Notícias 2025
Palestras técnicas do 46º CBPP iniciam com painel sobre futuro das relações trabalhistas
22/10/2025
Iniciando a programação técnica do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que este ano contará com 32 painéis simultâneos, a palestra “O Futuro do Trabalho e a Previdência: A Construção de Acordos Sustentáveis para as Próximas Gerações” tratou do impacto das transformações sociais, tecnológicas e econômicas nas relações trabalhistas, e como as negociações devem se adaptar a este novo momento.
O 46º CBPP iniciou nesta quarta-feira, 22 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com as palestras técnicas. A programação do evento ocorre até o dia 24 de outubro, em formato híbrido, presencial e também com transmissão online.
Com o objetivo de facilitar as negociações trabalhistas do setor de Previdência Complementar Fechada, o Sindapp – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar atua há 40 anos com representatividade e diálogo, na defesa do ato regular de gestão e proteção social, promovendo a ética e a autorregulação do segmento.
O Diretor-Presidente da SIAS e Diretor-Presidente do Sindapp, Carlos Alberto Pereira, mencionou durante a palestra que o sindicato também vem se adaptando às mudanças atuais, em especial nas convenções coletivas, já firmadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e este ano, pela primeira vez no Distrito Federal.
“Em um ambiente onde ainda se fala da relação entre empregado e patrão, há muitas mudanças e precisamos nos adaptar a essa nova realidade em que o trabalho vai permanecer, mas talvez o emprego não”, disse Pereira. “Precisamos pensar em como serão os novos acordos de trabalho e como podem interferir na universalização da previdência”, completou.
Para fazer frente à necesidade de equalizar essas questões na condição de sindicato patronal contemplando a nova realidade de proteção de trabalho, o Sindapp busca equilibrar todo o setor de previdência complementar com base em regras claras, disse o advogado e consultor do Sindapp, Claudio Benedet. “Cada empregador precisa ter uma visão estratégica para aproveitar suas necessidades individuais dentro de uma convenção coletiva”, pontuou.
Para isso, o desafio é lidar com mudanças constantes nas leis trabalhistas, que no Brasil existem em grande quantidade, o que pode gerar uma série de conflitos. “Alem disso, há necessidade de adaptação às novas tecnologias, exigindo requalificação profissional”, destacou Benedet.
A negociação precisa evoluir com um resultado satisfatório para todos, sendo bem interpretada, refletiu, além de estar em linha com as perspectivas de futuro do trabalho, que exige maior flexibilidade, modernização e aderência a todas as gerações, conforme apontou o Diretor de Recursos Humanos da Unilever Brasil e professor da Fundação Dom Cabral, Petr Hon.
“O futuro do trabalho vai ser construído pelas pessoas. Nesse momento, estamos passando por profundas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas ao redor do mundo, e a Inteligência Artifical deixou de ser uma promessa e se tornou protagonista”, destacou o professor.
Para isso, as lideranças precisam estar preparadas, investindo também nas pessoas, unindo “o melhor da tecnologia com o melhor do humano”, declarou. Nesse contexto, a previdência complementar precisa ser fortemente incentivada, como elo de sustentabilidade. “A gente acredita que a geração que entrou agora no mercado de trabalho não pensa no futuro, e queremos incentivar que pense”, ressaltou Hon. “Essa é uma peça-chave para conciliar inovação, longevidade e equilíbrio financeiro, e entregar futuro para todos”, completou.
O 46º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: ASA, Evertec, Itajubá Investimentos. Patrocínio Ouro: Aditus Consultoria Financeira, Aon Consultoria, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset, Galapagos Capital, Itaú, MAG Seguros, Mirae Asset, Principal Asset Management, REV Corretora, Safra, Santander Asset Management, SulAmérica Investimentos, XP Investimentos. Patrocínio Prata: Caixa Asset, Inter, MarketAxess, PFM Consultoria e Sistemas, Porto Asset, Trígono Capital, Vinci Compass. Patrocínio Bronze: Anbima, Az Quest, Consepro AI, Constância Investimentos, Fin4She, FRAM Capital, HMC Capital, Icatu Vanguarda, IIA Brasil, Investira, MAF Consultoria e Treinamento, MAPFRE Investimentos, Mirador Atuarial, Multifonds, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital, PORTO REAL, PRI, PRP Soluções, Real Investor, RJI Investimentos, TAG Investimentos, Tivio Capital, Vila Velha Corretora de Seguros, WEDAN Consultoria. Parceiro de Mídia: Gazeta Mercantil. Apoio Promocional: ABIPEM, Abrasca, ABRH, ABVCAP, ANABB, ANCEP, ANFIP Nacional, APIMEC Brasil, ASCPrev, B3, CRA-SP, FACPCS, FEBRABAN, FIAP, FIPECAFI, IBA, IBGE, Ibracon, PLANEJAR, Previpar, Tchê Previdência, UNIDAS.

