmente em seu blog e nas mídias sociais sobre os impactos na previdência social e nos seguros, decorrentes dos avanços da neurociência, economia comportamental e de novas tecnologias como blockchain, Cryptoativos e Inteligência Artificial. Mais recentemente vem pesquisando os impactos das AgeTechs, WealthTechs e das inovações tecnológicas na chamada Indústria Mundial da Longevidade.

  • Edson Dacal

    Edson Dacal

    Especialista da UniAbrapp

    Estudou Engenharia de Produção na Politécnica – USP, atendeu a vários cursos suplementares nas áreas de TI, Gestão, Marketing e Franchising. Acumula mais de 40 anos de experiência profissional com ênfase no mundo digital, e desenvolveu projetos para mais de 100 empresas entre as 500 maiores do Brasil. Percursor do conceito de Governança Digital no Brasil, atua fortemente como mentor e consultor de negócios para Startups, tendo apoiado mais de 50 empreendedores em suas jornadas de aceleração e operação. Exerceu intensa atividade jornalística para veículos como Folha de São Paulo, Exame Informática, TV Gazeta e Rádio Trianon, é docente em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em Marketing e Negócios Digitais e mantém sua empresa de consultoria em projetos digitais há mais de 25 anos.

  • Eduardo Giannetti

    Eduardo Giannetti

    Economista e Cientista Social

    É graduado em Economia (1978) e em Ciências Sociais (1980) pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Lecionou na Universidade de Cambridge (1984-87) e na FEA/USP (1988-2000), tendo sido eleito, pelos alunos, melhor professor da Faculdade de Economia. Foi também professor do Insper em São Paulo. Foi eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Tomando como ponto de partida a filosofia econômica, o professor Giannetti vem fazendo contribuições importantes ao pensamento econômico brasileiro. Seus livros repercutem muito além dos círculos acadêmicos ou simplesmente econômicos. Ganhador de dois Prêmios Jabuti: em 1994, com o livro “Vícios privados, benefícios públicos?” (Cia. das Letras, 1993) e, em 1995, com “As partes & o todo” (Siciliano, 1995). O livro “O Auto-Engano” (Companhia das Letras, 1998), também premiado, consagrou Giannetti não apenas como um economista destacado, mas também um importante pensador. Além desses, publicou “Beliefs in action” (Cambridge University Press, 1991) e, pela Companhia das Letras, “Felicidade” (2002), “O mercado das Crenças” (2003), “O Valor do Amanhã” (2005), “O Livro das Citações – Um breviário de idéias replicantes” (2008), “Trópicos Utópicos” (2016), “O Elogio do Vira-lata e outros ensaios” (2018) e, mais recentemente, o elogiado “Anel de Giges”, além de diversos outros livros e artigos, nacionais e internacionais. Em suas exposições, aborda, além do macro cenário econômico, temas como ética e as consequências sociais das transformações econômicas.

  • Eduardo Lamers

    Eduardo Lamers

    Especialista da UniAbrapp

    Advogado. Mestrando em Direito, Justiça e Impactos Econômicos pelo CEDES. MBA em Previdência Complementar Fechada. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil. Pós-graduado em Direito da Medicina. Diretor de Previdência do Fundo de Previdência Mais Futuro. Consultor Jurídico da Abrapp, do ICSS e Conecta. Especialista Uniabrapp. Consultor Jurídico de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Ex-coordenador jurídico da Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social (FUSAN). Membro do Colégio de Coordenadores e da Comissão Técnica Regional Sul de Assuntos Jurídicos da Abrapp. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-PR. Professor em cursos de especialização na área de Previdência Complementar. Autor de artigos técnicos na área de Previdência Complementar. Certificação profissional pela ANBIMA – CPA-20.

  • Enio Shinohara

    Enio Shinohara

    Head de Funds Solutions & Institutional Business Development do Credit Suisse Brasil

    Possui mais de 25 anos de experiência no setor financeiro brasileiro. Antes de ingressar no Credit Suisse, foi sócio-gerente do family office brasileiro WE Capital, em Nova York. Anteriormente, foi sócio-diretor e head de soluções em carteira do BTG Pactual, também em Nova York. Além disso, foi sócio e gestor de carteiras na Claritas Investments, no Brasil e em Londres. Nessa posição, foi responsável por fundos e hedge funds, com ênfase em mercados emergentes e estratégias de nicho em mercados desenvolvidos. Anteriormente, trabalhou na GFIA, em Cingapura, como principal partner, ajudando alocadores profissionais a investir na Ásia. Antes disso, foi gestor de carteiras na empresa de private equity GP Investimentos, onde geriu um fundo proprietário de (hedge) funds, estruturou e negociou a aquisição de participação parcial em uma empresa emergente de hedge funds e ajudou a tomar decisões de alocação como membro do comitê de investimentos. Foi sócio da Hedging-Griffo (atual Credit Suisse Hedging-Griffo), onde desenvolveu e geriu a alocação de ativos e fundos de (hedge) funds e criou o primeiro fundo de hedge funds no Brasil, em 1995. Participou do Leadership Executive Program da Harvard Business School em 2013, tem MBA pela Insead e é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

  • Evenilson Balzer

    Evenilson Balzer

    Vice-Presidente da Ancep e Coordenador da Comissão Técnica Sul de Contabilidade da Abrapp e Ancep

    Contador com Especialização em Previdência Complementar Fechada. gerente de Contabilidade da Fusan – Fundação Sanepar, de 1983 a 1988, gerente Contábil/Financeiro da Fibra – Fundação Itaipu-BR, durante 25 anos, assessor de Controles Internos de 2010 a 2015 da Fibra, coordenador do Comitê de Auditoria da Fundação Copel, membro dos Comitês de Auditoria da Petros e da SP-Prevcom, diretor administrativo e técnico da Ancep, por mais de 10 anos, e atual vice-presidente da Associação, coordenador da Comissão Regional Sul de Contabilidade e membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade da Abrapp.

  • Everaldo Guedes

    Everaldo Guedes

    Especialista da UniAbrapp

    Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, sócio fundador da PPS Portfolio Performance, consultoria focada em investimentos de fundos de pensão, consultor credenciado pela CVM, instrutor da UniAbrapp, professor de programas de MBA da FIA, membro do Conselho Deliberativo do IPREM-SP e palestrante frequente em eventos no exterior.

  • Felipe Nestrovsky

    Felipe Nestrovsky

    Gerente Sênior de Finanças Sustentáveis SITAWI

    Gerente de Finanças Sustentáveis na SITAWI desde 2020. Com perfil e experiência em gerenciamento de pessoas, ele é mestre em Administração de Empresas com ênfase em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas; trabalha com o tema há mais de 15 anos.

  • Fernando Pimentel

    Fernando Pimentel

    Presidente da Fundação Atlântico

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, é diretor-presidente da Fundação Atlântico de Seguridade Social. Já atuou como vice-presidente do Sindapp, presidente da Abrapp e presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp.

  • Frederico Mesnik

    Frederico Mesnik

    Presidente da Trígono Capital

    Com mais de 30 anos de experiência em investment banking e gestão de portfólios, Fred Mesnik, como é conhecido pelos executivos do mercado financeiro, é o CEO (Chief Executive officer) da Trígono Capital. Anteriormente foi gestor de fundos long only e long and short com forte track record para investidores institucionais e family offices locais. Trabalhou em renomadas instituições, como Banco Chase Manhattan, Procter & Gamble, Bank Julius Baer e BTG Pactual. Trabalhou três anos na McKinsey & Co, desenvolvendo projetos estratégicos na desregulamentação, no desenho e na privatização do setor de telecom no Brasil. Foi sócio-fundador da Porto Capital, braço de private equity do Grupo Porto Seguro, e sócio-fundador e CIO da Humaitá Investimentos, uma gestora independente no mercado de ações brasileiro. Possui ainda MBA na London Business School e especialização em finanças pela Universidade de Chicago, Booth School of Business.

