Notícias 2025

Laureados do 9º Prêmio Previc de Monografia recebem homenagens no 46º CBPP

24/10/2025

Os autores vencedores e segundos colocados do 9º Prêmio Previc de Monografia receberam as respectivas premiações e homenagens em painel do 46º CBPP nesta quinta-feira (23/10) em São Paulo. O prêmio foi uma realização da Previc com patrocínio da Abrapp e da UniAbrapp. A Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social e a Anapar também participam da promoção da iniciativa.

“Um grande sistema se constrói com base técnica, com foco em inovação, integridade e transparência. Além do prêmio, vocês nos deixam um grande legado como profissionais e especialistas que contribuem para o desenvolvimento do sistema”, disse Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp. Ele parabenizou a todos que receberam os prêmios e menções honrosas pela qualidade dos trabalhos e também à Previc que trouxe de volta o prêmio.

“É uma grande satisfação estar junto com Abrapp, UniAbrapp, Fundação Anfip, Anapar e o Ministério da Previdência Social para incentivar que os talentos de nosso setor possam produzir monografias com temas e discussões que ajudem a refletir sobre os novos caminhos do sistema”, comentou Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc. 

O Diretor de Normas da Previc, Alcinei Cardoso Rodrigues também parabenizou às entidades que participaram da organização do prêmio e aos patrocínios da Abrapp e UniAbrapp, além dos autores de todos os trabalhos inscritos. 

A premiação concedeu R$ 10 mil aos vencedores e R$ 5 mil para os segundos colocados de cada uma das três categorias temáticas, que foram as seguintes: Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos; Solvência de Planos de Benefícios; e Governança e Liderança.

Com 39 trabalhos inscritos, 18% a mais que no concurso anterior, o tema que mais despertou interesse dos autores foi “Governança e Liderança”, com 18 monografias. “Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos” ficou logo atrás na preferência, com 14 inscrições. “Solvência dos Planos de Benefícios” contou com sete monografias.

A Comissão Julgadora, composta por seis membros, utilizou critérios exclusivamente pela relevância do conteúdo, qualidade técnica e aplicabilidade das ideias dentro do setor. A identidade dos autores permaneceu oculta até a homologação do resultado, que ocorreu no dia 30 de setembro.

Os autores e temas das monografias que receberam as premiações foram os seguintes:

Tema 1: Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos

Entrega da premiação: Marcel Barros e Patrícia Cunegundes, ambos da Anapar.

1° Colocado: Sérgio Allan Epaminondas Cabral
Monografia: “Blockchain e o Drex nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras: Uma Proposta Inovadora para Governança e Liderança Aprimoradas”

2° Colocado: Danilo Alcantara Santos (representado por Patrícia Linden)
Monografia: “Articulação entre Comunicação Integrada, Dialógica e Pública: Estratégias de engajamento em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs)”

 

Tema 2: Solvência dos planos de benefícios

Entrega da premiação: Jarbas Antonio de Biagi (UniAbrapp) e Alcinei Rodrigues (Previc)
1° Colocado: Gustavo da Costa Morais
Monografia: “Desafios e soluções na destinação e utilização de reserva especial em planos de contribuição definida e variável: um estudo de caso do plano Vale Mais da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA”
2° Colocado: Rodrigo Dias Ramos
Monografia: “A Solvência dos Planos de Benefícios de EFPC: Proposta de Utilização da Taxa de Retorno Real Anual Projetada dos Investimentos como Taxa de Desconto do Passivo Atuarial”

 

Tema 3: Governança e Liderança

Entrega da premiação: Devanir Silva (Abrapp) e Ricardo Pena (Previc)
1° Colocado: Carolina Tavares Silva
Monografia: “Governança Proporcional nas EFPCs: Integração dos Órgãos de Controle e Eficiência na Supervisão”
2° Colocado: Rudolph Fabiano Alves Pedroza Teixeira
Monografia: “Proposta de Estrutura Conceitual Básica de Balanced Scorecard para Gestores de Entidades Fechadas de Previdência Complementar”

Menções honrosas – A premiação concedeu duas distinções a autores que inscreveram trabalhos no tema  Governança e Liderança, e uma inscrita no tema Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos. Eles foram mencionados na solenidade realizada no CBPP (ver abaixo).

  • “A previdência complementar no espelho: Que língua é essa? Reflexões sobre a necessidade de simplificação da linguagem no ecossistema”, de Sérgio Augusto Ferreira Lemes.
  • “Incorporação dos Critérios ASG na Previdência Complementar: evidências em PREVI e PETROS (segmento S1)”, de Paulo Henrique Alves Braga;
  • “A Necessária Ampliação de Lideranças Femininas nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, de Larissa Katharine Vieira Bosco, Flavia Eduarda da Silva Rocha e Fernanda Rosa Silva Milward Carneiro.

O 46º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: ASA, Evertec, Itajubá Investimentos. Patrocínio Ouro: Aditus Consultoria Financeira, Aon Consultoria, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset, Galapagos Capital, Itaú, MAG Seguros, Mirae Asset, Principal Asset Management, REV Corretora, Safra, Santander Asset Management, SulAmérica Investimentos, XP Investimentos. Patrocínio Prata: Caixa Asset, Inter, MarketAxess, PFM Consultoria e Sistemas, Porto Asset, Trígono Capital, Vinci Compass. Patrocínio Bronze: Anbima, Az Quest, Consepro AI, Constância Investimentos, Fin4She, FRAM Capital, HMC Capital, Icatu Vanguarda, IIA Brasil, Investira, MAF Consultoria e Treinamento, MAPFRE Investimentos, Mirador Atuarial, Multifonds, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital, PORTO REAL, PRI, PRP Soluções, Real Investor, RJI Investimentos, TAG Investimentos, Tivio Capital, Vila Velha Corretora de Seguros, WEDAN Consultoria. Parceiro de Mídia: Gazeta Mercantil. Apoio Promocional: ABIPEM, Abrasca, ABRH, ABVCAP, ANABB, ANCEP, ANFIP Nacional, APIMEC Brasil, ASCPrev, B3, CRA-SP, FACPCS, FEBRABAN, FIAP, FIPECAFI, IBA, IBGE, Ibracon, PLANEJAR, Previpar, Tchê Previdência, UNIDAS.