//Notícias

Inteligência Artificial impõe desafio de um novo letramento

Alexandre Sammogini19/10/2023

Os avanços e a popularização das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estão criando a necessidade de uma espécie de nova alfabetização para lideranças e profissionais de diversas áreas do mundo corporativo. O tema foi abordado por Cristiano Kruel, Sócio Fundador da StartSe, em apresentação realizada no primeiro dia do 44º Congresso Brasileiro Privada Privada, na Insight Session 1, que trouxe o tema “IA e o Novo Tabuleiro da Vida”. 

O especialista indicou que o desafio do letramento em Inteligência Artificial exige uma atitude de humildade para novos aprendizados. É similar ao processo de uma nova alfabetização e se a atitude for de fechamento, pode deixar as pessoas refratárias às novas tecnologias. 

Durante sua apresentação, Cristiano Kruel explicou a diferença entre os tipos de Inteligência Artificial, explicando uma primeira modalidade de caráter preditivo, e outra com possibilidades generativas. 

A característica preditiva tem a ver com a volumetria de dados e a utilização com base na probabilidade condicional. O especialista explicou que os seres humanos, em geral, tendem a trabalhar melhor com poucos dados. É o contrário das máquinas que conseguem fazer um trabalho melhor com grande quantidade de informações. Os usos na medicina, por exemplo, com dados sobre exames de fundo de olho, mostram as probabilidades de uma pessoa desenvolver determinados tipos de doenças e até comportamentos. “O trabalho com grande volume de dados permite a realização de predições e classificações. Parece mágico mas não é”, disse. 

A inteligência de dados, que não é um fenômeno novo, permite alimentar os fundamentos para melhores decisões. Os ganhos são impressionantes quando se utiliza a Inteligência Artificial para extrair predições. “Os dados são o novo petroleo”, indicou Kruel.

IA Generativa – Diferente da IA preditiva, a inteligência generativa representa um passo a mais nas possibilidades de utilização das novas tecnologias. Neste campo está inserido o tão falado Chat GPT, que saiu para o mundo no final de 2022. O Fundador da StartSe explicou que a abertura do Chat GPT para utilização para as pessoas em geral representou o salto sobre um abismo, que está ajudando a popularizar rapidamente a Inteligência Artificial. 

Antes disso, a IA ainda estava distante do entendimento da população, pois estava ainda restrita ao uso de especialistas. “Agora o chat GPT fez a ponte e todos começaram a usar e falar. É um fenômeno não apenas tecnológico. Ele se popularizou”, comentou. 

Cristiano Kruel recomendou que as pessoas que lideram organizações precisam alongar o olhar sobre as possibilidades da IA, considerando a utilização das novas ferramentas na formulação de estratégias e planejamento. 

Ele explicou ainda o conceito de prompt e a importância de aprender a dialogar com as máquinas. “É o tipo de pergunta que faz a máquina fazer saídas. É preciso entender a nova engenharia”, indicou. Na sequência da apresentação, ele mostrou alguns exemplos de usos da IA de caráter generativo. Um dos exemplos foi a criação de um texto de cobrança de parcelas atrasadas de um cliente, com a criação de um texto personalizado. “É preciso aprender a ‘promptar. É uma nova literacia básica. Alguém que não souber lidar com a IA será o equivalente a não saber usar o e-mail”, disse. E incentivou que todos podem e devem começar a utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial, sendo uma das grandes vantagens, o baixo custo para seu uso. “O Brasil precisa conhecer a IA”, concluiu.

O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.