Tadeu Veneri

08/10/2025

O homenageado é um dos maiores defensores de nosso segmento da Previdência Complementar no Congresso Nacional. Até porque, com uma trajetória parlamentar fortemente associada aos interesses dos trabalhadores, é fácil entender seu engajamento em nossa luta em prol do fomento de uma poupança voltada para a proteção dos trabalhadores e aposentados e a criação de emprego e renda, como parte de uma economia próspera com justa divisão de seus frutos. Um tipo de poupança, cabe ainda acrescentar, de fundas raízes sociais e governança exemplar.



O deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), nosso homenageado, soube ver tudo isso como ninguém, o que torna essa solenidade de entrega do 28º Prêmio Nacional de Seguridade Social um mais que justo reconhecimento a quem tanto a nossa vertente social da Previdência Complementar quanto os brasileiros devem muito.



Fatos recentes tornam o parlamentar ainda mais merecedor desse gesto de reconhecimento. Na tarde de 26 de agosto último tornou-se presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das EFPC, criada naquela ocasião e cargo para o qual foi designado por sua capacidade de entender a importância social e econômica da poupança previdenciária acumulada pelas entidades fechadas.



A Frente e seus participantes, e especialmente o homenageado e seu conhecimento e capacidade de argumentação, já contribuem através da ampliação dos espaços de diálogo para o nosso objetivo de nos fazermos ouvir e melhor entender no Parlamento brasileiro. Meses antes, sua participação já havia sido crucial nas negociações destinadas a evitar que sobre as entidades fechadas incidissem novos tributos criados em meio à reforma tributária. A equivocada tributação não apenas foi afastada, como as EFPC tiveram claramente reconhecida a sua natureza social. Tais resultados foram com certeza obras para as quais muitos contribuíram, mas a imagem que ficou de tantos desafios vencidos reserva um lugar muito especial a quem estamos nesse momento homenageando.