Palestrantes

  • Adolfo Sachsida

    Adolfo Sachsida

    Secretário de Política Econômica

    Possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. Realizou seu pós-doutorado com o professor Walter Enders na University of Alabama, e lecionou Economia na University of Texas – Pan American (Edinburg). A convite da JICA visitou o Japão para um intercâmbio com experts japoneses sobre modelagem macroeconômica. A convite da Friederich Naumann Institute visitou a Alemanha para participar de seminários sobre a liberdade econômica. Atualmente é secretário de Política Econômica, na Secretaria Especial de Fazenda, do Ministério da Economia. Também é professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Modelos Econométricos. Sua principal área de pesquisa refere-se ao uso de modelos econométricos para a resolução de questões econômicas. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo de acordo com Faria et al (2007) um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de Economia. Também é advogado com expertise em Direito Tributário. Atualmente está pesquisando sobre: 1) a qualidade da política fiscal e monetária no Brasil; 2) tributação e reforma tributária no Brasil; e 3) avaliação de políticas públicas. É o autor dos livros: “Fatores Determinantes da Riqueza de uma Nação”, “Considerações Econômicas, Sociais e Morais sobre a Tributação”, e “A Crise de 2007-09: Uma Explicação Liberal”.

  • Adriana de Carvalho Vieira

    Adriana de Carvalho Vieira

    Especialista UniAbrapp

    Advogada graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, membro do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, membro da Comissão de Previdência Complementar da OAB SP, representante indicada pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) no Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim). Especialista da UniAbrapp nas disciplinas Jurídica e Governança Corporativa, foi coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Governança da Abrapp. Profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

  • Alexandre Mathias

    Alexandre Mathias

    Diretor de Investimentos da Petros

    Diretor de Investimentos da Petros desde maio de 2019. Antes de ingressar na Petros, Alexandre foi Head Asset Allocation e ETFs da BRAM. Anteriormente, trabalhou por 15 anos no Itaú Unibanco AM como economista-chefe e diretor de Renda Fixa. É graduado em Administração Pública pela FGV-SP e em Economia pela FEA-USP e é mestre em Economia pela FGV.

  • Alexandre Paixão Silvério

    Alexandre Paixão Silvério

    CIO da AZ Quest

    Graduado em Engenharia de Produção pela PUC-RJ e MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec RJ. Cursou o Advanced Investment Management Program na London Business School e o Program for Leadership Development na Harvard Business School. Cogestor dos fundos de Ações da Fleming Graphus de 1995 a 1999, foi sócio e cogestor dos fundos de Ações e Long Short da Gap Asset Management, de 1999 a 2003.

  • Alexandre Sabanai

    Alexandre Sabanai

    Gestor dos Fundos de Ações da Perfin Asset

    Responsável pela gestão dos fundos de ações da Perfin Asset. Formado em Administração pela FGV, possui mais de 20 anos de atuação no segmento de renda variável em diferentes bancos, além de ser premiado como runner-up team pela Institutional Investor All-Brazil Research Team.

  • André Carvalhaes Ribeiro

    André Carvalhaes Ribeiro

    Sócio da Brasil Capital

    Sócio sênior, gestor da Brasil Capital perante à CVM e membro do Comitê de Investimentos. Anteriormente, foi sócio da Fama Investimentos, tendo exercido diversas funções como trading, análise de empresas e gestão de fundos. Antes de se unir à Fama Investimentos, foi trader e analista de empresas no Bradesco Templeton Asset Management e no UBS Paine Webber no escritório de São Francisco, EUA. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Finanças com honras pela UC Berkeley, Califórnia e especialização em Finanças pela FEA-USP.

  • André Simões

    André Simões

    Head – Investment Solutions da Vinci Partners

    Sócio da equipe de Soluções de Investimentos da Vinci Partners. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro na área de Gestão de Portfólios. Atuou na equipe de gestão de fundos Long & Short do Banco Modal entre 2007 e 2011. Anteriormente, participou da estratégia de renda variável dos fundos multimercados do Banco Liberal. É formado em Economia na UCAM e possui MBA em Finanças pela PUC-Rio.

  • Andrei Kiselev

    Andrei Kiselev

    Investment Manager da Aegon Asset Management

    É gestor de Renda Variável Global com a responsabilidade de executar a cogestão do Fundo de Ações Sustentáveis Globais da Aegon Asset Management. Juntou-se ao grupo em 2020, vindo do Border to Coast Investment Partnership, onde trabalhou como gerente senior de Pesquisa em ações globais. Anteriormente, trabalhou para Baillie Gifford como gerente de Investimentos Global e de Ações dos Estados Unidos. Possui mestrado em Economia pela Universidade de Edimburgo e tem 11 anos de experiência no mercado.

  • Antônio Carlos Bastos d´Almeida

    Antônio Carlos Bastos d´Almeida

    Especialista UniAbrapp

    Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA). Assessor de Riscos e ARGR da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz) e membro da Comissão de Governança e Riscos da Abrapp. Atuou como auditor independente e como Conselheiro Fiscal em companhia aberta. É profissional certificado pelo ICSS com Ênfase em Investimentos, pelo DRI International Institute, como Associate Business Continuity Professional, e pelo G31000, como Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000. É coautor do livro “Gestão Baseada em Riscos”.

  • Antonio Cássio dos Santos

    Antonio Cássio dos Santos

    Presidente e Chairman IRB Brasil RE

    Economista, MBA – Vanderbilt University – Tennessee, MBA pelo Ibmec – São Paulo. Especialista em negócios na Latin America pela Consortium, University of Florida e Vanderbilt University e MBA em Global Management pela IESE, Spain. Ex-CEO Southern Europe & Americas of Assicurazioni Generali S.p.A (2015-2020). Ex-chairman e CEO General Insurance da Zurich Latin América (2011-2015). Ex-chairman do Board e CEO da Mapfre Brasil e responáavel pela joint venture do Banco do Brasil e Mapfre Seguros, criando um líder em seguros no Brasil com um turnover de US$ 6,5 billions por ano (2000-2011). Ex-coordenador representando o setor de Seguros em Microsseguros no conselho multilateral administrado pelo Governo Brasileiro. Ex-vice presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) (no período entre os anos de 2004 a 2014). Ex-presidente da Federação Brasileira de Vida e Pensões (Fenaprevi) (2008 -2009). Atualmente é presidente e chairman do IRB Brasil RE.
    Fluente em Portugues, Inglês e Espanhol.

