19OUT

09h00

12h45

Auditório AZ Quest 1

PALESTRAS TÉCNICAS

PALESTRAS TÉCNICAS

19OUT

10h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 1

PALESTRA 1

A RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS E DIRIGENTES E O DEVER FIDUCIÁRIO

Palestrante

Adriana de Carvalho Vieira

Especialista da UniAbrapp

19OUT

12h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 2

PALESTRA 2

PLANOS FAMÍLIA: ESTUDO DE VIABILIDADE E FONTES DE CUSTEIO ADMINISTRATIVO

Palestrante

João Marcelo Carvalho

Especialista da UniAbrapp

João Marcelo Carvalho

Especialista da UniAbrapp

Advogado, atuário, MBA em Administração Financeira e Mestrando em Direito. Consultor especialista em previdência complementar do escritório Santos Bevilaqua Advogados. Professor de cursos de extensão e de pós-graduação e autor de diversos artigos que abordam o regime de previdência complementar. Membro da Comissão Especial de Estudos da Previdência Complementar da OAB Nacional e da Academia Nacional de Seguros e Previdência.

19OUT

14h00

14h30

AUDITÓRIO Az Quest 1

SESSÃO DE ABERTURA

SESSÃO DE ABERTURA

Palestrante

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Atual diretor-presidente da Abrapp e diretor-superintendente da MAG Fundo de Pensão, certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Foi diretor-presidente da OABPrev-SP, diretor jurídico da Abrapp, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP. Vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) e membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

19OUT

14h30

15h15

AUDITÓRIO AZ Quest 1

PALESTRA MAGNA

PALESTRA MAGNA

REINVENÇÃO E IDENTIDADE

Palestrante

Mario Sergio Cortella

Filósofo, Educador e Escritor

Mario Sergio Cortella

Filósofo, Educador e Escritor

Nasceu em 5 de março de 1954, em Londrina, no interior do Paraná. Quando tinha 13 anos, mudou-se com os pais, irmão e irmã para São Paulo, onde está até hoje, faz mais de meio século. Nesta cidade casou-se, tem dois filhos e uma filha, e estes se desdobraram (por enquanto) em dois netos e duas netas. Formou-se em Filosofia, fez mestrado e doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977 com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação e no departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela se aposentou como professor titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais, e também autor, até 2020, de 45 livros publicados no Brasil e exterior.

19OUT

15h15

16h30

AUDITÓRIO AZ Quest 1

INSIGHT SESSION 1

INSIGHT SESSION 1

SISTEMAS DE PREVIDÊNCIA À PROVA DE FUTURO

Palestrantes

Keith Ambachtsheer

Presidente da KPA Advisory, reconhecido como um dos mais influentes em pension funds pela “Pensions & Investments”

Keith Ambachtsheer

Presidente da KPA Advisory, reconhecido como um dos mais influentes em pension funds pela “Pensions & Investments”

Diretor Emérito do International Centre for Pension Management (ICPM), executivo da Rotman School of Management da University of Toronto, senior fellow do National Institute on Aging (NIA) e da Ryerson University, e, também, presidente da KPA Advisory Services.

Keith participa da indústria de pensões e investimentos desde 1969. É reconhecido como um dos pensadores mais originais do mundo em projetos de previdência, governança e questões de investimento. Foi nomeado “Uma das Pessoas Mais Influentes em Pensões” pela Pensions & Investments e recebeu muitas homenagens e prêmios ao longo de sua carreira profissional. É citado regularmente nas principais publicações financeiras do mundo, incluindo The New York Times, The Wall Street Journal, The Economist, The Financial Times e The Globe & Mail. Seus editoriais e artigos foram publicados no Financial Analysts Journal, no Journal of Portfolio Management, no Rotman International Journal of Pension Management, no Journal of Investment Consulting e em outras revistas profissionais. No lado consultivo, desempenhou papéis importantes na formação e reformulação dos sistemas de aposentadoria de países como Austrália, Canadá, Finlândia, Irlanda e Holanda, e entidades de previdência como o ABP (Holanda), ATP (Dinamarca), CPP Investment Board (Canadá), Ontario Teachers Pension Plan (Canadá), Unisuper (Austrália), USS (Reino Unido), WSIB (EUA).

Desde a sua fundação em 1985, a KPA Advisory Services tornou-se conhecida como uma incubadora de confiança para novas formas de pensar em pensões e por fornecer aconselhamento estratégico a uma clientela global pessoalmente e por meio da Carta Ambachtsheer mensal. A CEM Benchmarking Inc., cofundada por Keith em 1991, ganhou reputação como a principal organização de benchmarking na indústria global de pensões e investimentos. Seu quarto livro, “The Future of Pension Management”, oferece um relatório de progresso da área, referenciando estudos de caso em todo o mundo. Usando a disciplina do pensamento integrativo, o livro mostra como os desafios atuais da previdência são mais bem tratados. Uma tradução chinesa foi lançada pela China Development Press em outubro de 2017.

Olivia Mitchell

Diretora Executiva do Pension Research Council da Wharton School

Olivia Mitchell

Diretora Executiva do Pension Research Council da Wharton School

Professora da International Foundation of Employee Benefit Plans e de Seguros, Gestão de Riscos e Economia e Política Pública na Wharton School, University of da Pennsylvania; onde também é diretora executiva do Pension Research Council e do Boettner Center for Pensions and Retirement Research.