  • Gabriela Santos

    Gabriela Santos

    Estrategista de Mercados Globais da J.P. Morgan Asset Management

    É estrategista de mercados globais do J.P. Morgan Asset Management. Em seu cargo, é responsável por entregar insights econômicos e de mercado para clientes institucionais e de varejo em toda a América Latina. Além disso, conduz pesquisas sobre a economia e os mercados de capitais globais. Também é responsável pelo desenvolvimento do carro-chefe entre as publicações trimestrais, o Guide to the Markets – América Latina.

  • Geraldo de Assis Souza Júnior

    Geraldo de Assis Souza Júnior

    Sócio-fundador da Pension Brasil e Secretário Executivo das Comissões Técnicas de Contabilidade da Abrapp e Ancep

    Sócio-fundador da Pension Brasil, secretário das Comissões Técnicas de Contabilidade, conselheiro deliberativo da Ancep, conselheiro fiscal da Enerprev, professor do Curso de MBA em Previdência Complementar e treinamentos promovidos pela UniAbrapp e Ancep.

  • Glaucia Terreo

    Glaucia Terreo

    Diretora da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil

    Diretora da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil desde janeiro de 2007, tendo como uma das principais funções a disseminação das Normas da GRI para Relatos ESG e, dessa forma, fortalecer a transparência no país. Antes de assumir essa representação, trabalhou no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social de 2001 a 2006, onde foi responsável pela área de Ferramentas de Gestão. A Global Reporting Initiative (GRI) é uma ONG internacional sediada na Holanda, que reúne representantes de governos, empresas, ONG e especialistas com conhecimentos e origens geográficas diversas para desenvolver as normas para relato ESG mais utilizadas no mundo todo.

  • Gonzalo Camiña Ceballos

    Gonzalo Camiña Ceballos

    Cofundador e CEO de OpSeeker e CEO de BeWay

    Fundou a OpSeeker com 27 anos em 2016, empresa fintech com a qual oferece soluções tecnológicas baseadas na economia do comportamento e em tecnologias chatbot e inteligência artificial, com o objetivo de melhorar a saúde financeira das pessoas. OpSeeker ganhou o prêmio Iberian Inclusion Plus à melhor iniciativa de inclusão financeira da península ibérica. Anteriormente, Gonzalo trabalhou nos mercados financeiros de Nova York e Londres. Gonzalo é também professor da IE Business School. Possui uma dupla licenciatura em Economia Financeira e Gestão Empresarial com especialização em Marketing pela Methodist University da Carolina do Norte. Também conta com um mestrado em Gestão com especialização em Finanças pela Universidade ESCP Europe de Paris.

  • Guilherme Anversa

    Guilherme Anversa

    Portfolio Manager XP Advisory

    Sócio da XP Inc. e gestor da XP Advisory, tem mais de 10 anos de experiência e iniciou sua carreira no HSBC Global Asset Management, passando pelas áreas de Distribuição e Gestão de Fundo de Fundos. Formado em Administração de Empresas pela ESPM-SP, possui a Certificação de Gestores Anbima (CGA) e é candidato ao CFA Nível III.

  • Guilherme Sousa

    Guilherme Sousa

    Sócio da Itajubá Investimentos

    Possui 12 anos de experiência em gestão de recursos, com foco em private equity, além de 3 anos de experiência como CFO. Em private equity, atuou como diretor na GP Investimentos e cofundou a Bratus Capital, uma gestora focada no middle market. Em empresas, atuou como CFO na fintech Avante e CFO Latam na Gympass. Ingressou como sócio da Itajubá Investimentos em 2020, atuando na área de Produtos. Possui bacharelado em Management Science & Engineering pela Stanford University.

  • Guilherme Zaczac

    Guilherme Zaczac

    Gestor de Mandatos Institucionais do Credit Suisse Brasil

    Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de ingressar no Credit Suisse foi gestor de fund of funds e mandatos exclusivos do CA Indosuez, de 2018 a 2020, e foi sócio e cogestor do Family Office Galt Capital de 2011 a 2018. Trabalha há mais de dez anos com gestão de fundos, analisando e investindo em gestores domésticos e offshore. Também teve passagens pela XP Investimentos, atuando como advisor para clientes institucionais e no Banco BTG Pactual, onde trabalhou na área de Sales and Trading de renda fixa internacional. É formado em Administração de Empresas e tem MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ. Possui certificação CGA pela Anbima.

  • Gustavo Bezerra de Menezes Cortes

    Gustavo Bezerra de Menezes Cortes

    Sócio da Área de Crédito da Vinci Partners

    É sócio do time de Crédito da Vinci Partners, onde ingressou em 2012. Anteriormente integrou as áreas Internacional, Research e Risco de Crédito no Banco Pactual, onde ingressou em 2001. De 2006 a 2009 foi portfolio manager do grupo de investimentos proprietários em Special Situations do UBS Pactual. Entre 2009 e 2011, foi head de Crédito Estruturado da BTG Pactual Asset Management. Iniciou sua carreira em 1999 como analista de crédito no Grupo BBM. É formado em Economia pela PUC-Rio.

  • Isabella Nunes

    Isabella Nunes

    Diretora Executiva, responsável pelo relacionamento com os investidores da J.P. Morgan Asset Management

    Com uma larga experiência na indústria de investimentos, é responsável pelo relacionamento com os investidores em todos os segmentos no Brasil, incluindo private bank, familly office, plataformas de investimentos, clientes institucionais e corporativos. Anteriormente, foi responsável pela área de clientes do Pátria Investimentos, Goldman Sachs Asset Management e AllianceBernstein. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), possui MBA em Finanças pelo Insper, SP, e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).

  • Ivan Sant’Ana Ernandes

    Ivan Sant’Ana Ernandes

    Especialista da UniAbrapp

    Consultor, professor e conferencista. Atuário (MIBA 506) e Estatístico pela UFRJ; pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela PUCMINAS; “notório saber” reconhecido por instituições públicas nacionais; certificado pelo ICSS e pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA); diretor da ATEST – Consultoria Atuarial (CIBA 88), empresa com atuação nacional e presença internacional; professor em cursos de graduação e de pós-graduação em ciências atuariais no Brasil (PUCMINAS, UFMG, UFV, UFRJ e FIPECAFI-USP) e no exterior (Universidade de Lisboa, em Portugal, e Universidade Agostinho Neto, em Angola). Coautor do livro Atuária para Não Atuários. Diretor do IBA, reeleito para o biênio 2021-2022.

  • João Marcelo Carvalho

    João Marcelo Carvalho

    Especialista da UniAbrapp

    Advogado, atuário, MBA em Administração Financeira e Mestrando em Direito. Consultor especialista em previdência complementar do escritório Santos Bevilaqua Advogados. Professor de cursos de extensão e de pós-graduação e autor de diversos artigos que abordam o regime de previdência complementar. Membro da Comissão Especial de Estudos da Previdência Complementar da OAB Nacional e da Academia Nacional de Seguros e Previdência.

  • João Morais

    João Morais

    Líder de Wealth – Mercer Brasil

    Ingressou na Mercer em agosto de 2019, responsável por liderar os negócios de Previdência e Investimentos no Brasil e conduzir as iniciativas de crescimento no país. Possui uma vasta experiência nos negócios de gestão de ativos e patrimônios. Antes da Mercer, atuou como head de vendas, negócios e desenvolvimento de produtos na Alfa Asset, Santander Asset Management, Mirae Asset, Western Asset e Citigroup Asset Management, no Brasil e na Europa. Também tem participação em entidades autorreguladoras, contribuindo para os principais desenvolvimentos da indústria. Possui formação em Engenharia de Produção pela USP, especializações em Derivativos e Riscos pelo IBMEC e as certificações CGA (Portfolio Manager License) e CPA-20.