  • Antônio Fernando Gazzoni

    Antônio Fernando Gazzoni

    Especialista UniAbrapp

    Atuário e Administrador de Empresas, com especialização em Pension Funds and Money Management e Investimentos Alternativos pela The Wharton School, USA, e em Corporate Governance for Institucional Investors, pela Graduate School of Business da University of Chicago, USA. Diretor institucional da Mercer Brasil, antes presidiu a Gama Consultores Associados, da qual era o sócio-fundador. É, também, diretor-superintendente da Entidade MercerPrev. Trabalhou na Secretaria de Previdência Complementar (atual Previc) como responsável pelas áreas Atuarial, de Sistemas de Informação e Econômico-Financeira. Professor de cursos de pós-graduação na área de Previdência Complementar da FGV/BSB, ICAT/UNIDF, Udesc/SC, FIA/USP, Ibmec e da UniAbrapp. É perito judicial, membro do IBA e do Conselho Federal de Administração e árbitro da CMCA/Previc. Profissional certificado pelo ICSS. Escolhido como o melhor Consultor Atuarial nos anos de 2007, 2008, 2016 e 2017 pela revista “Investidor Institucional”. Prêmio Colaborador Técnico Atuarial da Ancep, homenageado com a Comenda José Dias Pereira, conferida pela Ancep e condecorado com o Prêmio Nacional de Seguridade Social/Abrapp, 19ª Edição – 2014. É membro titular do CNPC, representante das patrocinadoras e instituidoras.

  • Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

    Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

    Especialista UniAbrapp

    Advogada formada pela Universidade de São Paulo, sócia-fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, coordenadora da Comissão de Ética do Sistema Abrapp/Sindapp, consultora de entidades fechadas de previdência complementar e membro do Conselho Deliberativo da Oabprev São Paulo, árbitro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem-CMCA/Previc e da Cames Brasil – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada, sócia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), instrutora de cursos da UniAbrapp, colaboradora do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM) e membro efetivo da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP.

  • Arlete de Araújo Silva Nese

    Arlete de Araújo Silva Nese

    Especialista UniAbrapp

    Doutora pela FEA USP e mestre pelo Insper em Administração. Pós-graduada em Contabilidade e Finanças pela FGV EAESP, MBA executivo em Finanças pelo Insper com extensão internacional pela UCI, EUA. É sócia da ON Valor Consultoria, com atuação nas áreas de Governança e Consultoria de Investimentos, sendo autorizada pela CVM. Atuou na gestão de investimentos do fundo de pensão Banesprev e, previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL, entre outros. Autora de artigos sobre Governança e Fomento da Previdência Complementar, com prêmio de melhor trabalho em seminário da FEA USP e menção honrosa em concurso promovido pela Previc, Anfip e Abrapp, é coautora do livro “Fundamentos da Previdência Complementar: da administração à gestão de investimentos” e cocriadora da Longevità Previdência, a plataforma de acesso gratuito à educação previdenciária e a simuladores de renda complementar.

  • Aroldo Medeiros

    Aroldo Medeiros

    Diretor Comercial e de Produtos da BB DTVM

    Funcionário do BB desde 1984. Graduação em Economia (UERJ) com pós-graduação em Administração (Ibmec) e Mercado de Capitais (FGV). Pós-graduação em Organisational Leadership (University of Oxford – Said Business School). Cadastro na CVM na Categoria Gestor de Carteira. Foi diretor Financeiro e de Previdência do Economus. Atuou como gerente geral da agência BB Londres. Foi diretor de Gestão de Recursos de Terceiros do Banco Nossa Caixa. Exerceu os cargos de gerente executivo da BB DTVM nas Gerências de Serviços Fiduciários, Gestão de Fundos de Renda Fixa, Back-Office de Fundos de Investimento e Gestão de Fundos de Investimento de Varejo.

  • Berkeley Revenaugh

    Berkeley Revenaugh

    Senior Client Portfolio Manager da Franklin Templeton Investment Solutions

    É Senior Client Portfolio Manager da Franklin Templeton Multi-Asset Solutions (FTMAS). Sua principal responsabilidade neste cargo é a gestão do Multi-Asset Solutions para clientes institucionais nas Américas. Antes de ingressar na Franklin Templeton, passou 11 anos na Windward Investment Management, que passou a se chamar Windhaven Investment Management após ser adquirida pela Charles Schwab, onde foi estrategista e membro do comitê de Investimentos, estruturando portfólios de alocação global com ETF que incluíam alocações táticas e estratégicas combinando ferramentas quantitativas e qualitativas. Antes de trabalhar na Windward / Windhaven, trabalhou na Fairview Capital como sócia e portfolio manager e na Trainer, Wortham como portfolio manager e analista de reasearch. Iniciou sua carreira no banco de investimento Morgan Stanley. É graduada pela Yale University em 1992.

  • Bernardo Rezende ‘Bernardinho'

    Bernardo Rezende ‘Bernardinho'

    Ex-Jogador e Treinador de Vôlei, Economista, Empresário e Professor de Empreendedorismo na PUC

    Como treinador, Bernardinho é um dos maiores campeões da história do voleibol, acumulando mais de trinta títulos importantes em 22 anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Entre 2001 e 2017, foi o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, tendo conquistado dois ouros olímpicos (2004 e 2016), três Campeonatos Mundiais, duas Copas do Mundo, três Copas dos Campeões e oito Ligas Mundiais. Conjuntamente à sua passagem pela Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, Bernardinho conquistou seis medalhas olímpicas consecutivas (de 1996 em Atlanta a 2016 no Rio de Janeiro): dois bronzes, duas pratas e dois ouros. Atualmente, como empresário, possui diversos empreendimentos de sucesso, incluindo a maior rede de academias da América Latina, bem como projetos sociais como o Instituto Compartilhar, que visa desenvolver jovens de comunidades carentes por meio do esporte, além da Escola de Vôlei Bernardinho – que incentiva a prática do voleibol infantil com valores fundamentais para a formação de um cidadão.