É pesquisadora associada do NBER, conselheira independente do Wells Fargo Fund, copesquisadora do HRS da Universidade de Michigan e membro do Conselho Executivo do Michigan Retirement Research Center. Atua também no Comitê Consultivo do Instituto de Poupança e Aposentadoria do HEC Montreal e foi vice-presidente da American Economic Association. É mestre e PhD em Economia pela University of Wisconsin-Madison e graduada em Economia pela Harvard University. A pesquisa da professora Mitchell se concentra em pension funds, gestão de risco, educação financeira, finanças domésticas e finanças públicas. Reconhecida internacionalmente, recebeu o Prêmio Ketchum da FINRA Investor Education Foundation, o Prêmio Fidelity Pyramid para pesquisas que melhoram o bem-estar financeiro ao longo da vida, o Prêmio Carolyn Shaw Bell do Comitê sobre o Status das Mulheres na Profissão de Economia e Roger F. Murray First Prize (duas vezes) do Institute for Quantitative Research in Finance. Foi homenageada com o Prêmio Internazionale Dell’Istituto Nazionale Delle Assicurazioni da Accademia Nazionale dei Lincei em Roma. Seu estudo sobre a reforma da Previdência Social ganhou o Prêmio Paul Samuelson de “Excelente Escrita sobre Segurança Financeira ao Longo da Vida” do TIAA-CREF. Mais recentemente, recebeu o prêmio 2021 Robert C. Witt, American Risk and Insurance Association, por seu artigo intitulado “Narrow Framing and Long-Term Care Insurance”, publicado no Journal of Risk and Insurance.

19OUT

16h30

16h45

INTERVALO

INTERVALO

19OUT

16h45

18h30

AUDITÓRIO AZ QUEST 1

PLENÁRIA 1

PLENÁRIA 1

POUPANÇA DA ESPERANÇA: COMO CRIAR UM NOVO SISTEMA DE RENDA FUTURA PARA TODOS

Palestrantes

Affonso Celso Pastore

Economista e Presidente do Centro de Debates de Políticas Públicas

Affonso Celso Pastore

Economista e Presidente do Centro de Debates de Políticas Públicas

É bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (1961) e doutor em Economia pela mesma Faculdade (1969). Entre 1973 e 1999 foi professor livre-docente, professor adjunto na disciplina de Econometria e professor titular e diretor do Departamento de Economia e Administração da FEA-USP. Atuou como secretário dos negócios da Fazenda do Estado de São Paulo no período de março de 1979 a março de 1983; presidiu o Banco Central do Brasil em setembro de 1983 a março de 1985. Desde 1993 é sócio-fundador e consultor da A.C. Pastore & Associados, empresa de Consultoria de Macroeconomia aplicada, especializada em análise da economia brasileira e internacional. É presidente do Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP). Escreve mensalmente no Caderno de Economia do Estado de São Paulo, além de participar ativamente do debate sobre os grandes temas econômicos que afetam o Brasil. Participa, com frequência, de seminários nacionais e internacionais e profere palestras sobre temas relacionados à Economia Brasileira e Mundial. Tem dezenas de artigos e capítulos em livros sobre a Economia Brasileira no Brasil e no exterior. Em 2014 lançou o livro “Inflação e Crises: O Papel da Moeda” e, em 2017, organizou o livro “Infraestrutura: Eficiência e Ética”, ambos editados pela Elsevier.

Carla Furtado

Diretora Executiva do Instituto Feliciência, expert em Felicidade Interna Bruta

Carla Furtado

Diretora Executiva do Instituto Feliciência, expert em Felicidade Interna Bruta

Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e expert em Felicidade Interna Bruta (FIB) pelo Schumacher College (Inglaterra) e pelo Gross National Happiness Centre (Butão). Professora da PUC-RS nas pós-graduações em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 e também em Psicologia Positiva, Bem-Estar e Autorrealização. É fundadora do Instituto Feliciência, com operações no Brasil e em Portugal. É membro da International Positive Psychology Association (IPPA) desde 2015, da Training Academy of Chief Happiness Officers Woohoo Inc (Dinamarca) e da United Nations SDG Academy – Community of Practice (EUA).

Devanir Silva

Superintendente Geral da Abrapp

Devanir Silva

Superintendente Geral da Abrapp

É administrador de Empresas, atua no setor desde 1981 e há 38 anos exerce o principal cargo executivo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Frequentou cursos no país e no exterior, como os da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e os seminários promovidos pelas entidades nacionais do sistema em numerosos países. No Chile presenciou a privatização da previdência social daquele país, conhecendo de perto as complexas questões que esse processo envolve. Possui produção intelectual publicada em revistas especializadas. É autor do livro “Fundos de Pensão e a Abrapp: História de Lutas e Vitórias” (2014, Editora Abrapp). É um dos autores dos livros “Fundos de Pensão em Debate” (2002, Editora Brasília Jurídica), “Introdução à Previdência Complementar” (2005, Editores Abrapp/Icss/Sindapp) e “Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 Anos da Legislação Federal” (2016, Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia). Foi representante da Abrapp na Organização Iberoamericana de Seguridade Social. Atualmente é o Superintendente Geral da Abrapp.

Eduardo Giannetti

Economista e Cientista Social

Eduardo Giannetti

Economista e Cientista Social

É graduado em Economia (1978) e em Ciências Sociais (1980) pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Lecionou na Universidade de Cambridge (1984-87) e na FEA/USP (1988-2000), tendo sido eleito, pelos alunos, melhor professor da Faculdade de Economia. Foi também professor do Insper em São Paulo. Foi eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Tomando como ponto de partida a filosofia econômica, o professor Giannetti vem fazendo contribuições importantes ao pensamento econômico brasileiro. Seus livros repercutem muito além dos círculos acadêmicos ou simplesmente econômicos. Ganhador de dois Prêmios Jabuti: em 1994, com o livro “Vícios privados, benefícios públicos?” (Cia. das Letras, 1993) e, em 1995, com “As partes & o todo” (Siciliano, 1995). O livro “O Auto-Engano” (Companhia das Letras, 1998), também premiado, consagrou Giannetti não apenas como um economista destacado, mas também um importante pensador. Além desses, publicou “Beliefs in action” (Cambridge University Press, 1991) e, pela Companhia das Letras, “Felicidade” (2002), “O mercado das Crenças” (2003), “O Valor do Amanhã” (2005), “O Livro das Citações – Um breviário de idéias replicantes” (2008), “Trópicos Utópicos” (2016), “O Elogio do Vira-lata e outros ensaios” (2018) e, mais recentemente, o elogiado “Anel de Giges”, além de diversos outros livros e artigos, nacionais e internacionais. Em suas exposições, aborda, além do macro cenário econômico, temas como ética e as consequências sociais das transformações econômicas.