  • Jorge Nasser

    Jorge Nasser

    Presidente da Fenaprevi

    Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), possui especialização em Administração pela Universidade da Pensilvânia (The Wharton School) e pelo Programa de Gestão Avançada do Bradesco, associado à Fundação Dom Cabral. Integra a Organização Bradesco há 37 anos, onde foi diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros e do Banco Bradesco e, atualmente, exerce os cargos de diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, além de diretor-geral da Bradesco Seguros e presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

  • José Roberto Rodrigues Afonso

    José Roberto Rodrigues Afonso

    Economista e autor do estudo base LPPP

    Economista, professor do IDP e pesquisador do CAPP/ULisboa e GV Europa. É fundador da Finance Consultoria, ex-superintendente do BNDES. Pós-doutorado em Administração Pública, doutor e mestre em Economia. Consultor independente, especializado em Finanças Públicas.

  • Juliana Sardinha

    Juliana Sardinha

    Especialista da UniAbrapp

    Mestre em Gestão Econômica de Indústrias de Rede pela Université Paris-Sud 11 (Paris, França) e pela Universidad Pontificia Comillas (Madrid, Espanha). Economista, formada pela UFRJ. Trabalhou como especialista de Economia da Indústria do Petróleo e Gás Natural, com destaque para sua atuação como gerente do Centro de Excelência de Petróleo e Gás de uma multinacional. Em paralelo a suas atividades como economista, iniciou seu estudo e prática de Comunicação Não-Violenta em 2013. A união desses conhecimentos e experiências resultou em um novo empreendimento profissional, consolidado nas atividades de consultoria na Efficacia Empresarial. Possui trabalhos realizados em treinamentos corporativos com foco em práticas da Comunicação Não-Violenta (CNV), Liderança, e gest &atilde, e planejamento estratégico empresarial, bem como palestras em eventos, na área de gestão de pessoas, e outros internos corporativos. Participou de dois eventos internacionais com instrutores do Center for Nonviolent Communication, fundado pelo dr. Marshall Rosenberg, sistematizador da Comunicação Não-Violenta: Itália (Terontola-Cortona) – NVC CALF – Candidate/Community Active Learning Forum Immersive NVC Gathering e Brasil (São Paulo) – CNVC’s International Intensive Training.

  • Keith Ambachtsheer

    Keith Ambachtsheer

    Presidente da KPA Advisory, reconhecido como um dos mais influentes em pension funds pela “Pensions & Investments”

    Diretor Emérito do International Centre for Pension Management (ICPM), executivo da Rotman School of Management da University of Toronto, senior fellow do National Institute on Aging (NIA) e da Ryerson University, e, também, presidente da KPA Advisory Services.

    Keith participa da indústria de pensões e investimentos desde 1969. É reconhecido como um dos pensadores mais originais do mundo em projetos de previdência, governança e questões de investimento. Foi nomeado “Uma das Pessoas Mais Influentes em Pensões” pela Pensions & Investments e recebeu muitas homenagens e prêmios ao longo de sua carreira profissional. É citado regularmente nas principais publicações financeiras do mundo, incluindo The New York Times, The Wall Street Journal, The Economist, The Financial Times e The Globe & Mail. Seus editoriais e artigos foram publicados no Financial Analysts Journal, no Journal of Portfolio Management, no Rotman International Journal of Pension Management, no Journal of Investment Consulting e em outras revistas profissionais. No lado consultivo, desempenhou papéis importantes na formação e reformulação dos sistemas de aposentadoria de países como Austrália, Canadá, Finlândia, Irlanda e Holanda, e entidades de previdência como o ABP (Holanda), ATP (Dinamarca), CPP Investment Board (Canadá), Ontario Teachers Pension Plan (Canadá), Unisuper (Austrália), USS (Reino Unido), WSIB (EUA).

    Desde a sua fundação em 1985, a KPA Advisory Services tornou-se conhecida como uma incubadora de confiança para novas formas de pensar em pensões e por fornecer aconselhamento estratégico a uma clientela global pessoalmente e por meio da Carta Ambachtsheer mensal. A CEM Benchmarking Inc., cofundada por Keith em 1991, ganhou reputação como a principal organização de benchmarking na indústria global de pensões e investimentos. Seu quarto livro, “The Future of Pension Management”, oferece um relatório de progresso da área, referenciando estudos de caso em todo o mundo. Usando a disciplina do pensamento integrativo, o livro mostra como os desafios atuais da previdência são mais bem tratados. Uma tradução chinesa foi lançada pela China Development Press em outubro de 2017.

  • Kim Catechis

    Kim Catechis

    Estrategista de Investimentos do Franklin Templeton Investment Institute

    Como estrategista de investimento do Franklin Templeton Investment Institute, Kim Catechis alavanca o conhecimento das equipes independentes de investimento da Franklin Templeton para fornecer perspectivas sobre o mercado global de capitais e investimentos de longo prazo, tanto para uso interno quanto para clientes. O Franklin Templeton Investment Institute utiliza a profundidade de experiências de investimentos globais da Franklin Templeton e a ampla capacidade de pesquisa proprietária da companhia para fornecer visões únicas de investimento para os clientes. Kim Catechis possui 34 anos de experiência em investimentos que abrangem ações de mercados desenvolvidos e emergentes. Antes de sua função atual, foi head de estratégias de investimento na Martin Currie, uma gestora de investimento especializada do grupo Franklin Templeton. Kim juntou-se à Martin Currie em 2010 para desenvolver as capacidades da gestora nos mercados emergentes como gestor de portfólio e analista setorial. Posteriormente, fornecia informações macroeconômicas e pesquisas de riscos políticos para a estratégia de mercados emergentes globais, bem como para a empresa como um todo. Kim possui MBA pela University of Stirling e um BA em língua e literatura francesa e alemã. É fluente em inglês, espanhol, português, grego e francês, conseguindo também se comunicar em russo, alemão e italiano.

  • Leandro Trielli

    Leandro Trielli

    Gerente de Crédito da SulAmérica Investimentos

    Desde 2005 no mercado financeiro, teve passagens pelo Unibanco como Trainee, Itaú Unibanco Asset Management, Banco Pan, Santander Asset Management como analista e gestor de crédito. No banco Santander atuou como Estruturador de Dívidas para Aquisições e, por último, na Schroders, como gestor de fundos. É graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC e mestre em Economia pelo Insper. Possui certificações da Anbima CPA-20 e CGA.

  • Luciane Fagundes

    Luciane Fagundes

    Especialista da UniAbrapp

    Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental (PUCRS), Psicologia Econômica (FIPECAFI) e Behavioral Design (IMEC/México). Professora da UniAbrapp e dos MBAs da ESPM/RS, IBMEC, FIA e PUCPR. Consultora da Mirador Atuarial. Atua no ambiente de Seguros de Pessoas e Previdência Complementar, desenhando estratégias, produtos e serviços, com aplicação de ferramentas de ciências do comportamento (Economia, Psicologia e Neurociências) para facilitar a mudança de comportamento através da compreensão do processo de tomada de decisões humanas e do uso de modelos de desenho de comportamento.

  • Lucio Rodrigues Capelletto

    Lucio Rodrigues Capelletto

    Diretor-Superintendente da Previc

    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração pela UnB, graduado em Ciências Contábeis e em Administração. Analista do Banco Central do Brasil (BCB) desde 1992, exerceu as chefias do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional (Desig) e do Departamento de Supervisão de Bancos (Desup). Foi secretário do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e consultor da Diretoria Colegiada do BCB. Na Previc desde 2017, exerceu anteriormente a função de coordenador-geral de Inteligência e Gestão de Riscos.

  • Luís Ricardo Marcondes Martins

    Luís Ricardo Marcondes Martins

    Diretor-Presidente da Abrapp

    Atual diretor-presidente da Abrapp e diretor-superintendente da MAG Fundo de Pensão, certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Foi diretor-presidente da OABPrev-SP, diretor jurídico da Abrapp, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP. Vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) e membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

  • Luiz Maciel

    Luiz Maciel

    Economista-chefe Macro Brasil no Bahia Asset

    Economista-chefe de Macro Brasil. Ingressou no Bahia Asset em 2013 em Macroeconomia Internacional. Em 2016, passou a cobrir Macroeconomia Nacional, tornando-se responsável pela Pesquisa Macroeconômica Nacional em 2019. Assumiu as funções atuais em maio de 2020. Anteriormente, trabalhou como analista e coordenador no Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Possui doutorado em Economia (FGV), mestrado em Economia (FGV) e graduação em Matemática (UnB) e Economia (UniCEUB).