  • Bruno Bianco Leal

    Bruno Bianco Leal

    Secretário Especial de Previdência e Trabalho

    Graduado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Ex-procurador da Fazenda Nacional. Atualmente é procurador federal – PGF/Advocacia-Geral da União; ex-procurador-chefe da Procuradoria Seccional da PFE/INSS em Marília/SP; ex-procurador regional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (PFE-INSS); ex-coordenador-geral de Matéria de Benefícios da PFE-INSS/Brasília, atuando, principalmente, com as disciplinas do Direito Previdenciário e Direito Administrativo. Membro do Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Não Judicialização (ENAJUD) do Ministério da Justiça, representante do Ministério da Previdência Social. Assessor Especial da Casa Civil, Presidência da República, atuando na Reforma da Previdência. Na área acadêmica, é mestre em Direito pela Universidade de Marília (Unimar), especialista em Direito Público com capacitação para o ensino no magistério superior e pós-graduado em Direito Processual Civil pelas Escolas da Advocacia-Geral da União e Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. Professor em cursos de pós-graduação e autor de livros jurídicos. Membro do Conselho Editorial da Editora Poiesis – Marília/NY.

  • Carlos Massaru Takahashi

    Carlos Massaru Takahashi

    Presidente da BlackRock Brasil

    CEO no Brasil da BlackRock desde marco de 2019 e diretor da Anbima. Anteriormente, foi consultor sênior da BlackRock, presidente da BBDTVM (Gestora de Fundos do Banco do Brasil), vice-presidente da Anbima, presidente da Brain – Brasil Investimentos e Negócios. Também atuou como membro do Conselho de Administração das empresas Taesa, Neoenergia, Banco Votorantim e Hapvida.

  • Carolina Rocha

    Carolina Rocha

    COO da Perfin Asset

    É COO da Perfin e sócia responsável pela área Comercial da Asset e Business Development, tendo ingressado em outubro de 2017. Foi sócia da Direcional onde iniciou sua carreira sendo analista macro e, posteriormente, analista de ações. Depois disso, foi sócia integrante do time de Renda Variável da Quest Investimentos de 2007 a 2011, como analista de ações, cobriu diversos setores. De 2011 a 2017, foi sócia da Apex Capital, primeiramente integrante do time de gestão como analista de ações, onde cobriu majoritariamente os setores ligados à economia doméstica. Por fim, nos últimos três anos, integrou o time Comercial da Asset. É formada em Economia pela PUC-Rio, com MBA Executivo em Finanças.

  • Charles Prideaux

    Charles Prideaux

    Global Head of Investment da Schroders

    Foi nomeado head global de Investimentos em 2019. Anteriormente, ele foi head global de Produtos e Solutions na Schroders, responsável pela prestação de consultoria estratégica, customização de mandatos sob medida e gerenciamento de risco para investidores institucionais e intermediários em todo o mundo. Ingressou na Schroders em 2017 e está baseado em Londres. Foi também head de Gestão Ativa de Investimentos Europeus na BlackRock de 1988 a 2017, o que envolveu trabalhar para BlackRock e suas empresas anteriores a partir de setembro de 1988, atuando em várias funções, incluindo head de Negócios de Clientes Institucionais par Europa, Oriente Médio e África e, mais recentemente, como head da Plataforma de Gestão Ativa de Investimentos Europeus. Possui formação em Administração de Empresas e em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge.

  • Christino Áureo

    Christino Áureo

    Deputado Federal

    Está em seu primeiro mandato de Deputado Federal, pelo Progressistas do Estado do Rio de Janeiro, após 3 mandatos consecutivos de Deputado Estadual, com forte atuação voltada para o Desenvolvimento Econômico. Oriundo do quadro de Administradores do Banco do Brasil, com sólida formação acadêmica, obtida em universidades como UFRJ, Federal de Lavras, Federal Fluminense (inclusive como pesquisador). Exerceu, ao longo de duas décadas, cargos na Administração Pública Municipal e Estadual, tendo sido secretário de Estado em diferentes áreas: Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Casa Civil. Em cada uma delas, estabeleceu conexões importantes com a pauta relativa ao segmento de Óleo & Gás, mas também com as energias renováveis. Na Agricultura, foi o formulador do Programa Rio Agroenergia e do Rio Rural (com o Banco Mundial), com foco na sustentabilidade. No Desenvolvimento Econômico, foi o principal responsável pela defesa de uma legislação que desonerasse o investimento na cadeia do Petróleo, especialmente no Repetro estadual, a despeito das pressões em sentido contrário. Foi o idealizador, na Casa Civil, do Fundo de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), que, a partir dos royalties, está aportando, por ano, mais de R$ 300 milhões na Segurança Pública e na Assistência Social e Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Presidiu empresas de economia mista, além de ser um dos fundadores da AgeRio (da qual foi membro e presidente do Conselho). Na iniciativa privada, atuou na gestão e presidiu conselhos de administração de empresas de capital aberto listadas em Bolsa. Defensor aguerrido da geração de oportunidades de trabalho, preside a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (Freper), visualizando, neste segmento, um dos principais motores para a retomada da economia brasileira. É, ainda, membro titular da Comissão de Minas e Energia (preside a subcomissão de óleo e gás), também compõe a Comissão de Agricultura, Comissão de Finanças e Tributação, Comissão especial das PPPs, dos Repasses a Estados e Municípios, membro titular da Comissão da Reforma Tributária e outras.

  • Cristiano Verardo

    Cristiano Verardo

    Diretor de Comunicação, Relacionamento e Seguridade da Vexty

    Profissional de Marketing. Líder de Comunicação, Relacionamento e Seguridade na Vexty. Aluno da 1ª turma do MBA UniAbrapp/FIA.

  • Daniel Castro

    Daniel Castro

    Portfolio Manager da Santander Asset Management

    Gestor de Alocação de Fundos, ingressou na SAM em 2019, atuando anteriormente no BNP Paribas Asset, Itaú BBA, MAPS e Fator Corretora. É graduado em Economia pela USP e mestre em Economia também pela USP.