20OUT

09h00

12h45

Auditório Az Quest 1

PALESTRAS TÉCNICAS

PALESTRAS TÉCNICAS

20OUT

10h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 3

PALESTRA 3

PRINCIPAIS DESAFIOS DA ADEQUAÇÃO À LGPD PELAS EFPC

Palestrante

Patricia Bressan Linhares Gaudenzi

Especialista da UniAbrapp

Patricia Bressan Linhares Gaudenzi

Especialista da UniAbrapp

Possui graduação em Direito pela Universidade Mackenzie e mestrado em Direito Público pela PUC-SP. Pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul – Escola de Negócios. Extensão MBA pela European School of Management and Technology-ESMT (Alemanha). Extensão em Análise de Big Data e Inteligência Artificial pelo LABDATA – Laboratório de Análise de Dados da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Membro do International Association of Privacy Professional (IAPP). Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES). Conselheira certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Previdência Complementar. É autora e coautora de livros e artigos especializados e coordenadora da Comissão Técnica de Assuntos Jurídicos Nordeste da Abrapp.

20OUT

11h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 4

PALESTRA 4

MITIGANDO RISCOS NA TOMADA DE DECISÃO

Palestrante

Antônio Carlos Bastos d´Almeida

Especialista da UniAbrapp

Antônio Carlos Bastos d´Almeida

Especialista da UniAbrapp

Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA). Assessor de Riscos, ARGR e DPO da Fundação Forluminas de Seguridade Social (FORLUZ) e membro da Comissão de Governança e Riscos da Abrapp. Atuou como auditor independente e como Conselheiro Fiscal em companhias abertas. É profissional certificado pelo ICSS com Ênfase em Investimentos, pelo DRI International Institute, como Associate Business Continuity Professional e pelo G31000, como Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000. É coautor do livro Gestão Baseada em Riscos. Prêmio Benchmark da Revista Investidor Institucional na categoria Controle de Risco em Fundos de Pensão por dois anos consecutivos.

20OUT

12h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 5

PALESTRA 5

BOAS PRÁTICAS NAS REUNIÕES DOS CONSELHOS

Palestrantes

Aparecida Garcia Pagliarini

Especialista da UniAbrapp

Aparecida Garcia Pagliarini

Especialista da UniAbrapp

Advogada formada pela Universidade de São Paulo, sócia-fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, coordenadora da Comissão de Ética do Sistema Abrapp/Sindapp, consultora de entidades fechadas de previdência complementar, membro do Conselho Deliberativo da OABPREV São Paulo de 2006 a 2019, árbitro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem – CMCA/PREVIC e da CAMES BRASIL – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada, sócia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), instrutora de cursos da Uniabrapp, colaboradora do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM) e membro efetivo da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP.

Luiz Felix

Especialista da UniAbrapp

20OUT

14h00

14h45

auditório az quest 1

INSIGHT SESSION 2

INSIGHT SESSION 2

SEGREDOS DAS ORGANIZAÇÕES BEM-SUCEDIDAS

Palestrante

Salim Ismail

Empreendedor serial, Presidente da OpenExO e Fundador da Singularity University

Salim Ismail

Empreendedor serial, Presidente da OpenExO e Fundador da Singularity University

É um estrategista de negócios globalmente reconhecido por líderes de muitas das maiores empresas e chefes de Estado. Destaque em inúmeros veículos de comunicação, incluindo The New York Times, Bloomberg BusinessWeek, Fortune, Forbes, WIRED, Vogue, Fox Business e BBC. Fundador e presidente da ExO Works e OpenExO, que ajudam as empresas a implementar as lições do seu livro best-seller “Organizações Exponenciais”, inspirando e apoiando a inovação incremental por melhorias 10X, através da implementação de tecnologias inovadoras. Transformação essa que gerou bilhões de dólares de retorno sobre o investimento para clientes para empresas como Procter & Gamble, HP, Visa, BHP e Stanley Black & Decker. Salim é um empreendedor em série, tendo também fundado empresas de tecnologia, incluindo New York Grant Company, Confabb, PubSub Concepts, Fastrack Institute e Ångströ, que foi adquirida pelo Google em 2010. Liderou a Brickhouse, incubadora interna do Yahoo! e foi diretor executivo fundador da Singularity University. É membro do Conselho da Fundação XPRIZE, Rokk3r Inc., do Conselho Consultivo da Aion e Partner da Rokk3r Fuel ExO Venture Fund. Essas associações dão a ele um acesso extraordinário aos inovadores mais influentes do nosso tempo, além de tecnologias e ideias de negócios. A educação em física quântica e filosofia de Salim, combinada com sua experiência de carreira, dá a ele uma visão macro única de como as instituições que sustentam nossa sociedade e economia precisam se reinventar.

20OUT

14h45

16h15

auditório az quest 1

PLENÁRIA 2

PLENÁRIA 2

NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS: COMO CONSTRUIR A OPERADORA DE PLANOS EMPREENDEDORA?

Palestrantes

Pedro Waengertner

CEO da ACE e empreendedor serial

Pedro Waengertner

CEO da ACE e empreendedor serial

É empreendedor, palestrante, professor do MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde atua há vinte anos, além de conselheiro em startups e grandes empresas. Atualmente é CEO da ACE, uma das empresas líderes em inovação no Brasil. Dedica sua energia a transformar a mentalidade dos negócios e levar a inovação do país para outro patamar atuando com executivos, empresários e empreendedores. Também é palestrante, autor de diversos artigos sobre marketing e empreendedorismo e autor do livro best-seller “A estratégia da inovação radical” e coautor do livro Transformação Radical.