  • Luiz Felix

    Luiz Felix

    Especialista da UniAbrapp

    Diretor da KOLME Desenvolvimento Empresarial, profissional certificado e membro da Banca do ICSS, associado ao IBGC, consultor de Governança, Controles Internos e Gestão de Processos. Professor das cadeiras Prática dos Conselheiros (UniAbrapp), Governança e Gestão de Risco (IDS-UERJ), Controle de Gestão (IDEAS) e Compliance em Instituições Não Financeiras (Escola Trevisan de Negócios). Realizou projetos e palestras em diversas EFPC, principalmente sobre Processo Decisório e Sucessão de Dirigentes e Gestores em EFPC. Ex-gerente executivo na PREVI. Coordenador das Comissões Técnicas de Qualidade e de Controles Internos da Abrapp. Atuou como membro do Conselho Fiscal da CONTAX, do Comitê de Administração da TAURUS e como Suplente do Conselho de Administração da VALE e da VALEPAR. Formação acadêmica em Engenharia Eletrônica, Filosofia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.

  • Luiz Philipe Roxo Biolchini

    Luiz Philipe Roxo Biolchini

    CIO da Bradesco Asset Management

    Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, atualmente é diretor da Bradesco Asset Management. Antes de se juntar à BRAM, teve passagens por instituições como Banco Pactual, Itaú Asset Management, Louis Dreyfus Commodities, ING Bank, First Value Capital, Vintage Investimentos e Sul América Investimentos. É graduado em Economia pela Faculdade Candido Mendes – RJ, tem especialização em instituições renomadas como o New York Institute of Finance, Harvard Business School, Insead e CME, e possui a certificação CFA.

  • Mansueto Almeida

    Mansueto Almeida

    Sócio e Economista-chefe do BTG Pactual

    Secretário do Tesouro Nacional (2018-2020). Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (2016). Assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). Coordenador-geral na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997). Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Mara Luquet

    Mara Luquet

    Jornalista

    Jornalista especializada em Finanças e Economia. Foi repórter da Gazeta Mercantil e revista Exame. Editora da revista Veja e do Jornal Folha de São Paulo, onde criou o caderno FolhaInveste e o simulado FolhaInveste em Ação, em parceria com a Bovespa. Criou também o caderno Eu&Investimentos do jornal Valor Econômico e a Revista ValorInveste que editou até 2005. Trabalhou como colunista de finanças pessoais na TV Globo, GloboNews e rádio antes de decidir fundar o MyNews, primeiro canal de jornalismo no YouTube É autora de diversos  livros na área de finanças pessoais.

  • Marcello Chilov

    Marcello Chilov

    Head do International Wealth Management do Credit Suisse Brasil

    Tem mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro de gestão de fortunas, sendo mais de 12 destes anos dentro do Credit Suisse. Chilov é head de International Wealth Management desde julho de 2020. Antes disso ele foi head de Investment Consulting & Wealth Solutions para Credit Suisse Consultoria de Investimentos e também sócio-fundador e diretor na Vector Investimentos. Na função atual, é também membro do comitê executivo de IWM global, reportando para Philipp Wehle, CEO de International Wealth Management no Credit Suisse.

  • Marcelo Abritta

    Marcelo Abritta

    CEO e Fundador da Buser

    É fundador da Buser e graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Trabalhou como consultor Jr. da K2 Achievements e como analista comercial da Bracor Investimentos Imobiliários, além da experiência como analista e gerente do Banco Modal.

  • Marcelo Rabbat

    Marcelo Rabbat

    Sócio e Head de Distribuição para Clientes Institucionais da Vinci Partners

    Responsável pela área de Investidores Institucionais da Vinci Partners. Foi sócio-diretor do RiskOffice até 2007, quando ocorreu sua venda para a Algorithmics e ele passou a exercer a função de diretor comercial. Antes disso, tinha sido sócio-diretor da PR&A desde 1994. É formado em Economia, mestre em Estatística e doutor pela Universidade de São Paulo.

  • Marcelo Ramos

    Marcelo Ramos

    Vice-Presidente da Câmara dos Deputados

    É formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Processual e aluno de MBA em Gestão Governamental, da Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua vida política ainda como estudante secundarista, ocupando a presidência do grêmio estudantil e, mais tarde, a presidência do Centro Acadêmico de Direito da Ufam. Foi Subsecretário Municipal de Esportes de Manaus e, depois, Chefe de Gabinete do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Esporte. Assumiu o mandato de vereador na Câmara Municipal de Manaus, tornando-se também presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Foi presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU). Ao reassumir o cargo de vereador, conseguiu ser reeleito em 2008. Em outubro de 2010, pela primeira vez foi eleito Deputado Estadual com quase 19 mil votos. Na Assembleia Legislativa, atuou como presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Em 2014, concorreu pela primeira vez ao Governo do Estado do Amazonas, sendo o terceiro candidato mais votado com 179.758 votos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de Manaus, ficando em segundo lugar com mais de 457 mil votos. Foi eleito deputado federal pelo Amazonas em 2018, com mais de 106 mil votos. Atualmente, é presidente municipal do Partido Liberal (PL) em Manaus, e deputado federal. Na Câmara Federal, foi eleito primeiro vice-presidente da Casa e também é o primeiro vice-líder do PL. Casado com Juliana Ramos, pai de Gabriel, 22, Maria Carolina (in memorian), Marcelinha, 6, e José Humberto, 3, é professor universitário, escritor e atleta de maratona.

  • Márcio Correia

    Márcio Correia

    Gestor de Ações da JGP

    É um dos sócios da JGP e gestor responsável pelos fundos de ações. Anteriomente, foi diretor executivo do Banco UBS Pactual, sendo cogestor e chefe do time de análise de empresas para os investimentos proprietários do UBS Pactual para América Latina (2005-2007), analista dos setores de telecom e companhias aéreas no próprio Banco Pactual (2004) e de telecom, siderurgia e mineração no banco Credit Suisse (2001-2004). É engenheiro aeronáutico formado pelo ITA.

  • Marcos de Souza Nogueira

    Marcos de Souza Nogueira

    Coordenador Previdenciário da Value Prev

    Atuário (FMU), MBA em Gestão de Previdência (Ibmec/Abrapp), tendo concluído o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (FGV). Membro da Comissão Técnica Sudoeste de Planos Previdenciários – Abrapp (mandatos: 2018/2021 e 2021/2023). Possui diversos cursos de formação executiva nas áreas de negócios. Ingressou na área de previdência complementar em 2002 atuando em diversos Fundos de Pensão, Consultorias e Multipatrocinado. Está na Value Prev desde 2016 e é responsável pela gestão de todos os processos de seguridade da Entidade.

  • Marcos Kawakami

    Marcos Kawakami

    Head de Renda Variável da BNPP AM

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, em 2008, e com mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), concluído em 2012. Ingressou no mercado financeiro em 2009 na Fator Corretora, onde foi responsável por Sales Trading e, posteriormente, migrou para BES DTVM para atuar na mesma atividade. Juntou-se à BNP Paribas Asset Management Brasil em junho de 2011 como trader de Renda Variável e hoje atua como gestor de Renda Variável.