  • Daniel Celano

    Daniel Celano

    Country Head Schroders Brasil

    Ingressou na Schroders Brasil em 2008 como Chief Operating Officer (COO), passando a integrar a Diretoria Estatutária em 2009. Em 2014 tornou-se diretor-presidente, sendo responsável perante a CVM pela atividade de Gestão de Recursos de Terceiros. Atuou como gerente de Crédito e Produtos para o varejo, como head de Produtos e gerente Financeiro no Banco BVA até 2005, quando passou a fazer parte da Icatu-Hartford Seguros como gerente de Investimentos, sendo responsável pela Controladoria de Investimentos, Tesouraria e Supervisão de Assets Independentes. Tem formação em Administração de Empresas pela UFRJ e MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. Competitive Decision Making – Harvard Business School e Chartered Financial Analyst® (CFA).

  • Dmitry Kaminskiy

    Dmitry Kaminskiy

    Cofundador e Sócio-Gerente do Deep Knowledge Group

    Empresário inovador e investidor ativo nas áreas de Longevidade, Medicina de Precisão e Inteligência Artificial. Ele é cofundador e sócio-gerente da Deep Knowledge Ventures, um fundo de investimento líder com foco em DeepTech, conhecido por seu uso de sistemas analíticos sofisticados para identificação de alvos de investimento e due diligence. Ele é um palestrante frequente sobre IA e longevidade, incluindo eventos organizados em Londres por The Economist “Aging Societies and The Business of Longevity”, Financial Times “Smart Machines vs Smart People”, Financial Times “Global Pharmaceutical and Biotechnology Conference”, “Conferência Mundial de Medicina de Precisão”no Vale do Silício, bem como outros nas Universidades de Oxford e Cambridge. Está ativamente envolvido no trabalho do grupo de iniciativa e foi fundamental na fase inicial do lançamento do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos para a Longevidade no Parlamento do Reino Unido. Atualmente atua como codiretor do secretariado, supervisionando a divisão de desenvolvimento de cooperação internacional da Longevidade da APPG. Está supervisionando, também, todas as atividades do APPG relacionadas ao desenvolvimento de Centros de Inteligência Artificial para Medicina Preventiva no Reino Unido. Deep Knowledge Ventures Investment Fund e sua subsidiária analítica Deep Knowledge Analytics são particularmente ativos no setor de IA para descoberta de drogas, começando com seu investimento inicial de 2014 na líder da indústria Insilico Medicine, enquanto a Divisão Pharma de Deep Knowledge Analytics se tornou a líder incomparável de deep análise quantitativa da IA para o setor de descoberta de medicamentos.

  • Edécio Ribeiro Brasil

    Edécio Ribeiro Brasil

    Diretor-Superintendente da Valia

    Administrador, com MBA executivo pela COPPEAD/UFRJ e diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior, em universidades como a Harvard Business School, MIT, IMD, Wharton School, entre outras. Com mais de vinte anos de experiência em RH, atuou em todos os processos dessa área, em diversas regiões e em diferentes países. Foi diretor de Seguridade da Valia (fundo de pensão), presidente da PASA SC (plano de saúde) e diretor global de RH. Retornou à Valia em 2018 como diretor-superintendente, cargo que ocupa até o momento.

  • Eder Carvalhaes da Costa e Silva

    Eder Carvalhaes da Costa e Silva

    Especialista UniAbrapp

    Graduado em Ciências Atuariais pela UFRJ, possui mestrado profissional em Administração pela FGV e pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. É certificado pelo ICSS, conselheiro independente formado pelo IBGC e membro nº 641 do IBA, onde também atuou como diretor. Foi diretor comercial do Fundo Multipatrocinado do Banco CCF – Credit Commercial de France, vice-presidente do Fundo de Pensão da Telefônica-Vivo, CEO do Fundo de Pensão da TRW do Brasil, conselheiro independente do Fundo de Pensão da EDP Brasil e conselheiro deliberativo no Mercerprev – Fundo Multipatrocinado. Possui experiência com mais de 150 conselhos deliberativos de fundos de pensão patrocinados por empresas dos EUA, Europa e Ásia.

  • Edson Dacal

    Edson Dacal

    Especialista UniAbrapp

    Graduado em Engenharia de Produção na Politécnica – USP, atendeu a vários cursos suplementares nas áreas de TI, Gestão, Marketing e Franchising. Acumula mais de 40 anos de experiência profissional com ênfase no mundo digital, e desenvolveu projetos para mais de 100 empresas entre as 500 maiores do Brasil. Precursor do conceito de Governança Digital no Brasil, atua fortemente como mentor e consultor de negócios para Startups, tendo apoiado mais de 30 empreendedores em suas jornadas de aceleração e operação. Exerceu intensa atividade jornalística para veículos como Folha de São Paulo, Exame Informática, TV Gazeta e Rádio Trianon, é docente em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em Marketing e Negócios Digitais. Mantém sua empresa de consultoria em projetos digitais há mais de 25 anos.

  • Edson Fonseca

    Edson Fonseca

    Diretor de Desenvolvimento de Negócios Digitais da Sinqia

    Administrador de Empresas com mestrado em Gestão da Inovação Tecnológica ambos pela UFRGS. Profissional com experiência em Gestão de Negócios, Tecnologia e Inovação. Nos últimos 15 anos focados no mercado financeiro, tendo atuado como líder das áreas de tecnologia e produtos para o Brasil e América Latina. Experiência no mercado de provedores de soluções para o mercado financeiro, tendo atuado na gestão do negócio com foco na expansão e rentabilidade. Investidor anjo, sócio investidor de aceleradoras e mentor de startups.

  • Fausto Silva Filho

    Fausto Silva Filho

    CIO e Gestor de Renda Fixa da XP Asset Management

    Sócio da XP Inc., é responsável pela gestão da estratégia de Renda Fixa. Iniciou a carreira em 2003, integrando o Back Office do Banco Pactual, onde atuou até 2005. Posteriormente, atuou na Pactual Corretora de Mercadorias nos mercados de Juros e Dólar. No início de 2007, passou a atuar na Mesa Proprietária de Renda Fixa, atuando na Gestão dos Caixas Local e Offshore e na área de Trading de Juros Internacional, onde permaneceu até 2009. Ingressou na XP Asset em 2009. É formado em Engenharia Civil pela UFRJ.

  • Felipe Gonçalves

    Felipe Gonçalves

    Gerente de Produtos de Juros da B3

    É head de produtos de juros da B3-Brasil, Bolsa, Balcão, com mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado também nas áreas de produtos de moedas, equities e commodities. Trabalhou no Banco Itaú na área de modelagem de risco de mercado. Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (Poli-USP) e pelo Politecnico di Milano (programa de duplo-diploma TIME) e CFA charterholder (Chartered Financial Analyst) desde 2017.