Sandro Magaldi

Cofundador do meuSucesso.com e expert em Gestão Estratégica e Vendas

Sandro Magaldi

Cofundador do meuSucesso.com e expert em Gestão Estratégica e Vendas

É coautor do livro “Gestão do Amanhã”, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de S.Paulo e está indo para a sua décima edição com mais de 60 mil exemplares vendidos; será publicado em Portugal em 2020. Seu mais recente livro, de um total de seis, é “Estratégia Adaptativa: As regras da competição mudaram. Você está preparado?”, escrito em parceria com José Salibi Neto. É cofundador do meuSucesso.com, uma das principais plataformas focadas em empreendedorismo do Brasil. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica e Vendas do país com cerca de 30 anos de experiência no setor. É autor dos livros “Vendas 3.0” e coautor de “Movidos por Ideias”, “O que as Escolas de Negócios não ensinam” e “O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial”. Atuou em posições de liderança em diversas companhias como na HSM, Folha de S.Paulo, dentre outras empresas, além de professor nas principais Escolas de Negócios do Brasil como ESPM, Fundação Dom Cabral (FDC), PUC-RS, entre outras. Já apresentou mais de 200 palestras para organizações e eventos no país, impactando mais de 200.000 pessoas com sua mensagem.

20OUT

16h15

16h30

INTERVALO

INTERVALO

20OUT

16h30

17h15

auditório az quest 1

INSIGHT SESSION 3

INSIGHT SESSION 3

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, AUTOMAÇÃO E BEM-ESTAR NA ERA DA LONGEVIDADE

20OUT

17h15

18h30

auditório az quest 1

PLENÁRIA 3

PLENÁRIA 3

GESTÃO NA ERA DE DADOS

Palestrantes

André Miceli

CEO e Editor-Chefe da MIT Technology Review Brazil

André Miceli

CEO e Editor-Chefe da MIT Technology Review Brazil

Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Certificado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC-Rio. Responsável por trazer para o Brasil a MIT Technology Review Brasil, maior publicação de tecnologia do mundo, atuando como editor-chefe e CEO. Coordenador acadêmico do MBA em Marketing e Inteligência em Negócios Digitais e do Programa C-Level em Transformação Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Já ganhou mais de vinte prêmios de internet e tecnologia, incluindo o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil. Autor dos livros “Estratégia Digital: vantagens competitivas na internet” e “UML Aplicada: da teoria à implementação”. Coautor do livro “Planejamento de Marketing Digital” e do livro “Startup nos Mares dos Dragões”, também publicado pela Brasport. É ainda fundador e diretor executivo da Infobase, uma das cinquenta maiores integradoras de TI do Brasil, e da agência digital Interativa, atuando com clientes de diversos segmentos. Membro do conselho de Negócios da Agência Lupa e do conselho do Institute for Technology, Enterpreneurship and Communities (TEC). Comentarista da Rádio Jovem Pan sobre os temas tecnologia, negócios e sociedade, divide o programa Sociedade Digital aos sábados com Carlos Aros e é Host do Digital de Tudo, podcast da rádio sobre tecnologia. É, também, mentor de startups da HackBrazil, competição promovida pela Brazil Conference, um evento fruto de uma parceria entre Harvard e MIT e mentor do LAUNCH, programa de mentoria do MIT.

Marcos Nehme

Vice-Presidente Latin America da RSA Security, expert em cibersegurança

Marcos Nehme

Vice-Presidente Latin America da RSA Security, expert em cibersegurança

Vice-presidente da RSA Security NetWitness para a América Latina e o Caribe. Antes dessa função na RSA, trabalhou como chefe de engenheiros de vendas e campo de CTO da América Latina. Com mais de 20 anos de experiência em TI, sendo que, nos últimos 15 anos em Cibersegurança, desenvolveu sua carreira em empresas renomadas como Cyanamid Química do Brasil (BASF), Banco Itaú, Citibank Brasil e, desde 2006, na RSA Security. É membro do Conselho Editorial do Journal “Digital Threats: Research and Practice”, um periódico revisado por pares que visa a prevenção, identificação, mitigação e eliminação de ameaças digitais e promove o desenvolvimento fundamental do rigor científico em segurança digital por meio de pontes a lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática da indústria e, desde julho de 2020, se juntou à MIT Technology Review Brazil Magazine como colunista de segurança cibernética. Cresceu no Brasil e possui graduação em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), MBA com especialização em Gestão de Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Segurança Cibernética Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior

Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior

Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

É diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, tendo sido nomeado em 6 de novembro de 2020 para exercer mandato de 6 anos. Anteriormente a isso, presidiu a Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras), uma empresa estatal federal brasileira, vinculada ao Ministério das Comunicações, responsável por implementar as Políticas Públicas de Telecomunicações do Brasil de 24 de janeiro de 2019 a novembro de 2020, quando pediu exoneração do cargo para assumir a ANPD. É engenheiro eletrônico, graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Profissional com 40 anos de experiência nos Ministérios da Defesa (Exército Brasileiro) e das Comunicações, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase em telecomunicações, radiodifusão e informática. Foi designado representante do governo brasileiro na Escola Politécnica do Exército Equatoriano, em Quito, com a função de assessor/instrutor na área de processamento digital de sinais. Foi representante do então Ministério das Comunicações no Grupo Gestor da TV Digital e gestor do projeto de roaming internacional de Telefonia Móvel para a América do Sul. Como engenheiro militar, no Ministério da Defesa serviu na Diretoria de Telecomunicações e no Gabinete do Comandante do Exército, onde gerenciou o projeto de rede telemática. Foi coordenador da área de tecnologia no Estádio Nacional de Brasília na Copa das Confederações FIFA de 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

