Notícias
Insight session sobre agilidade estratégica abre a programação do segundo dia
19/10/2023A transformação das EFPC em operadores de planos empreendedores requer uma mudança na mentalidade dos líderes e stakeholders, assim como na cultura das organizações. Esse foi o mote da palestra “Habilidades Humanas para Agilidade Estratégica”, ministrada por Emanuel Gomes, expert em Estratégia e Inovação e diretor Acadêmico da Nova SBE (School of Business & Economics). A sessão abriu a programação oficial do segundo dia do 44º CBPP, que acontece de 18 a 20 de outubro no Expo Transamérica, em São Paulo.
Gomes contextualizou a situação atual, destacando a complexidade e a imprevisibilidade dos ambientes em que vivemos. Ele lembrou de como as organizações enfrentam fenômenos com impacto tanto regional quanto global, tornando desafiador prever o futuro e desenvolver estratégias de longo prazo para ganhar vantagem competitiva. O expert argumentou que, para se manterem competitivas e acompanharem o ritmo das mudanças, as grandes organizações e empresas precisam se tornar “ambidestras,” ou seja, ter a capacidade de lidar com os desafios do presente enquanto se preparam para o futuro.
“Pequenas empresas e startups têm mais agilidade de se adaptarem ao ambiente dinâmico. Sem ambidestria e habilidade estratégica, não há como ser competitivo e sobreviver”, destacou.
Ele também abordou o dilema entre o alinhamento e adaptação. O alinhamento se refere a manter o foco nas operações diárias, enquanto a adaptação envolve a exploração de novas ideias e oportunidades futuras. Para ele, a falta de equilíbrio entre essas duas abordagens pode resultar na perda de oportunidades e de competitividade.
Conviver com ambas as lógicas, alinhamento e adaptação, é um desafio diante de recursos escassos, mas é essencial para se manter relevante em um ambiente de constante mudança.
Princípios da agilidade estratégica
Gomes apresentou os três princípios fundamentais da Agilidade Estratégica.
O primeiro é a sensibilidade estratégica, que vai além do conhecimento estratégico e envolve a análise do ambiente, incluindo fatores macroeconômicos, socioculturais e tecnológicos, para compreender o que está acontecendo tanto interna como externamente. “Isso requer um processo participativo e a capacidade de perceber detalhes cruciais. No contexto da inovação, é essencial criar uma cultura de diálogo e buscar soluções em vez de provar quem está certo”, afirmou.
O segundo princípio é a unidade de liderança, que envolve olhar para a organização como um todo, em vez de se concentrar apenas em departamentos individuais e prioridades pessoais. “A falta de sensibilidade estratégica torna essa tarefa ainda mais desafiadora, e o diálogo com outras áreas e colegas pode fornecer uma compreensão mais profunda dos desafios”, pontuou.
O terceiro princípio é a fluidez de recursos, que ressalta a importância da colaboração, uma vez que nenhuma organização pode dominar sozinha todos os aspectos do negócio e do conhecimento, dada a complexidade e a rápida evolução dos mercados.
“Colaborar, tanto interna como externamente, é essencial para alcançar a ambidestria estratégica e a agilidade estratégica. O processo cria um propósito e um valor tremendo e assegura que o agora não ofusque o futuro”, concluiu.
O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.