  • Fernando Lovisotto

    Fernando Lovisotto

    CIO da Vinci Partners

    Responsável pelas estratégias de curto prazo da Vinci Partners: Equities, Hedge Funds e Investment Solutions. Foi sócio-diretor do RiskOffice, entre 1999 e 2007, ano em que a Algorithmics assumiu o controle, e ele passou a exercer a função de diretor técnico. Ao longo de sua carreira, exerceu atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos e prospecção de clientes no segmento institucional. É formado em Engenharia e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

    • Gabriela Santos

      Gabriela Santos

      Estrategista de Mercados Globais, J.P. Morgan Asset Management

      É estrategista de mercados globais do J.P. Morgan Asset Management. Em seu cargo, é responsável por entregar insights econômicos e de mercado para clientes institucionais e de varejo em toda a América Latina. Além disso, conduz pesquisas sobre a economia e os mercados de capitais globais. É responsável também pelo desenvolvimento do carro-chefe entre as publicações trimestrais, o Guide to the Markets – América Latina.

    • Geraldo de Assis Souza Júnior

      Geraldo de Assis Souza Júnior

      Especialista UniAbrapp

      Doutor em Administração pela UDE – Universidad de La empresa em Montevidéu, mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, MBA em Previdência Complementar pela PUC Minas, pós-graduado em Auditoria Externa pela UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Possui 28 anos de experiência nas áreas de Controladoria e Contabilidade de fundos de pensão de grande, médio e pequeno porte. Professor de cursos de MBA em Previdência Complementar do Instituto Ideas e UERJ, Universidade Positivo e Previpar, Fundação Getúlio Vargas – FGV e USP. Docente responsável pela disciplina Contabilidade Atuarial do Ibmec/MG. Palestrante dos módulos de Contabilidade nos cursos presenciais e à distância da UniAbrapp e nos eventos promovidos pela Ancep e Instituto Ideas. Sócio-diretor da empresa Pension Brasil, especializada em consultoria, terceirização contábil, outsourcing e acompanhamento de conselheiros nas entidades fechadas de previdência complementar. Atual secretário executivo nacional das Comissões Técnicas Regionais de Contabilidade da Abrapp, conselheiro deliberativo da Ancep e conselheiro fiscal contratado pelo patrocinador da Enerprev. Ex-presidente do Conselho Fiscal do Sindapp no período de 2008 a 2013, coordenador e professor de cursos de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais e do curso de MBA em Previdência Complementar promovido pela PUC Minas em parceria com o Instituto Ideas.

    • Glória Maria

      Glória Maria

      Jornalista e Apresentadora

      Foi apontada por uma pesquisa da Revista Imprensa como a jornalista mais querida da TV brasileira. Já comandou o RJTV, o Jornal Hoje e Fantástico. Em muitos anos a serviço do telejornalismo, explorou desde histórias da vida cotidiana a reportagens sobre grandes eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas, guerras, entre inúmeros outros eventos. Primeira mulher negra a apresentar um telejornal no Brasil e primeira mulher a cobrir uma guerra na televisão brasileira (guerra das Malvinas), conviveu com tribos nômades no deserto do Saara, subiu as montanhas do Himalaia, mergulhou com arraias no Taiti, percorreu os caminhos de Cristo entre Egito e Israel, subiu quase 2 mil degraus para conhecer o tesouro arqueológico do Sri Lanka, visitou comunidade Rastafári na Jamaica e mesquita no Irã. Entrevistou algumas das maiores personalidades do planeta como o ex-presidente americano Jimmy Carter, o ex-primeiro-ministro de Israel Isaac Rabin, o roqueiro Mick Jagger, o ator Harrison Ford, Michael Jackson, Freddie Mercury, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e muitos outros. Acostumou-se desde sempre a romper formatos estabelecidos. Atualmente no programa Globo Repórter, produzindo reportagens que têm marcado a história da TV brasileira.

    • Gueitiro Matsuo Genso

      Gueitiro Matsuo Genso

      Conselheiro do PicPay e Ex-Presidente da Previ

      Formado em Administração pela Faculdade SPEI – Curitiba (PR), especialização MBA com Formação Geral Básica para Altos Executivos, FGV – Cascavel (PR) e MBA em Agronegócios, ESALQ – Piracicaba (SP). Atualmente está no Conselho do PicPay e na presidência do Conselho Tupy. Foi CEO do PicPay em 2019/2020, vice-presidente de Distribuição de Varejo do Banco do Brasil em 2018 e presidiu a Previ entre 2015/2018.

    • Guilherme de Souza Pimentel

      Guilherme de Souza Pimentel

      Superintendente da B3

      É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui certificação CFA. Exerceu atividades nas áreas de produtos e distribuição da Itaú Asset Management. Atua na B3 desde 2013, tendo passado pelas áreas de produtos de Renda Variável, Desenvolvimento de Negócios Internacionais e atualmente é responsável pelo desenvolvimento de mercados de Renda Fixa, com foco no mercado secundário.

    • Guilherme Gazzoni

      Guilherme Gazzoni

      Líder de Desenvolvimento de Produtos de Wealth da Mercer Brasil

      É diretor da Mercer, responsável pelo desenvolvimento de produtos e soluções em Investimentos e Previdência. Possui MBA pelo Insead – França, é pós-graduado em Finanças pelo Ibmec e é dministrador pela Universidade de Brasília. Com experiência em administração de planos de previdência, em gestão de pessoas e de negócios e em estratégia e processos de transformação, tem como missão atual identificar e promover soluções inovadoras que impactem positivamente o ecossistema financeiro. É vice-presidente do Conselho Deliberativo do MercerPrev, fundo de pensão multipatrocinado, e é certificado pelo ICSS com ênfase em Administração.

    • Guilherme Nascimento

      Guilherme Nascimento

      Head Fundos de Pensão da XP Investimentos

      Head Fundos de Pensão na XP Investimentos. Iniciou sua carreira em 2008 na área de Mercado de Capitais do Itaú Unibanco com foco em clientes Offshore. Posteriormente, atuou como Sales na Schroders, onde ficou de 2009 a 2019 e nos últimos anos foi responsável pelo canal de Institucionais da Asset. É economista formado pela PUC – SP.