21OUT

09h00

12h45

AUDITÓRIO AZ QUEST 1

PALESTRAS TÉCNICAS

PALESTRAS TÉCNICAS

21OUT

09h00

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 6

PALESTRA 6

O DIGITAL E A NOVA CULTURA COMERCIAL

Palestrante

Valéria Jureidini

Especialista da UniAbrapp

Valéria Jureidini

Especialista da UniAbrapp

Formação em Marketing, pós-graduação em Gestão de Negócios e BEM-Economia de Negócios. Docente em cursos de MKT Digital para pós-graduação em Planejamento Digital e Gestão de TI. Consultora especialista em gerar resultados para negócios no ambiente digital em diversos segmentos como: Seguros, Telefonia Móvel, Financeiro, Turismo, Fundações, Governo, Engenharia e Construção e Consultorias. Experiência de 20 anos em planejar, definir e liderar projetos de User Experience, Service Design e Estudos de Viabilidade técnica, econômica e financeira para Transformação Digital, Portais Corporativos, Plataformas de Negócios e Startups.

21OUT

10h00

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 7

PALESTRA 7

PREVIDÊNCIA É COISA DE JOVEM (Palestra em Parceria com o CIEE)

Palestrante

Cristiano Verardo

Diretor de Comunicação, Relacionamento e Seguridade da Vexty

Cristiano Verardo

Diretor de Comunicação, Relacionamento e Seguridade da Vexty

Profissional da Previdência Complementar Fechada. Entusiasta da Educação Financeira e Previdenciária. Hoje atua como líder de Seguridade, Relacionamento e Comunicação na Vexty e como apoiador de programas educacionais e de sensibilização da Abrapp/UniAbrapp.

21OUT

12h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 8

PALESTRA 8

PONTOS RELEVANTES DOS RECENTES NORMATIVOS DAS EFPC

Palestrante

Eduardo Lamers

Especialista da UniAbrapp

Eduardo Lamers

Especialista da UniAbrapp

Advogado. Mestrando em Direito, Justiça e Impactos Econômicos pelo CEDES. MBA em Previdência Complementar Fechada. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil. Pós-graduado em Direito da Medicina. Diretor de Previdência do Fundo de Previdência Mais Futuro. Consultor Jurídico da Abrapp, do ICSS e Conecta. Especialista Uniabrapp. Consultor Jurídico de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Ex-coordenador jurídico da Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social (FUSAN). Membro do Colégio de Coordenadores e da Comissão Técnica Regional Sul de Assuntos Jurídicos da Abrapp. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-PR. Professor em cursos de especialização na área de Previdência Complementar. Autor de artigos técnicos na área de Previdência Complementar. Certificação profissional pela ANBIMA – CPA-20.

21OUT

14h00

14h45

auditório az quest 1

INSIGHT SESSION 4

INSIGHT SESSION 4

ESG: PAPEL DE VANGUARDA DOS AGENTES INSTITUCIONAIS

Palestrantes

Paul Bodnar

Head Global de Investimentos Sustentáveis da BlackRock, foi Assessor Especial do Presidente Obama

Paul Bodnar

Head Global de Investimentos Sustentáveis da BlackRock, foi Assessor Especial do Presidente Obama

Diretor executivo, é Head Global de Investimentos Sustentáveis na BlackRock. A equipe de Paul impulsiona a liderança da BlackRock no investimento sustentável através do desenvolvimento de pesquisas de ponta sobre o clima e sustentabilidade e da integração destes conhecimentos em todo o conjunto de soluções de investimentos da BlackRock e da plataforma Aladdin. Paul serviu na Casa Branca, como assistente especial do Presidente Obama e diretor sênior de Energia e Mudanças Climáticas no Conselho de Segurança Nacional, sendo um dos principais arquitetos das políticas climáticas internacionais do governo, culminando no Acordo de Paris, incluindo o acordo climático histórico EUA-China de 2014. Liderou a concepção e implementação de várias iniciativas incluindo o Laboratório de Inovação Global para Finanças Climáticas e a Iniciativa de Financiamento de Energia Limpa EUA-África. Atuou, também, como diretor de estratégia da RMI, onde desenvolveu programas globais em finanças sustentáveis e indústrias alinhadas ao clima. É bacharel em Stanford e mestre em Harvard, ambos em Ciências Políticas.

21OUT

14h45

16h15

auditório az quest 1

PLENÁRIA 4

PLENÁRIA 4

CONSELHOS EM TRANSFORMAÇÃO

Palestrantes

Alexandre di Miceli

Fundador da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, expert em Governança Corporativa e Ética Empresarial

Alexandre di Miceli

Fundador da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, expert em Governança Corporativa e Ética Empresarial

Palestrante internacional, consultor, professor, pesquisador e articulista dedicado integralmente à governança corporativa, gestão e ética empresarial desde 2000. É doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas Universidades de Louvain (Bélgica) e Cornell (Estados Unidos) e temporada na Universidade de Harvard. Fundador da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, é autor dos principais livros-texto sobre ética empresarial e governança no país, incluindo “Empresiliente! Prosperando em um Mundo de Incertezas”, “The Virtuous Barrel: How to Create Good Businesses via Behavioral Ethics”, “Ética Empresarial na Prática: Soluções para a Governança e Gestão no Século XXI”, “Governança Corporativa no Brasil e no Mundo” (finalista do Prêmio Jabuti 2010) e “Governança Corporativa: o Essencial para Líderes”. É consultor e palestrante da International Finance Corporation (IFC, membro do Grupo Banco Mundial) em projetos internacionais relacionados à ética, gestão e governança desde 2015. É professor dos cursos para Conselheiros de Administração do IBGC desde 2005. Foi consultor da OCDE, professor da USP durante dez anos (2005-2016) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Finanças.