  • Marcos Nehme

    Marcos Nehme

    Vice-Presidente Latin America da RSA Security, expert em cibersegurança

    Vice-presidente da RSA Security NetWitness para a América Latina e o Caribe. Antes dessa função na RSA, trabalhou como chefe de engenheiros de vendas e campo de CTO da América Latina. Com mais de 20 anos de experiência em TI, sendo que, nos últimos 15 anos em Cibersegurança, desenvolveu sua carreira em empresas renomadas como Cyanamid Química do Brasil (BASF), Banco Itaú, Citibank Brasil e, desde 2006, na RSA Security. É membro do Conselho Editorial do Journal “Digital Threats: Research and Practice”, um periódico revisado por pares que visa a prevenção, identificação, mitigação e eliminação de ameaças digitais e promove o desenvolvimento fundamental do rigor científico em segurança digital por meio de pontes a lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática da indústria e, desde julho de 2020, se juntou à MIT Technology Review Brazil Magazine como colunista de segurança cibernética. Cresceu no Brasil e possui graduação em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), MBA com especialização em Gestão de Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Segurança Cibernética Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

  • Margaretta Colangelo

    Margaretta Colangelo

    Cofundadora e CEO da Jthereum Corporation e especialista em Tecnologia e Longevidade

    Nativa de São Francisco, com mais de 30 anos de experiência na indústria de software no Vale do Silício, tem uma compreensão profunda e multifacetada de negócios, ciência e tecnologia, e é altamente competente em rastrear e prever inovações em tecnologia. É cofundadora e CEO da Jthereum, uma empresa Blockchain, e presidente da U1 Technologies, uma empresa de software empresarial. Com mais de 250 artigos sobre IA publicados na Forbes, MIT Technology Review Italia, International Journal of Infectious Diseases, AI Time Journal, Health Management Journal, Outsourcing Pharma, Pharmaceutical Executive, Healthcare IT News, Bahrain Entrepreneur e Asian Robotics Review. É a anfitriã do Podcast AI in Healthcare do AI Time Journal e tem boletins semanais sobre DeepTech e Longevity com mais de 80.000 assinantes. Atua nos conselhos consultivos do AI Precision Health Institute da University of Hawaii Cancer Center, do Foresight Institute Biotech & Health Extension Accelerator, do Comitê de especialistas do primeiro Global Longevity Finance Hub do mundo na Índia e do Digital Health Innovation Research Group Muhimbili University de Ciências da Saúde e Afins na Tanzânia.

  • Margot Alyse Greenman

    Margot Alyse Greenman

    CEO da Captalys

    É sócia-fundadora e CEO da Captalys. Foi responsável pela carteira de investimentos ilíquidos brasileira na D.B. Zwirn & Co, um fundo global bilionário de crédito estruturado baseado em Nova York, e consultora no Brasil para a Walton Street Capital e One Equity Partners, ajudando-os a construir seu portfólio brasileiro. De 2001 a 2004, trabalhou no IFC, braço de investimentos privados do Banco Mundial. Iniciou sua carreira no Grupo de Instituições Financeiras (FIG) do Credit Suisse First Boston em Nova York. Recebeu seu MBA no Harvard Business School e é formada em Economia Aplicada pela Cornell University, com menção honrosa e distinção em pesquisa. É também Term Member da organização Counselon Foreign Relations.

  • Mario Sergio Cortella

    Mario Sergio Cortella

    Filósofo, Educador e Escritor

    Nasceu em 5 de março de 1954, em Londrina, no interior do Paraná. Quando tinha 13 anos, mudou-se com os pais, irmão e irmã para São Paulo, onde está até hoje, faz mais de meio século. Nesta cidade casou-se, tem dois filhos e uma filha, e estes se desdobraram (por enquanto) em dois netos e duas netas. Formou-se em Filosofia, fez mestrado e doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977 com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação e no departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela se aposentou como professor titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais, e também autor, até 2020, de 45 livros publicados no Brasil e exterior.

  • Marisa Bravi

    Marisa Bravi

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduada em Comunicação e Mercado. É formada em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas e Gestão Mercadológica. Integrou a Missão Técnica Internacional “Os Segredos da Excelência em Serviços”, junto ao Disney Institute, na Flórida, EUA. Diretora executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial, é professora, consultora, cerimonialista e mestre de cerimônias em eventos corporativos. É secretária executiva das Comissões Técnicas de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp e integra o Grupo de Especialistas da UniAbrapp, onde é responsável pelas Trilhas de Conhecimento nas áreas de Comunicação e Relacionamento. Há mais de 38 anos no segmento de previdência complementar, atua como palestrante nas áreas de comunicação, relacionamento, cultura organizacional e motivação.

  • Martyn James

    Martyn James

    Líder de Wealth Mercer Latam

    Martyn faz parte da equipe de Wealth da Mercer UK e, após 18 anos de uma trajetória de sucesso em nossa companhia, ele se une ao time da Mercer América Latina. Partner e Growth Leader para vários negócios, incluindo DC & Individual Wealth and Investments. Possui um forte histórico internacional em Retirement and Investments. É bacharel em Química com Administração de Empresas pela Universidade de Birmingham e Chartered Financial Analyst pelo CFA Institute.

  • Maurício Martinelli

    Maurício Martinelli

    Líder de Investimentos – Mercer Brasil

    É diretor de Investimentos da Mercer Brasil e possui 25 anos de experiência no mercado financeiro e institucional (bancos, asset management e seguradora). Trabalhou anteriormente como gerente de investimentos em assets, com participação estrangeira, e gerente de investimentos em grandes instituições bancárias brasileiras, além de ter desempenhado a função de CIO – Chief Investment Officer. Atualmente, também exerce o cargo de AETQ do Mercerprev. É graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e possui pós-graduação em Derivativos pela BM&F (1998) e MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) de São Paulo.

  • Myrian Clark

    Myrian Clark

    Jornalista

    Jornalista, mestre em Educomunicação pela USP e pedagoga em formação. Trabalhou na Folha de S. Paulo, SBT, Fapesp, TV Cultura, TV Globo e BBC. Por 17 anos foi jornalista do Programa do Jô, atuando na pauta, roteiro e pré-entrevistas. Hoje é diretora, roteirista e produtora do Canal My News. Publicou o livro Em forma com seu bebê, fruto da experiência com a maternidade.

  • Narlon Gutierre Nogueira

    Narlon Gutierre Nogueira

    Secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência

    Secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil. Graduado em Administração e Direito, especialista em Direito Público, mestre em Direito Político e Econômico, máster en Dirección Y Géstion de los Sistemas de Seguridad Social.

  • Neil Walton

    Neil Walton

    Head de Investment Solutions da Schroders

    É chefe de Investment Solutions na Schroders, liderando a capacidade estratégica de soluções, fornecendo serviços de consultoria e implementando soluções para clientes que cobrem estratégia de investimento, gestão de risco e uma ampla gama de design de solução. Membro do Product Solution Exco, Comitê de Desenvolvimento de Produto, diretor da linha de fundos da Schroders Luxembourg. Ingressou na Schroders em 2005 e está baseado em Londres; foi head do UK Business Development Group na Schroders de 2012 a 2016, e head de Soluções Estratégicas entre 2005 e 2012. Possui o Actuarial Certificate in Derivatives, FIA, bacharel em Ciências Atuariais pela The City University.

  • Olivia Mitchell

    Olivia Mitchell

    Diretora Executiva do Pension Research Council da Wharton School

    Professora da International Foundation of Employee Benefit Plans e de Seguros, Gestão de Riscos e Economia e Política Pública na Wharton School, University of da Pennsylvania; onde também é diretora executiva do Pension Research Council e do Boettner Center for Pensions and Retirement Research.

    É pesquisadora associada do NBER, conselheira independente do Wells Fargo Fund, copesquisadora do HRS da Universidade de Michigan e membro do Conselho Executivo do Michigan Retirement Research Center. Atua também no Comitê Consultivo do Instituto de Poupança e Aposentadoria do HEC Montreal e foi vice-presidente da American Economic Association. É mestre e PhD em Economia pela University of Wisconsin-Madison e graduada em Economia pela Harvard University. A pesquisa da professora Mitchell se concentra em pension funds, gestão de risco, educação financeira, finanças domésticas e finanças públicas. Reconhecida internacionalmente, recebeu o Prêmio Ketchum da FINRA Investor Education Foundation, o Prêmio Fidelity Pyramid para pesquisas que melhoram o bem-estar financeiro ao longo da vida, o Prêmio Carolyn Shaw Bell do Comitê sobre o Status das Mulheres na Profissão de Economia e Roger F. Murray First Prize (duas vezes) do Institute for Quantitative Research in Finance. Foi homenageada com o Prêmio Internazionale Dell’Istituto Nazionale Delle Assicurazioni da Accademia Nazionale dei Lincei em Roma. Seu estudo sobre a reforma da Previdência Social ganhou o Prêmio Paul Samuelson de “Excelente Escrita sobre Segurança Financeira ao Longo da Vida” do TIAA-CREF. Mais recentemente, recebeu o prêmio 2021 Robert C. Witt, American Risk and Insurance Association, por seu artigo intitulado “Narrow Framing and Long-Term Care Insurance”, publicado no Journal of Risk and Insurance.