    • Gustavo Caetano

      Gustavo Caetano

      Fundador e CEO da Samba Tech

      Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech e fundador da Associação Brasileira de Startups. Foi nomeado o Empreendedor do Ano pela revista Pequenas & Empresas Grandes Negócios, melhor fundador pelo site americano The Next Web, um dos 50 mais inovadores do Brasil pelo Meio & Mensagem, um dos 10 jovens mais inovadores do país pelo MIT, foi nomeado pelo site americano Business Insider como o Mark Zukerberg brasileiro. É o autor do livro Best Seller, Pense Simples e recebeu recentemente a medalha de JK, maior honraria dada a um cidadão brasileiro, como Personalidade Brasileira do Ano em Tecnologia. Estudou também inovação e empreendedorismo em importantes universidades como MIT, Stanford, Insead, Universidade da Disney e Singularity. Escreve para a revista MIT Technology Review, é membro do Conselho de Inovação da ArcelorMittal (Açolab), Comitê de Inovação da C&A e do Conselho de Administração do Instituto Ayrton Senna.

    • Gustavo Canuto

      Gustavo Canuto

      Presidente da Dataprev

      É servidor efetivo do Ministério da Economia, integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Exerceu o cargo de Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional nos 400 primeiros dias do governo do presidente Jair Bolsonaro. Foi secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, entre agosto e dezembro de 2018, além de ter exercido cargos em outros órgãos federais, como: Secretarias de Aviação Civil e Geral da Presidência da República e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O novo presidente da Dataprev é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Antes de integrar o serviço público, trabalhou durante seis anos na IBM.

    • Gustavo Loyola

      Gustavo Loyola

      Economista e Sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada

      Sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo e membro do Conselho de Administração de várias empresas. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, exerceu a presidência do Banco Central do Brasil por duas vezes, nos períodos de novembro de 1992 a março de 1993, e de junho de 1995 a agosto de 1997. Foi eleito “Economista do Ano”, em 2014, pela Ordem dos Economistas do Brasil.

    • Iain Snedden

      Iain Snedden

      Investment Specialist da Aegon Asset Management

      Especialista em investimentos na equipe de ações, é responsável por apoiar os gestores de fundos na comunicação e comercialização das estratégias de ações da Aegon, tanto internamente, como para clientes, consultores e prospects. Ingressou na Aegon Asset Management em 2015, inicialmente trabalhando na equipe de Gestão de Clientes. Antes disso, trabalhou na Baillie Gifford, onde concluiu o programa de pós-graduação em Operações de Investimento. Formou-se na Universidade de Edimburgo com honra ao mérito, como primeiro da classe, em Ciências Contábeis e Negócios. Tem 9 anos de experiência no setor.

    • Ilan Goldfajn

      Ilan Goldfajn

      Economista Ex-Presidente do Banco Central do Brasil

      É formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology. Foi presidente do Banco Central do Brasil de 2016-2019. Em 2018 foi eleito o melhor banqueiro central do mundo pela revista The Banker (Financial Times). Já havia assumido a diretoria de Política Econômica do BC em 2000, quando a autoridade monetária era comandada por Armínio Fraga. Ficou até meados de 2003, já com o BC presidido por Henrique Meirelles. Ao longo de sua carreira, publicou diversos artigos, livros e atuou na academia, em organismos internacionais e no setor financeiro. Entre os cargos ocupados, estão o de economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, sócio-fundador da Ciano Investimentos, sócio da Gávea Investimentos, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Brandeis University (EUA), economista do Fundo Monetário Internacional, consultor do Banco Mundial.

    • Isabella Nunes

      Isabella Nunes

      Relacionamento com Investidores, J.P. Morgan Asset Management

      Com uma larga experiência na indústria de investimentos, é responsável pelo relacionamento com os investidores em todos os segmentos no Brasil, incluindo private bank, familly office, plataformas de investimentos, clientes institucionais e corporativos. Anteriormente, foi responsável pela área de Clientes do Pátria Investimentos, Goldman Sachs Asset Managemnet e AllianceBernstein. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, possui MBA em Finanças pelo Insper, SP, e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).

      • Ivan Sant'Ana Ernandes

        Ivan Sant'Ana Ernandes

        Especialista UniAbrapp

        Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (PUC Minas), graduado em Atuária e Estatística (UFRJ), membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 506) e do Conselho de Estatística (nº 5.542, CONRE 2ª Região). Diretor da ATEST – Consultoria Atuarial (CIBA 88), empresa de consultoria e assessoria técnica em Atuária e Estatística, com atuação nacional e presença internacional. Professor nos cursos de graduação em Ciências Atuariais na PUCMINAS e UFMG e em cursos de Pós graduação na PUC Minas, na UFRJ, na Fipecafi-USP e na Universidade Positivo. Professor visitante da Universidade Agostinho Neto, em Angola, no curso de Pós Graduação em Previdência. Coautor do livro “Atuária para Não Atuários”.

      • João Marcelo Barros Leal M. Carvalho

        João Marcelo Barros Leal M. Carvalho

        Especialista UniAbrapp

        Atuário, advogado e com MBA em Administração Financeira. Consultor especialista em Previdência Complementar do escritório Santos Bevilaqua Advogados. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Atuária e membro da Comissão Especial de Estudos da Previdência Complementar da OAB Nacional.

      • João Morais

        João Morais

        Líder de Wealth Brasil da Mercer

        Ingressou na Mercer em agosto de 2019, responsável por liderar os negócios de Previdência e Investimentos no Brasil e conduzir as iniciativas de crescimento no país. Possui uma vasta experiência nos negócios de gestão de ativos e patrimônios. Antes da Mercer, atuou como head de Vendas, Negócios e Desenvolvimento de Produtos na Alfa Asset, Santander Asset Management, Mirae Asset, Western Asset e Citigroup Asset Management, no Brasil e na Europa. Também tem participação em entidades autorreguladoras, contribuindo para os principais desenvolvimentos da indústria. Possui formação em Engenharia de Produção pela USP, especializações em Derivativos e Riscos pelo Ibmec e as certificações CGA (Portfolio Manager License) e CPA-20.