Autor de mais de 50 trabalhos científicos sobre governança, foi agraciado com dezenas de prêmios, incluindo o prêmio “Personalidade do Ano”, em 2018, concedido pela Associação Brasileira de Treinamento do Paraná, prêmios IBGC nos anos de 2014, 2013, 2011, 2009 e 2003, e Revelação em Finanças do IBEF 2006. É fluente em inglês e espanhol, nativo em português e proficiente em italiano e francês.

Eder Carvalhaes da Costa e Silva

Especialista em Previdência, Pesquisador e Conselheiro Independente

Eder Carvalhaes da Costa e Silva

Especialista em Previdência, Pesquisador e Conselheiro Independente

Começou a vida profissional na empresa de consultoria atuarial MW Montigny Woerner Ltda. e ocupou posições de direção e alta gerência em empresas nacionais e multinacionais. Foi diretor comercial do Fundo Multipatrocinado do Banco CCF – Credit Commercial de France, vice-presidente do Fundo de Pensão da Telefônica (Vivo), CEO do Fundo de Pensão da TRW do Brasil, conselheiro independente do Fundo de Pensão da EDP Brasil e conselheiro deliberativo no Mercerprev – Fundo Multipatrocinado. Desde os anos 80, interagiu com mais de 150 conselhos deliberativos de fundos de pensão patrocinados por empresas dos EUA, Europa e Ásia. Essa experiência foi partilhada com o segmento por meio de seu livro “Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão”, da Editora PoloBooks, lançado em abril de 2020. Fluente em inglês, português e com espanhol básico, possui experiência internacional tendo morado no exterior e participado de diversos projetos globais na área de RH. Graduado em Ciências Atuariais pela UFRJ, possui mestrado profissional em Administração pela FGV e pós-graduação em Propaganda & Marketing pela ESPM-RJ. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), conselheiro independente formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro nº 641 do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), do qual foi diretor eleito por dois mandatos consecutivos. Ao longo da última década tem escrito regularmente em seu blog e nas mídias sociais sobre os impactos na previdência social e nos seguros, decorrentes dos avanços da neurociência, economia comportamental e de novas tecnologias como blockchain, Cryptoativos e Inteligência Artificial. Mais recentemente vem pesquisando os impactos das AgeTechs, WealthTechs e das inovações tecnológicas na chamada Indústria Mundial da Longevidade.

Rachel Maia

Conselheira Administrativa da Vale, do Banco do Brasil, CVC e Grupo Soma e Conselheira Consultiva do UNICEF Brasil

Rachel Maia

Conselheira Administrativa da Vale, do Banco do Brasil, CVC e Grupo Soma e Conselheira Consultiva do UNICEF Brasil

Executiva com mais de 28 anos de experiência profissional nos segmentos de Consumidores e Farmacêutica. Profunda experiência em Finanças, Estratégia de Expansão, Varejo e Marketing (especialista em Conscientização da Marca). Rachel Maia foi ex-CEO & CFO da multinacional Cia’s Seven Eleven, Farmácia Novartis, Tiffany & Co Joalheria, Pandora, responsável pela expansão de 2 para 100 pontos de venda e com canal de vendas. Foi CEO da Lacoste Brasil, com a principal responsabilidade de expandir a marca em inspiração, DESEABILIDADE. Atualmente é CEO na RM Consulting Cosumer Goods, empresa especializada em Palestras, Consultoria em mercado de Luxo, Experiência do Consumidor, Expansão e Liderança. Rachel, também neste momento, passa a contribuir com sua experiência integrando Conselhos Administrativos. Ganhou 5 anos diferentes como GREAT PLACE TO WORK Líder de TRABALHO. Ano passado ganhou o prêmio da Revista Exame “Líder do ano 2020”. Lançou o livro “Meu caminho até a cadeira número 1”; neste livro Rachel conta como construiu uma carreira bem-sucedida em importantes empresas Globais, além de compartilhar com os leitores a sua trajetória de vida, formação e convicções sobre o mercado de trabalho, diversidade e autoconfiança. Atualmente está se dedicando aos trabalhos midiáticos como fundadora do Projeto CAPACITA-ME e presidente do Conselho Consultivo do UNICEF Brasil. É colunista da Forbes Brasil / Claudia Revistas / Revista RAÇA e XP Investimento. Ministra palestras nos segmentos de Consumidores, Trajetória de Sucesso, Mercado de Luxo, Liderança e Empoderamento Feminino e Mundo Digital. Integra projetos de Mulheres de Poder. Rachel é formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Finanças pela USP (Universidade de São Paulo), FGV (CEO – Chief Executive Officer) UVIC-C e Harvard Business School e oss. Mãe da Sarah Maria (9 anos) e Pedro Antônio (1 ano), sua atividade favorita, junto com Sarah Maria, “mimam” Pedro Antônio.

21OUT

16h15

16h30

INTERVALO

INTERVALO

21OUT

16h30

18h15

auditório az quest 1

PLENÁRIA 5

PLENÁRIA 5

UM OLHAR ALÉM DE NÓS: EXPERIÊNCIA DE GESTORES INTERNACIONAIS

21OUT

18h15

19h00

auditório az quest 1

INSIGHT SESSION 5

INSIGHT SESSION 5

NÃO MAIS B2B OU B2C: H2H – DE HUMANOS PARA HUMANOS

Palestrante

Bryan Kramer

Estrategista de Negócios no Vale do Silício, deu início ao movimento global H2H

Bryan Kramer

Estrategista de Negócios no Vale do Silício, deu início ao movimento global H2H

É um renomado estrategista de negócios, palestrante global, líder executivo e coach, autor de best-sellers e colaborador da Forbes. Como ex-presidente e co-proprietário da PureMatter, uma agência de marketing global do Vale do Silício desde 2001, ele deu início ao movimento global Human-to-Human H2H, que se propôs a humanizar os negócios por meio de comunicação mais simples, empática e celebrando nossas imperfeições. Sua palestra no TED sobre o assunto em 2014 apresentou um TED “inédito – permitindo que dispositivos móveis durante o evento compartilhassem a experiência para ilustrar sua crença. Bryan já falou mais de 200 vezes em todo o mundo, incluindo Mastercard, Loreal, Nasa, GoDaddy, Harvard, Charles Schwab, SXSW, International Culinary Institute, Verizon e Hawaii Lodging & Tourism.