  • Patricia Bressan Linhares Gaudenzi

    Patricia Bressan Linhares Gaudenzi

    Especialista da UniAbrapp

    Possui graduação em Direito pela Universidade Mackenzie e mestrado em Direito Público pela PUC-SP. Pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul – Escola de Negócios. Extensão MBA pela European School of Management and Technology-ESMT (Alemanha). Extensão em Análise de Big Data e Inteligência Artificial pelo LABDATA – Laboratório de Análise de Dados da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Membro do International Association of Privacy Professional (IAPP). Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES). Conselheira certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Previdência Complementar. É autora e coautora de livros e artigos especializados e coordenadora da Comissão Técnica de Assuntos Jurídicos Nordeste da Abrapp.

  • Paul Bodnar

    Paul Bodnar

    Head Global de Investimentos Sustentáveis da BlackRock, foi Assessor Especial do Presidente Obama

    Diretor executivo, é Head Global de Investimentos Sustentáveis na BlackRock. A equipe de Paul impulsiona a liderança da BlackRock no investimento sustentável através do desenvolvimento de pesquisas de ponta sobre o clima e sustentabilidade e da integração destes conhecimentos em todo o conjunto de soluções de investimentos da BlackRock e da plataforma Aladdin. Paul serviu na Casa Branca, como assistente especial do Presidente Obama e diretor sênior de Energia e Mudanças Climáticas no Conselho de Segurança Nacional, sendo um dos principais arquitetos das políticas climáticas internacionais do governo, culminando no Acordo de Paris, incluindo o acordo climático histórico EUA-China de 2014. Liderou a concepção e implementação de várias iniciativas incluindo o Laboratório de Inovação Global para Finanças Climáticas e a Iniciativa de Financiamento de Energia Limpa EUA-África. Atuou, também, como diretor de estratégia da RMI, onde desenvolveu programas globais em finanças sustentáveis e indústrias alinhadas ao clima. É bacharel em Stanford e mestre em Harvard, ambos em Ciências Políticas.

  • Paul Viera

    Paul Viera

    CEO, Harmony Analytics

    Paul Viera acredita que, para causar impacto no mundo, devemos reunir o maior número possível de perspectivas. Paul aplica essa filosofia em seu trabalho, bem como em suas atividades filantrópicas. E essa visão o levou a fundar a EARNEST Partners, empresa de investimentos responsável pela gestão de US$ 30 bilhões. E agora, em seu mais novo empreendimento, Harmony Analytics, a desenvolver uma plataforma para que investidores, empresas, ONGs e instituições de pesquisa trabalhem juntas na construção de um cenário ESG transparente, e integrado. O compromisso de Paul em construir um mundo melhor também se estende à sua participação em conselhos de várias organizações, incluindo: Take-Two Interactive, Harvard Business School, Michigan University and Emory University, Haitong Securities, National Center of Human and Civic Rights, and Woodruff Arts Center. Além disso, é comentarista de organizações de notícias, incluindo, CNBC e Bloomberg News. É bacharel em Economia pela Universidade de Michigan e possui um MBA pela Harvard Business School.

  • Paulo Fontoura Valle

    Paulo Fontoura Valle

    Subsecretário de Previdência Complementar

    Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente exercendo o cargo de subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência. Exerceu o cargo de presidente da Brasilprev de dezembro/2015 a março/2018, empresa especializada em previdência privada. Foi subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional de 2006 a 2015, tendo sido responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores nacionais, estrangeiros e agências de rating. Também exerceu o cargo de coordenador-geral de Operações da Dívida Pública de 1999 a 2006. Atuou como vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) entre janeiro/2016 a março/2018, e foi membro dos Conselhos de Administração da Brasilprev (2007 a 2009) e da Caixa Econômica Federal (2006 a 2012). Foi membro dos Conselhos Fiscais do BNDES (2011 a 2015), BR Distribuidora (2012 a 2015) e Vale do Rio Doce (2013 a 2015). MBA em Finanças pelo Ibmec em 1996 e Especialização em Economia na George Washington University – Washington em 1998.

  • Paulo Ghedini

    Paulo Ghedini

    Sócio e Gestor da Perfin

    É analista de ações responsável pela análise dos setores de Serviços Financeiros, Tecnologia, Varejo Online e Properties. Iniciou sua carreira na Merrill Lynch em janeiro de 2001 no time de IB/M&A de Latam, tendo passado também pela mesa de operações de ações. Foi VP no time de Latam Salestrading no Credit Suisse e, em 2009, passou a integrar o time do Barclays Capital em Londres para montar a área de Latam Equities Brokerage para a Europa. Depois do MBA, passou a integrar a equipe da M Square, onde como analista de ações foi responsável pela cobertura de diversos setores. É formado em Administração de Empresas pela FGV (EAESP), graduado MBA de Wharton, e é CFA charterholder desde 2006.

  • Pedro Waengertner

    Pedro Waengertner

    CEO da ACE e empreendedor serial

    É empreendedor, palestrante, professor do MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde atua há vinte anos, além de conselheiro em startups e grandes empresas. Atualmente é CEO da ACE, uma das empresas líderes em inovação no Brasil. Dedica sua energia a transformar a mentalidade dos negócios e levar a inovação do país para outro patamar atuando com executivos, empresários e empreendedores. Também é palestrante, autor de diversos artigos sobre marketing e empreendedorismo e autor do livro best-seller “A estratégia da inovação radical” e coautor do livro Transformação Radical.

  • Phylipe Corsini

    Phylipe Corsini

    Sócio responsável pelo canal Institucional da divisão de Third Party Distribution no Brasil – BTG Pactual

    É o responsável no Brasil pelo canal Institucional da divisão de distribuição de terceiros. Foi um dos sócios principais na distribuição de recursos do BTG Pactual Asset Management. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2002, tendo passado pelo HSBC Vida e Previdência e HSBC Asset Management. Ingressou no BTG Pactual Asset Management em maio de 2012 como diretor associado responsável pela distribuição de recursos para o segmento Institucional. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (SP).

  • Priscila Melo de Carvalho

    Priscila Melo de Carvalho

    Diretora de Investimentos e AETQ da Funepp

    Economista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação em Finanças pelo Ibmec. É diretora de Investimentos na Fundação Nestlé de Previdência Privada (FUNEPP) e possui mais de 12 anos de experiência na área de Previdência Complementar, com foco em investimentos. Possui certificações CGA e CPA-20 da Anbima e em Asset Management pela Wharton School.