      • José Carlos S. Chedeak

        José Carlos S. Chedeak

        Diretor de Orientação Técnica e Normas da Previc

        Servidor federal efetivo da carreira de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil desde 2004. Atua na Previc há 15 anos, tendo exercido diversos cargos de gestão, participando inclusive da implantação e do desenvolvimento do seu processo de Supervisão Baseada em Riscos (SBR). Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Finanças pela UFF, pós-graduado em Administração Pública pela FGV e Finanças pelo Ibmec. Formado em Ciências Econômicas pela UFF. É professor em cursos de Pós-Graduação na FGV e IESB. Antes da atuação no setor público, desenvolveu sua carreira como analista de investimento no setor privado por 10 anos.

      • José Maurício Pereira Coelho

        José Maurício Pereira Coelho

        Presidente da Previ

        Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Finanças e Mercados de Capitais, além de uma especialização em Governança Corporativa. No BB, atuou como vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, diretor de Finanças e diretor de Mercado de Capitais, entre outros cargos. Foi diretor-presidente da BB Seguridade até julho de 2018, quando assumiu a presidência da Previ.

      • José Roberto Ferreira

        José Roberto Ferreira

        Especialista UniAbrapp

        Economista e sócio-diretor da empresa Rodarte Nogueira Ferreira – Consultoria em Atuária e Estratégia. Foi diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) nos anos de 2015 e 2016, onde também esteve à frente da Diretoria de Análise Técnica. É professor do Instituto Latino-Americano de Direito Social (IDS) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou no Banco do Brasil desde 1983 e foi dirigente da BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil. Possui os seguintes MBA: Finanças Corporativas; Controles Internos; e Gestão Avançada de Negócios. É master en Dirección y Gestión de Planes y Fondos de Pensiones.

      • José Roberto Rodrigues Afonso

        José Roberto Rodrigues Afonso

        Economista Especialista em Finanças Públicas

        Sócio majoritário da Finance, economista e contabilista, pós-doutorando em Políticas Públicas na Universidade de Lisboa, doutor em Economia pela Unicamp e mestre pela UFRJ; professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); ex-superintendente da área Fiscal do BNDES e ex-assessor técnico do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Constituinte; além de já ter prestado serviços especializados, com dispensa de licitação, para vários órgãos públicos e organismos multilaterais.

      • Juan Morales

        Juan Morales

        Superintendente de Renda Variável da SulAmérica Investimentos

        Superintendente de Renda Variável. Atua no mercado financeiro há mais de 20 anos, sempre em foco em análise de investimentos e administração de carteiras de ações. Graduado em Engenharia pela PUC-RJ, possui Mestrado Stricto Sensu em Economia pelo Insper e certificação CFA (Chartered Financial Analyst). Adicionalmente detém especialização no segmento pela North Western University. Antes de ingressar na SulAmérica Investimentos, foi responsável pela gestão de fundos renda variável em instituições como Banco Itaú, Western Asset, G5Evercore, Grandprix Investimentos e Daycoval Asset.

      • Juliana Sardinha

        Juliana Sardinha

        Especialista UniAbrapp

        Mestre em Gestão Econômica de Indústrias de Rede pela Université Paris-Sud 11 (Paris, França) e pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid, Espanha). Economista, formada pela UFRJ. Trabalhou como especialista de Economia da Indústria do Petróleo e Gás Natural, com destaque para sua atuação como gerente do Centro de Excelência de Petróleo e Gás da Deloitte. Em paralelo a suas atividades como economista, iniciou seu estudo e prática de Comunicação Não-Violenta em 2013. A união desses conhecimentos e experiências resultou em um novo empreendimento profissional, consolidado nas atividades de consultoria em parceria com a Efficacia Empresarial, empresa especializada em gestão empresarial e desenvolvimento humano. Possui trabalhos realizados em treinamentos corporativos com foco em práticas da Comunicação Não-Violenta (CNV), liderança e gestão e planejamento estratégico empresarial, bem como palestras em eventos, na área de gestão de pessoas, e outros internos corporativos. É professora convidada do Instituto de Desenvolvimento Empresarial para cursos abertos e In Company (Idemp).

      • Laura Seabra

        Laura Seabra

        Analista do BTG Pactual

        É Analista do BTG Pactual na divisão de Distribuição de Terceiros no Brasil e responsável por fazer a ligação entre as equipes de gestores internacionais e locais, interagir e prospectar clientes institucionais, agentes autônomos, escritórios privados e familiares. Ingressou no BTG Pactual em 2018 como estagiária na equipe de Back Office de Seguros. É graduada em Administração de Empresas pela Universidade Insper de São Paulo.

      • Luciane Fagundes

        Luciane Fagundes

        Especialista UniAbrapp

        Psicóloga, especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Econômica e Behavior Design. Professora da UniAbrapp (Universidade Corporativa da Previdência Complementar) e dos MBA da ESPM/RS, IBMEC, FIA/USP e PUC-PR. Consultora da Mirador Atuarial. Analista comportamental em Seguros e Previdência Complementar com foco na mudança de comportamento frente aos riscos sociais.

      • Lucio Rodrigues Capelletto

        Lucio Rodrigues Capelletto

        Diretor-Superintendente da Previc

        Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração pela UnB, graduado em Ciências Contábeis e em Administração. Analista do Banco Central do Brasil (BCB) desde 1992, exerceu as chefias do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional (Desig) e do Departamento de Supervisão de Bancos (Desup). Foi secretário do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e consultor da Diretoria Colegiada do BCB. Na Previc desde 2017, exerceu anteriormente a função de coordenador geral de Inteligência e Gestão de Riscos.

      • Luís Ricardo Marcondes Martins

        Luís Ricardo Marcondes Martins

        Diretor-Presidente da Abrapp

        Diretor-superintendente da MAG Fundo de Pensão. Foi diretor-presidente da OABPrev-SP, diretor jurídico da Abrapp, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP, presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP, vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissional de Seguridade Social (ICSS).