22OUT

09h00

12h45

Auditório AZ Quest 1

Palestras Técnicas

Palestras Técnicas

22OUT

09h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 9

PALESTRA 9

CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NAS DECISÕES PREVIDENCIÁRIAS

Palestrante

Luciane Fagundes

Especialista da UniAbrapp

22OUT

10h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 10

PALESTRA 10

O PAPEL DOS CONSELHOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EFPC

Palestrante

Edson Dacal

Especialista da UniAbrapp

Edson Dacal

Especialista da UniAbrapp

Estudou Engenharia de Produção na Politécnica – USP, atendeu a vários cursos suplementares nas áreas de TI, Gestão, Marketing e Franchising. Acumula mais de 40 anos de experiência profissional com ênfase no mundo digital, e desenvolveu projetos para mais de 100 empresas entre as 500 maiores do Brasil. Percursor do conceito de Governança Digital no Brasil, atua fortemente como mentor e consultor de negócios para Startups, tendo apoiado mais de 50 empreendedores em suas jornadas de aceleração e operação. Exerceu intensa atividade jornalística para veículos como Folha de São Paulo, Exame Informática, TV Gazeta e Rádio Trianon, é docente em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em Marketing e Negócios Digitais e mantém sua empresa de consultoria em projetos digitais há mais de 25 anos.

22OUT

11h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 11

PALESTRA 11

GESTÃO ATUARIAL, O QUE OS CONSELHEIROS PRECISAM SABER?

Palestrante

Ivan Sant’Ana Ernandes

Especialista da UniAbrapp

Ivan Sant’Ana Ernandes

Especialista da UniAbrapp

Consultor, professor e conferencista. Atuário (MIBA 506) e Estatístico pela UFRJ; pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela PUCMINAS; “notório saber” reconhecido por instituições públicas nacionais; certificado pelo ICSS e pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA); diretor da ATEST – Consultoria Atuarial (CIBA 88), empresa com atuação nacional e presença internacional; professor em cursos de graduação e de pós-graduação em ciências atuariais no Brasil (PUCMINAS, UFMG, UFV, UFRJ e FIPECAFI-USP) e no exterior (Universidade de Lisboa, em Portugal, e Universidade Agostinho Neto, em Angola). Coautor do livro Atuária para Não Atuários. Diretor do IBA, reeleito para o biênio 2021-2022.

22OUT

12h30

ESPAÇO UNIABRAPP

PALESTRA 12

PALESTRA 12

APRENDENDO COM O PADRÃO DISNEY DE EXCELÊNCIA

Palestrante

Marisa Bravi

Especialista da UniAbrapp

Marisa Bravi

Especialista da UniAbrapp

Pós-graduada em Comunicação e Mercado. É formada em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas e Gestão Mercadológica. Integrou a Missão Técnica Internacional “Os Segredos da Excelência em Serviços”, junto ao Disney Institute, na Flórida, EUA. Diretora executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial, é professora, consultora, cerimonialista e mestre de cerimônias em eventos corporativos. É secretária executiva das Comissões Técnicas de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp e integra o Grupo de Especialistas da UniAbrapp, onde é responsável pelas Trilhas de Conhecimento nas áreas de Comunicação e Relacionamento. Há mais de 38 anos no segmento de previdência complementar, atua como palestrante nas áreas de comunicação, relacionamento, cultura organizacional e motivação.

22OUT

14h00

15h45

auditório az quest 1

PLENÁRIA 6

PLENÁRIA 6

AFINAL, O QUE QUEREMOS SER?

Palestrantes

Jorge Nasser

Presidente da Fenaprevi

Jorge Nasser

Presidente da Fenaprevi

Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), possui especialização em Administração pela Universidade da Pensilvânia (The Wharton School) e pelo Programa de Gestão Avançada do Bradesco, associado à Fundação Dom Cabral. Integra a Organização Bradesco há 37 anos, onde foi diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros e do Banco Bradesco e, atualmente, exerce os cargos de diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, além de diretor-geral da Bradesco Seguros e presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

Lucio Rodrigues Capelletto

Diretor-Superintendente da Previc

Lucio Rodrigues Capelletto

Diretor-Superintendente da Previc

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração pela UnB, graduado em Ciências Contábeis e em Administração. Analista do Banco Central do Brasil (BCB) desde 1992, exerceu as chefias do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional (Desig) e do Departamento de Supervisão de Bancos (Desup). Foi secretário do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e consultor da Diretoria Colegiada do BCB. Na Previc desde 2017, exerceu anteriormente a função de coordenador-geral de Inteligência e Gestão de Riscos.

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Atual diretor-presidente da Abrapp e diretor-superintendente da MAG Fundo de Pensão, certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Foi diretor-presidente da OABPrev-SP, diretor jurídico da Abrapp, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP. Vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) e membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Paulo Fontoura Valle

Subsecretário de Previdência Complementar

Paulo Fontoura Valle

Subsecretário de Previdência Complementar

Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente exercendo o cargo de subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência. Exerceu o cargo de presidente da Brasilprev de dezembro/2015 a março/2018, empresa especializada em previdência privada. Foi subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional de 2006 a 2015, tendo sido responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores nacionais, estrangeiros e agências de rating. Também exerceu o cargo de coordenador-geral de Operações da Dívida Pública de 1999 a 2006. Atuou como vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) entre janeiro/2016 a março/2018, e foi membro dos Conselhos de Administração da Brasilprev (2007 a 2009) e da Caixa Econômica Federal (2006 a 2012). Foi membro dos Conselhos Fiscais do BNDES (2011 a 2015), BR Distribuidora (2012 a 2015) e Vale do Rio Doce (2013 a 2015). MBA em Finanças pelo Ibmec em 1996 e Especialização em Economia na George Washington University – Washington em 1998.