  • Rachel Maia

    Rachel Maia

    Conselheira Administrativa da Vale, do Banco do Brasil, CVC e Grupo Soma e Conselheira Consultiva do UNICEF Brasil

    Executiva com mais de 28 anos de experiência profissional nos segmentos de Consumidores e Farmacêutica. Profunda experiência em Finanças, Estratégia de Expansão, Varejo e Marketing (especialista em Conscientização da Marca). Rachel Maia foi ex-CEO & CFO da multinacional Cia’s Seven Eleven, Farmácia Novartis, Tiffany & Co Joalheria, Pandora, responsável pela expansão de 2 para 100 pontos de venda e com canal de vendas. Foi CEO da Lacoste Brasil, com a principal responsabilidade de expandir a marca em inspiração, DESEABILIDADE. Atualmente é CEO na RM Consulting Cosumer Goods, empresa especializada em Palestras, Consultoria em mercado de Luxo, Experiência do Consumidor, Expansão e Liderança. Rachel, também neste momento, passa a contribuir com sua experiência integrando Conselhos Administrativos. Ganhou 5 anos diferentes como GREAT PLACE TO WORK Líder de TRABALHO. Ano passado ganhou o prêmio da Revista Exame “Líder do ano 2020”. Lançou o livro “Meu caminho até a cadeira número 1”; neste livro Rachel conta como construiu uma carreira bem-sucedida em importantes empresas Globais, além de compartilhar com os leitores a sua trajetória de vida, formação e convicções sobre o mercado de trabalho, diversidade e autoconfiança. Atualmente está se dedicando aos trabalhos midiáticos como fundadora do Projeto CAPACITA-ME e presidente do Conselho Consultivo do UNICEF Brasil. É colunista da Forbes Brasil / Claudia Revistas / Revista RAÇA e XP Investimento. Ministra palestras nos segmentos de Consumidores, Trajetória de Sucesso, Mercado de Luxo, Liderança e Empoderamento Feminino e Mundo Digital. Integra projetos de Mulheres de Poder. Rachel é formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Finanças pela USP (Universidade de São Paulo), FGV (CEO – Chief Executive Officer) UVIC-C e Harvard Business School e oss. Mãe da Sarah Maria (9 anos) e Pedro Antônio (1 ano), sua atividade favorita, junto com Sarah Maria, “mimam” Pedro Antônio.

  • Rafael Mazzer

    Rafael Mazzer

    Sócio e Portfolio Manager do BTG Pactual Wealth Management

    É sócio responsável pela de Portfolio Solutions Brasil do BTG Pactual. Ingressou em 2003 no Banco UBS em São Paulo na área de produtos do Wealth Management. Desde então vem exercendo várias atividades relacionadas à gestão de portfólios e desenvolvimento de produtos para clientes deste segmento, sendo que, entre 2006 e 2008, trabalhou em Zurich e, posteriormente em Londres, como Product Manager. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  • Rafael Pereira Scherre

    Rafael Pereira Scherre

    Diretor da Susep

    Diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) desde abril de 2019, com foco nos mercados de seguros massificados de danos, seguros de pessoas e previdência complementar aberta. Foi assessor especial no Programa de Parceria de Investimentos da Presidência da República (PPI) em 2019. Ocupou o cargo de gerente de regulação econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entre 2011 e 2018, com passagem pela equipe de regulação econômica da UK Civil Aviantion Authority (CAA), no Reino Unido, em 2015. Servidor público da ANAC desde 2008, especializado em regulação econômica. Graduado em Economia pela Universidade de Brasília (2004) e mestre em Economia pelo Ibmec-RJ (2006).

  • Rafael Sampaio

    Rafael Sampaio

    Especialista da UniAbrapp

    Doutorando em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Mestre e bacharel em Ciência da Computação pelo mesmo Instituto. Sócio especialista em modelagem matemático-financeira na PPS Portfolio Performance, na qual desenvolve estudos de Asset Liability Management para Entidades Fechadas de Previdência Complementar. É professor de pós-graduação em Finanças no Insper e na Saint Paul.

  • Raj Sisodia

    Raj Sisodia

    Cofundador do Movimento Capitalismo Consciente, reconhecido como um dos maiores líderes pensadores em negócios confiáveis

    É FW Olin Distinguished Professor of Global Business e Whole Foods Market Research Scholar in Conscious Capitalism no Babson College, cofundador e copresidente do Conscious Capitalism Inc. Possui PhD em Negócios pela Columbia University. Raj é coautor do best-seller “Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business” (2013), do New York Times, e do best-seller do Wall Street Journal Everybody Matters (2015). Foi nomeado um dos “Dez melhores Pioneiros de 2010” pela Good Business International e um dos “100 melhores líderes em comportamento empresarial confiável” pela Trust Across America em 2010 e 2011. Recebeu um doutorado honorário da Johnson & Wales University em 2016.

    Publicou quinze livros, incluindo “Firms of Endearment: How World Class Companies Lucy from Passion and Purpose”, que foi nomeado um dos principais livros de negócios de 2007 pela Amazon.com. Seus livros mais recentes são “The Healing Organization: Awakening the Conscience of Business to Help Save the World” e “The Global Rule of Three: Competing with Conscious Strategy”. Prestou consultoria a várias empresas, incluindo AT&T, Verizon, LG, DPDHL, POSCO, Kraft Foods, Whole Foods Market, Tata, Siemens, Sprint, Volvo, IBM, Walmart, McDonalds e Southern California Edison. É membro do Conselho de Administração da The Container Store e administrador da Conscious Capitalism Inc.

  • Raquel Castelpoggi

    Raquel Castelpoggi

    Coordenadora do Comitê Técnico de Sustentabilidade Abrapp e da área de RSA| Sustentabilidade da Real Grandeza

    Coordenadora do Comitê Técnico Nacional de Sustentabilidade Abrapp desde 2016 da área de Responsabilidade Socioambiental | Sustentabilidade da Fundação Real Grandeza desde 2004. Também coordena o Fórum de Equidade e Diversidade das EFPC desde 2017. Com MBA em Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela FGV-RJ e Gestão da Qualidade pela UCAM-RJ; especializações em Planejamento e Gestão de Responsabilidade Social e da Sustentabilidade – UERJ, Gestão de Programas Sociais-UFRJ.

  • Renata Coutinho

    Renata Coutinho

    COO da Vertical de Previdência da Sinqia

    É formada em Ciências da Computação, com MBA Executivo pela FGV em Economia e Gestão Empresarial. Com 18 anos de atuação em Previdência, possui sólida trajetória como executiva em provedores de tecnologias para gestão de EFPC, assim como na direção de entidades. É a atual COO da Vertical de Previdência da Sinqia, maior fornecedora de software de backoffice para instituições financeiras, sendo responsável pelo gerenciamento dos sistemas e operações voltadas para o mercado de previdência.

  • Rodrigo Terni

    Rodrigo Terni

    Cofundador e Co-CEO da Giant Steps Capital

    É um dos quatro sócios fundadores da Giant Steps Capital. Bacharel em Engenharia Elétrica pela POLI/USP, com duplo diploma pela POLI/MILANO. Tem mais de dez anos de experiência como gestor, possui o certificado CFA e hoje atua como co-CEO na Giant.

  • Rosângela de Carvalho

    Rosângela de Carvalho

    Especialista da UniAbrapp

    Doutoranda e Mestre em Psicossociologia – EICOS-IP/UFRJP. Psicóloga. Sócia-proprietária da Efficacia Empresarial, atuando há 15 anos no mercado, como empresa especializada em desenvolvimento humano, implantação e aplicação de processos e projetos na área de Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional. Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas para os cursos do CADEMP e MBA In Company. Professora convidada do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial para cursos abertos e In Company. Professora da ENS – Escola Nacional de Seguros, para cursos de pós-graduação nas disciplinas de Liderança e Gestão de Desenvolvimento. Mais de 20 anos de experiência profissional em gestão de desenvolvimento humano e desenvolvimento estratégico organizacional. Coautora do livro “Gestão e Liderança”, publicado pela Editora da Fundação Getúlio Vargas em dezembro 2011.

