Notícias 2025
46º CBPP: ICSS celebra 15 anos reforçando certificação como pilar de confiança na previdência complementar
23/10/2025
Atuando como entidade autônoma certificadora há 15 anos, o ICSS se consolidou como um dos principais institutos que chancelam a capacitação e qualificação dos profissionais de previdência complementar fechada, levando maior credibilidade e transparência ao setor. Durante o 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), a importância desta ferramenta foi apresentada e reafirmada na palestra “Certificação Profissional: Valor, Confiança e Futuro para a Previdência Complementar”.
Com mais de 10 mil trabalhadores certificados, dos quais 8,3 mil foram recertificados, as certificações do ICSS correspondem a 80% dos profissionais que trabalham no setor, com vários tipos de certificação, entre elas:
Gestores e Conselheiros
Profissionais de Investimentos
- Certificação por Experiência
- Certificação por Prova
Administradores em Geral
- Certificação por Experiência
- Certificação por Prova
- Certificação por Prova na modalidade capacitação
Gestão de Investimentos
Profissionais de Investimentos
- Certificação por Prova
- Certificação por Prova na Modalidade Capacitação
Nível Técnico
Profissionais Nível Técnico
- Certificação por Prova
Programa de Educação Continuada – PEC
- Para atualização e aprimoramento de conhecimentos, habilidades e competências
“Um setor que paga mais de R$ 100 bilhões por ano para beneficiários precisa de aperfeiçoamento contínuo de profissionais que estão à frente dessa atividade. Assim, a certificação se torna ponto central desse processo”, disse Henrique Jäger, Presidente do ICSS.
Para criar um mecanismo permanente de reconhecimento institucional e boas práticas, o ICSS lançou, durante o CBPP, o selo para certificar as entidades de acordo com a certificação de seus gestores. Se a entidade tiver 100% da diretoria certificada, receberá um selo. Se for 100% dos conselhos, terá outro. E quando ambos os colegiados estiverem totalmente certificados, ganhará uma chancela especial.
“Para o propósito de fomentar a previdência e garantir credibilidade da liderança ao operacional, o profissional precisa da credibilidade e estar certificado”, disse Liane Chacon, Diretora de Seguridade e Benefícios da Néos e Diretora Executiva do ICSS. “O profissional que se certifica reafirma o compromisso com a competência e a transparência”.
Cleber Nicolav, Diretor-Superintendente, AETQ e ARPB da Inovar Previdência e Diretor Executivo do ICSS, também reafirmou a importância de reconhecer a qualificação das pessoas através da certificação, sendo este um legado que o sistema deixa para a sociedade, “aumentando a confiança na integridade e competência da administração dos planos, demonstrando ainda compromisso com transparência e responsabilidade”, disse.
Certificação como ferramenta de fomento – Segundo dados da Anbima, entre a população de pessoas não aposentadas, apenas 19% já começaram a reserva específica para esse fim. Quando são perguntados de onde são os recursos que sustentarão a aposentadoria, a maioria cita o INSS, e entre os aposentados, é a previdência pública que compõe a maior parte desta renda.
Os números foram apresentados por Ana Leoni, CEO da Planejar, que reforçou o benefício que a previdência complementar oferece, mas que muitas pessoas não aderem. “Essas pessoas precisam de planejamento e de profissionais capacitados para orientá-las. Os profissionais que mais se qualificarem estarão mais aptos a ajudar essas pessoas, conseguindo converter essas pessoas”, pontuou.
Ela enfatizou que os profissionais que mais se destacam na certificação têm uma vantagem grande na conversão de negócios. “A diferenciação vem de uma busca ativa, e a certificação é um caminho. As entidades que entenderem que a certificação profissional é uma vantagem competitiva, e os profissionais que entenderem que isso é pessoal e intransferível, conseguirão mudar as estatísticas do país. Isso significa levar mais pessoas a um melhor planejamento financeiro, estabelecendo vínculos de longo prazo e relações de confiança”, completou.
O 46º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: ASA, Evertec, Itajubá Investimentos. Patrocínio Ouro: Aditus Consultoria Financeira, Aon Consultoria, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset, Galapagos Capital, Itaú, MAG Seguros, Mirae Asset, Principal Asset Management, REV Corretora, Safra, Santander Asset Management, SulAmérica Investimentos, XP Investimentos. Patrocínio Prata: Caixa Asset, Inter, MarketAxess, PFM Consultoria e Sistemas, Porto Asset, Trígono Capital, Vinci Compass. Patrocínio Bronze: Anbima, Az Quest, Consepro AI, Constância Investimentos, Fin4She, FRAM Capital, HMC Capital, Icatu Vanguarda, IIA Brasil, Investira, MAF Consultoria e Treinamento, MAPFRE Investimentos, Mirador Atuarial, Multifonds, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital, PORTO REAL, PRI, PRP Soluções, Real Investor, RJI Investimentos, TAG Investimentos, Tivio Capital, Vila Velha Corretora de Seguros, WEDAN Consultoria. Parceiro de Mídia: Gazeta Mercantil. Apoio Promocional: ABIPEM, Abrasca, ABRH, ABVCAP, ANABB, ANCEP, ANFIP Nacional, APIMEC Brasil, ASCPrev, B3, CRA-SP, FACPCS, FEBRABAN, FIAP, FIPECAFI, IBA, IBGE, Ibracon, PLANEJAR, Previpar, Tchê Previdência, UNIDAS.

