Reginaldo Lopes

08/10/2025

Em 2022, eleito para seu sexto mandato, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) deu sequência a uma vibrante trajetória, na qual acumula marcas como o mais votado no Estado e líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, tendo sido o parlamentar mais jovem a assumir a liderança da bancada. Mas há algo talvez ainda mais marcante. Reginaldo é o autor da Lei de Acesso à Informação (LAI), tida como uma das mais importantes contribuições já feitas no país em favor da transparência dos atos praticados pelo Estado e em seu nome. O cidadão, no passado tantas vezes indefeso, ganhou protagonismo e força para se defender.



Em 2024, sua clara postura, frontalmente contrária aos privilégios, foi fundamental para que o nosso homenageado recebesse o “Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos”, com uma nota de 8,39 pontos, sendo o 5° melhor parlamentar de Minas Gerais e o 37º na colocação geral.



Além de suas reconhecidas contribuições em favor da transparência, sua atuação consistente e conquistas significativas voltam-se para áreas como educação e iniciativas para a juventude. Foi idealizador e presidente da primeira comissão que tratou de políticas públicas para as juventudes na história do Congresso Nacional. Além disso, preside e coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, o que reflete seu envolvimento na promoção da educação técnica e profissionalizante.



Tendo-se mostrado, como relator, um dos mais engajados no esforço feito para livrar as nossas entidades fechadas de uma absurda tributação por ocasião da votação da reforma tributária na Câmara, Reginaldo mostra entusiasmo ao aderir à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Complementar. Diz encarar como missão o fomento de uma poupança previdenciária que tanto pode fazer pelo Brasil e seus trabalhadores.