Notícias 2025
46º CBPP: Prêmio Nacional de Seguridade Social é concedido para grupo de parlamentares
22/10/2025
A tradicional entrega do Prêmio Nacional de Seguridade Social foi realizada em solenidade nesta quarta-feira (22/10) no primeiro dia do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), logo após a abertura oficial do evento. Nesta 28º edição, o prêmio foi concedido para um grupo de seis parlamentares que tem atuado para o fortalecimento e fomento do sistema de Previdência Complementar Fechada nos últimos anos, especialmente nas discussões e tramitação da Reforma Tributária. Os premiados foram os seguintes: Tadeu Veneri (foto), Capitão Alberto Neto, Luiz Carlos Hauly, Pompeu de Matos, Érika Kokay e Reginaldo Lopes.
Cada um dos contemplados recebeu um troféu e um diploma das mãos de um patrono e, em seguida, realizou um pronunciamento. O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, começou com as homenagens ao entregar o prêmio para Tadeu Veneri, que é o Presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das EFPC. O deputado disse que “a vida nos pede coragem”, pois há milhões de brasileiros que não sabem o que será do futuro depois de deixar a vida laboral. Ele defendeu as iniciativas de educação para fortalecer a poupança e a importância da cobertura da previdência complementar para chegar a milhões de pessoas que não contam com nenhum tipo de cobertura social e previdenciária. E citou o projeto da Abrapp de oferecer cobertura de planos para os entregadores de aplicativos.
O Deputado Alberto Neto recebeu a homenagem das mãos de Márcio de Souza, Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp. “A conta [da Previdência] não está fechando e precisamos de coragem para mudar o modelo”, disse o parlamentar. E disse que o modelo mais adequado é o da capitalização.
O terceiro premiado foi Luiz Carlos Hauly que recebeu o troféu e diploma de Carlos Alberto Pereira, Diretor-Presidente do Sindapp. Ele destacou a importância da atuação dos parlamentares ao lado da Abrapp e das entidades representativas do sistema durante a Reforma Tributária aprovada no Congresso Nacional. Falou do problema da baixa poupança previdenciária e criticou as altas taxas de juros, que levam à concentração dos ativos em títulos públicos. Ele sustenta que os recursos devem voltar a ser investidos na economia real com a redução dos juros.
Em seguida, o Presidente do ICSS, Henrique Jäger, entregou a premiação para Pompeu de Mattos. “Temos um propósito comum”, disse em relação aos fundos de pensão. E propôs a realização de um pacto de parceria e amizade para cuidar do sistema. “Precisamos juntar nossas forças, pois somos um grupo único”, comentou.
A deputada Érika Kokay foi homenageada pelo Diretor-Presidente da UniAbrapp, Jarbas Antonio de Biagi. Ela relacionou o tema do Congresso com o impacto humano e enfatizou o acolhimento às pessoas para romper a lógica de desumanização. “Em períodos tão traumáticos na história brasileira, temos de priorizar o cuidado”, disse. E destacou que Abrapp e os fundos de pensão têm essa característica do cuidado em sua atuação para garantir o bem estar no futuro para milhões de pessoas.
O último homenageado foi o deputado Reginaldo Lopes, que não participou presencialmente, mas que enviou um vídeo de agradecimento exibido durante a solenidade. “Reafirmo minha parceria, solidariedade e amizade [com a Abrapp e o sistema]. Gostaria de parabenizar pela realização do evento”, disse. Ele agradeceu à Associação pela atuação em defesa do direito sagrado à aposentadoria e à proteção social. E também agradeceu pela atuação no Congresso Nacional, especialmente durante a Reforma Tributária.