22OUT

15h45

16h00

INTERVALO

INTERVALO

22OUT

16h00

17h15

auditório az quest 1

PLENÁRIA 7

PLENÁRIA 7

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PREVIDÊNCIA

Palestrantes

Eduardo Guardia

Sócio do BTG Pactual e CEO do BTG Pactual Asset Management

Eduardo Guardia

Sócio do BTG Pactual e CEO do BTG Pactual Asset Management

É sócio do BTG Pactual e CEO do BTG Pactual Asset Management. Antes de ingressar no BTG Pactual em julho de 2019, Guardia ocupou diversos cargos no governo e no setor privado. No setor público, foi Ministro da Fazenda, Secretário de Fazenda do estado de São Paulo e Secretário do Tesouro Nacional. No setor privado, ocupou o cargo de Diretor Executivo da BM&F Bovespa (hoje B3), Sócio Executivo da Pragma Gestão de Patrimônio e Chief Financial Officer e Diretor de Relações com Investidores da GP Investments. Atuou também como membro do Conselho de diversas companhias brasileiras como a Vale, DrogaRaia, COSIPA, CESP, CTEEP, SABESP e como Chairman do Banco do Brasil e Banco Nossa Caixa. Foi professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui doutorado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

José Roberto Rodrigues Afonso

Economista e autor do estudo base LPPP

José Roberto Rodrigues Afonso

Economista e autor do estudo base LPPP

Economista, professor do IDP e pesquisador do CAPP/ULisboa e GV Europa. É fundador da Finance Consultoria, ex-superintendente do BNDES. Pós-doutorado em Administração Pública, doutor e mestre em Economia. Consultor independente, especializado em Finanças Públicas.

Marcelo Ramos

Vice-Presidente da Câmara dos Deputados

Marcelo Ramos

Vice-Presidente da Câmara dos Deputados

É formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Processual e aluno de MBA em Gestão Governamental, da Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua vida política ainda como estudante secundarista, ocupando a presidência do grêmio estudantil e, mais tarde, a presidência do Centro Acadêmico de Direito da Ufam. Foi Subsecretário Municipal de Esportes de Manaus e, depois, Chefe de Gabinete do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Esporte. Assumiu o mandato de vereador na Câmara Municipal de Manaus, tornando-se também presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Foi presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU). Ao reassumir o cargo de vereador, conseguiu ser reeleito em 2008. Em outubro de 2010, pela primeira vez foi eleito Deputado Estadual com quase 19 mil votos. Na Assembleia Legislativa, atuou como presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Em 2014, concorreu pela primeira vez ao Governo do Estado do Amazonas, sendo o terceiro candidato mais votado com 179.758 votos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de Manaus, ficando em segundo lugar com mais de 457 mil votos. Foi eleito deputado federal pelo Amazonas em 2018, com mais de 106 mil votos. Atualmente, é presidente municipal do Partido Liberal (PL) em Manaus, e deputado federal. Na Câmara Federal, foi eleito primeiro vice-presidente da Casa e também é o primeiro vice-líder do PL. Casado com Juliana Ramos, pai de Gabriel, 22, Maria Carolina (in memorian), Marcelinha, 6, e José Humberto, 3, é professor universitário, escritor e atleta de maratona.

22OUT

17h15

18h00

auditório az quest 1

MASTERCLASS FINAL

MASTERCLASS FINAL

Palestrante

Raj Sisodia

Cofundador do Movimento Capitalismo Consciente, reconhecido como um dos maiores líderes pensadores em negócios confiáveis

Raj Sisodia

Cofundador do Movimento Capitalismo Consciente, reconhecido como um dos maiores líderes pensadores em negócios confiáveis

É FW Olin Distinguished Professor of Global Business e Whole Foods Market Research Scholar in Conscious Capitalism no Babson College, cofundador e copresidente do Conscious Capitalism Inc. Possui PhD em Negócios pela Columbia University. Raj é coautor do best-seller “Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business” (2013), do New York Times, e do best-seller do Wall Street Journal Everybody Matters (2015). Foi nomeado um dos “Dez melhores Pioneiros de 2010” pela Good Business International e um dos “100 melhores líderes em comportamento empresarial confiável” pela Trust Across America em 2010 e 2011. Recebeu um doutorado honorário da Johnson & Wales University em 2016.

Publicou quinze livros, incluindo “Firms of Endearment: How World Class Companies Lucy from Passion and Purpose”, que foi nomeado um dos principais livros de negócios de 2007 pela Amazon.com. Seus livros mais recentes são “The Healing Organization: Awakening the Conscience of Business to Help Save the World” e “The Global Rule of Three: Competing with Conscious Strategy”. Prestou consultoria a várias empresas, incluindo AT&T, Verizon, LG, DPDHL, POSCO, Kraft Foods, Whole Foods Market, Tata, Siemens, Sprint, Volvo, IBM, Walmart, McDonalds e Southern California Edison. É membro do Conselho de Administração da The Container Store e administrador da Conscious Capitalism Inc.

22OUT

18h00

auditório az quest 1

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO

Palestrante

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Atual diretor-presidente da Abrapp e diretor-superintendente da MAG Fundo de Pensão, certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Foi diretor-presidente da OABPrev-SP, diretor jurídico da Abrapp, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP. Vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) e membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.