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45º CBPP: Pesquisa Salarial e Selo de Engajamento são iniciativas da Abrapp que geram valor para as associadas

17/10/2024

A combinação de duas importantes iniciativas da Abrapp, a Pesquisa Salarial e o Selo de Engajamento, foram temas no início da manhã de hoje, segundo dia do 45º CBPP, de apresentação que deixou mais uma vez provada a importância de ambas.

 De um  lado, Simone Castelão, Coordenadora do Comitê Nacional de Gestão de Pessoas e Gerente Administrativa da Fundação Eletros, atuando como moderadora da palestra técnica, lembrou que “ cuidar da remuneração é fundamental, uma vez que não adianta ter a melhor técnica se falta investimento nas pessoas”. 

Já o expositor Giovani Buchelt, Fundador e CEO da Numera, empresa parceira da Abrapp nas iniciativas, mostrou com números que entidades que cuidam melhor do ambiente de trabalho só têm a ganhar com isso. A verdade é que as pesquisas da Abrapp apenas reforçam o que dizem os levantamentos internacionais, mostrou Buchelt. 

Resumindo, fica ainda mais claro que a combinação de política salarial e adoção de ações de engajamento podem de fato fortalecer a cultura organizacional e impulsionar os resultados, sendo que nisso tudo a Associação tem o imenso mérito de com isso fornecer medidas para estudos que lidam em geral com a carência de métricas. E faz isso sem onerar as associadas.

 Ambiente de pertencimento – As EFPCs que estão entre as 25 que mais engajam os seus colaboradores, informou Buchelt, estão 13% acima das demais nesse quesito, em matéria de conseguirem criar um ambiente reconhecido por seus funcionários como de “pertencimento”. O mesmo grupo de entidades está 22% acima das demais EFPCs no fornecimento de ferramentas aos seus colaboradores, na manifestação de preocupação com o bem estar e progressão do funcionário.

Nessas 25 entidades fechadas que se diferenciam por cuidarem melhor de seus recursos humanos o que se observa são lideranças que fornecem habitualmente feedbacks, geram  confiança, promovem valores e práticas justas e fornecem suporte para para que colaboradores se desenvolvam.

Fazendo isso, as Top 25 promovem um estado mental positivo de investimento de energia e esforço laboral em atividades com as quais o colaborador, em primeiro lugar se identifica, e em função disso se realiza profissionalmente e sente prazer em executar.

Dessa forma a previdência complementar fechada repete o que as pesquisas detectam no ambiente corporativo.  Levantamentos recentes, apresentados por Buchelt, mostram que as empresas que se destacam por conseguir maior engajamento de seus funcionários são 23% mais lucrativas e 18% mais produtivas, além de nelas se observar  81% menos absenteísmo e turnover 43% menor.

Sobre o 45º CBPP – Realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso conta com uma rica programação, trazendo temas, palestras e provocações que visam despertar ideias inovadoras e ajudar a superar os desafios do mercado na atualidade.

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O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.