  • Salim Ismail

    Salim Ismail

    Empreendedor serial, Presidente da OpenExO e Fundador da Singularity University

    É um estrategista de negócios globalmente reconhecido por líderes de muitas das maiores empresas e chefes de Estado. Destaque em inúmeros veículos de comunicação, incluindo The New York Times, Bloomberg BusinessWeek, Fortune, Forbes, WIRED, Vogue, Fox Business e BBC. Fundador e presidente da ExO Works e OpenExO, que ajudam as empresas a implementar as lições do seu livro best-seller “Organizações Exponenciais”, inspirando e apoiando a inovação incremental por melhorias 10X, através da implementação de tecnologias inovadoras. Transformação essa que gerou bilhões de dólares de retorno sobre o investimento para clientes para empresas como Procter & Gamble, HP, Visa, BHP e Stanley Black & Decker. Salim é um empreendedor em série, tendo também fundado empresas de tecnologia, incluindo New York Grant Company, Confabb, PubSub Concepts, Fastrack Institute e Ångströ, que foi adquirida pelo Google em 2010. Liderou a Brickhouse, incubadora interna do Yahoo! e foi diretor executivo fundador da Singularity University. É membro do Conselho da Fundação XPRIZE, Rokk3r Inc., do Conselho Consultivo da Aion e Partner da Rokk3r Fuel ExO Venture Fund. Essas associações dão a ele um acesso extraordinário aos inovadores mais influentes do nosso tempo, além de tecnologias e ideias de negócios. A educação em física quântica e filosofia de Salim, combinada com sua experiência de carreira, dá a ele uma visão macro única de como as instituições que sustentam nossa sociedade e economia precisam se reinventar.

  • Sandro Magaldi

    Sandro Magaldi

    Cofundador do meuSucesso.com e expert em Gestão Estratégica e Vendas

    É coautor do livro “Gestão do Amanhã”, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de S.Paulo e está indo para a sua décima edição com mais de 60 mil exemplares vendidos; será publicado em Portugal em 2020. Seu mais recente livro, de um total de seis, é “Estratégia Adaptativa: As regras da competição mudaram. Você está preparado?”, escrito em parceria com José Salibi Neto. É cofundador do meuSucesso.com, uma das principais plataformas focadas em empreendedorismo do Brasil. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica e Vendas do país com cerca de 30 anos de experiência no setor. É autor dos livros “Vendas 3.0” e coautor de “Movidos por Ideias”, “O que as Escolas de Negócios não ensinam” e “O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial”. Atuou em posições de liderança em diversas companhias como na HSM, Folha de S.Paulo, dentre outras empresas, além de professor nas principais Escolas de Negócios do Brasil como ESPM, Fundação Dom Cabral (FDC), PUC-RS, entre outras. Já apresentou mais de 200 palestras para organizações e eventos no país, impactando mais de 200.000 pessoas com sua mensagem.

  • Silas Devai Junior

    Silas Devai Junior

    Diretor-Presidente da Viva Previdência

    É formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças e possui MBA em Marketing. Possui grande experiência em instituições financeiras, consultorias, seguradoras e fundos de pensão, tendo atuado nas áreas de estratégia, operações, desenvolvimento de produtos e negócios, em instituições como PWC, Citibank, BrasilPrev, Accenture, IBM e Seguros Unimed. É membro atuante do Grupo de Fundos Instituídos da Abrapp, e atualmente é Diretor-Presidente da Viva Previdência, um dos maiores fundos instituídos do Brasil.

  • Valéria Jureidini

    Valéria Jureidini

    Especialista da UniAbrapp

    Formação em Marketing, pós-graduação em Gestão de Negócios e BEM-Economia de Negócios. Docente em cursos de MKT Digital para pós-graduação em Planejamento Digital e Gestão de TI. Consultora especialista em gerar resultados para negócios no ambiente digital em diversos segmentos como: Seguros, Telefonia Móvel, Financeiro, Turismo, Fundações, Governo, Engenharia e Construção e Consultorias. Experiência de 20 anos em planejar, definir e liderar projetos de User Experience, Service Design e Estudos de Viabilidade técnica, econômica e financeira para Transformação Digital, Portais Corporativos, Plataformas de Negócios e Startups.

  • Vinicius Bueno Lima

    Vinicius Bueno Lima

    Sócio Comercial da Trígono Capital

    Possui experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro com destaque na indústria de Asset Management com passagens em empresas de grande porte nacionais e multinacionais na oferta de soluções em investimentos domésticos e globais junto aos Investidores Institucionais e Corporativos. Atuou por 12 anos na Unibanco e Itaú Asset Management junto aos Investidores Institucionais e Corporativos. Nas gestoras globais BlackRock e Schroders, atuou por mais de cinco anos como Head of Institutional Sales, tendo fortre destaque na oferta de Investimento no Exterior para os Investidores Institucionais brasileiros. Teve também passagens por mais de cinco anos nos gestores de recursos Porto Seguro Investimentos, como Head Comercial para Investidores Institucionais & Corporativos, e SulAmérica Investimentos, como Gerente Comercial Sênior no relacionamento com os Investidores Institucionais & Corporativos. Possui graduação em Administração de Empresas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Economia do Setor Financeiro pela FEA/USP, Master in Financial Economics pela FGV/SP, e possui Certificação CFP® (Certified Financial Planner).

  • Wagner Kladt

    Wagner Kladt

    Gerente de Captação Institucional da SulAmérica Investimentos

    Graduado em Administração de Empresas pela PUC/SP, MBA em Finanças pelo IBMEC, pós-graduado em Negócios Internacionais pela Sydney Business School e é certificado pelo CFA Institute. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado tanto em Bancos (Bankboston, Citibank e Safra) como em consultoria de investimentos (Mercer) e fundos de pensão (ABBPrev e Mercerprev). Antes de se juntar à equipe de distribuição da SulAmérica, ocupava o cargo de diretor de investimentos e AETQ do MercerPrev e head comercial da Mercer Global Investments.

  • Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior

    Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior

    Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

    É diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, tendo sido nomeado em 6 de novembro de 2020 para exercer mandato de 6 anos. Anteriormente a isso, presidiu a Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras), uma empresa estatal federal brasileira, vinculada ao Ministério das Comunicações, responsável por implementar as Políticas Públicas de Telecomunicações do Brasil de 24 de janeiro de 2019 a novembro de 2020, quando pediu exoneração do cargo para assumir a ANPD. É engenheiro eletrônico, graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Profissional com 40 anos de experiência nos Ministérios da Defesa (Exército Brasileiro) e das Comunicações, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase em telecomunicações, radiodifusão e informática. Foi designado representante do governo brasileiro na Escola Politécnica do Exército Equatoriano, em Quito, com a função de assessor/instrutor na área de processamento digital de sinais. Foi representante do então Ministério das Comunicações no Grupo Gestor da TV Digital e gestor do projeto de roaming internacional de Telefonia Móvel para a América do Sul. Como engenheiro militar, no Ministério da Defesa serviu na Diretoria de Telecomunicações e no Gabinete do Comandante do Exército, onde gerenciou o projeto de rede telemática. Foi coordenador da área de tecnologia no Estádio Nacional de Brasília na Copa das Confederações FIFA de 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

  • Walter Maciel Neto

    Walter Maciel Neto

    CEO da Az Quest

    É CEO da AZ Quest desde 2015. Associou-se à Quest Investimentos como sócio-diretor em 2006. Ingressou como CEO no Trend Bank (uma boutique de investimentos) em 2003. Atuou na área de vendas e distribuição do Banco Garantia, mais tarde adquirido pelo Credit Suisse, de 1995 a 2003. Começou sua carreira profissional no Banco Safra como trader de renda variável em 1991. É graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).

  • Yoram Lustig

    Yoram Lustig

    CFA. Chefe de Soluções de Multiativos, EMEA e Latam – T. Rowe Price

    É o chefe de Soluções de Multiativos, EMEA e América Latina, na Divisão de Multiativos da T. Rowe Price, onde ingressou em 2017. Atualmente ocupa o cargo de gerente de Portfólio e presidente dos Comitês de Investimento do Reino Unido e da Europa. Sua carreira iniciou em 1998 como advogado e, desde 2002, atua com investimentos. Foi chefe de Investimentos de Multiativos Britânicos na AXA Investment Managers, chefe de Fundos de Multiativos na Aviva Investors e chefe de Construção de Carteira EMEA na Merrill Lynch. Formado em Direito pela Universidade de Tel Aviv e com MBA pela London Business School, Yoram também tem a certificação de CFA (Chartered Financial Analyst®) e de Gerente de Risco Profissional, além de ser um autor publicado.