      • Luiz Felix Freitas

        Luiz Felix Freitas

        Especialista UniAbrapp

        Diretor da Kolme Desenvolvimento Empresarial, profissional certificado e membro da Banca do ICSS, associado ao IBGC, consultor de Governança, Controles Internos e Gestão de Processos. Professor das cadeiras Prática dos Conselheiros (UniAbrapp), Governança e Gestão de Risco (IDS-UERJ), Controle de Gestão (Ideas) e Compliance em Instituições não Financeiras (Escola Trevisan de Negócios). Realizou projetos e palestras em diversas EFPC, principalmente sobre Processo Decisório e Sucessão de Dirigentes e Gestores em EFPC. Ex-gerente executivo na Previ. Coordenador das Comissões Técnicas de Qualidade e de Controles Internos da Abrapp. Atuou como membro do Conselho Fiscal da Contax, do Comitê de Administração da Taurus e como Suplente do Conselho de Administração da Vale e da Valepar. Formação acadêmica em Engenharia Eletrônica, Filosofia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.

      • Luiz Fernando Cruz

        Luiz Fernando Cruz

        Especialista da Área de Distribuição da MAG Investimentos

        Atuação em Banco de Investimento, Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, Empresas de Asset e Wealth Management, ocupando posições gerenciais. Prestação de serviços de consultoria nas áreas de Gestão Estratégica, Finanças e Investimentos. Experiência em desenvolvimento e distribuição de produtos para os mercados financeiro e de capitais; compliance, gestão de operações via home broker, análise de empresas e de cenário econômico. É economista pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Finanças pela FGV e MBA Executivo em Finanças de Mercado pelo Ibmec. Certificações: CPA 20 – Anbima; CNPI – Apimec; PQO Operações – BM&FBovespa.
        Ingressou na Mongeral Aegon Investimentos em junho de 2016.

      • Lygia Avena

        Lygia Avena

        Especialista UniAbrapp

        Advogada graduada pela PUC/RJ, pós-graduada em Direito Empresarial e em Administração pelo Ibmec/RJ, com curso em Previdência Complementar na Wharton School/USA. Certificada pelo ICSS. Professora convidada em cursos de Especialização e Pós-Graduação em Previdência Complementar (FGV/SP, UERJ/RJ), Escola de Negócios-Universidade Positivo do Paraná, FAE (PR). Professora e coordenadora acadêmica do IDS – Núcleo de Previdência Complementar. Foi coordenadora das Comissões Técnicas de Assuntos Jurídicos da Abrapp, tendo atuado por muitos anos na Fundação Vale do Rio Doce (Valia). Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC/MPS) no período 2010/2011. Membro e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem (Cames) e Conselheira do IPCOM. Autora de diversos artigos jurídicos, sendo profissional certificada pelo ICSS. É consultora jurídica especializada em Previdência Complementar, sócia do Escritório Avena Advogados Associados.

      • Magnus Arantes

        Magnus Arantes

        Partner da LM Ventures, Presidente da HBS Alumni Angels of Brazil e Gestor do Hupp

        É empreendedor serial, investidor anjo, gestor de fundos de investimentos “early stage” e conselheiro independente, tendo desenvolvido o ciclo completo, desde a fundação até a saída de algumas empresas. Atualmente é fundador e sócio da LM Ventures, empresas de inovação que opera Hubs que conectam grandes empresas com startups tais como o Okara Hub, Hubble Hub, Pulse Hub e AgriHub Space. A LM Ventures também é uma Venture Builder, que desenvolve novas startups em conjunto com as grandes empresas. Como investidor é associado a NXTP Labs, o mais ativo fundo de investimento em “early stage” da América Latina, com mais de 200 investimentos realizados. Adicionalmente, é cofundador e presidente da HBS Alumni Angels Association of Brazil, grupo de investidores anjo formado por ex-alunos de Harvard, sendo também Board Member do Global da HBS Alumni Angels, instituição que supervisiona os grupos HBS Alumni Angels ao redor do mundo, onde serviu como copresidente por 2 anos (2017-18). Participa também de alguns conselhos de administração de forma independente onde aporta uma perspectiva mais inovadora para as organizações. É engenheiro mecânico pela UFPR, tem mestrado em Administração pela FEA-USP e concluiu o OPM – Owners President Mangement Program – pela Harvard Business School.

      • Mara Luquet

        Mara Luquet

        Jornalista

        Jornalista, escritora e fundadora do Canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no Youtube. Foi colunista de Finanças pessoais da TV Globo e rádio CBN. Trabalhou como editora do jornal Valor Econômico e criou o caderno FolhaInveste da Folha de São Paulo. Publicou diversos livros de finanças pessoais, entre eles ‘O Futuro é’ (Editora Benvirá e Letras&Lucros) e ‘Muito Além do Voo’ (Editora Leya e Letras&Lucros), em parceira com Ruy Mara.

      • Marcelo Arnosti

        Marcelo Arnosti

        Head de Gestão de Fundos Multimercados, Ações e Offshore da BB DTVM

        Funcionário do BB desde 1998. Mestrado Acadêmico em Economia (UFRGS), MBA Relações Internacionais (FGV/RJ). É professor de Economia e Relações Internacionais na UCAM. Responsável pela análise macroeconômica da BB DTVM desde julho de 2004. Exerceu a gestão de renda fixa na BB DTVM em 2003/2004. Exerceu o cargo de membro Suplente do Conselho Consultivo do Plano de Benefícios Previ 02.

      • Marcelo Mello

        Marcelo Mello

        Vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica

        É vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica. O executivo está na companhia desde 1997, com passagens por diversas áreas da asset. Em 2005, assumiu o comando da SulAmérica Investimentos. Em 2015, passou a liderar também as operações de Vida e Previdência. Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, incluindo passagens pelo Lloyds Bank e pelo Banco Multiplic, é graduado em Administração de Empresas pela FAAP, com MBA em Gestão Empresarial pelo ITA. Em 2019, cursou o Advanced Management Program (AMP196) da Harvard Business School.

      • Marcelo Pacheco

        Marcelo Pacheco

        Diretor de Gestão de Ativos da BB DTVM

        Funcionário do BB desde 1987, lotado na BB DTVM desde 1997. Cadastro na CVM na Categoria Gestor de Carteira. Atuou como gerente executivo da Gerência de Fundos Multimercado e OffShore da BB DTVM desde 2007. Mestrado em Economia (Ibmec), MBA em Finanças (Ibmec), graduação em Economia (UERJ). Membro do Conselho Consultivo do Mercado de Câmbio, membro suplente do Comitê de Fundos de Renda Fixa e Multimercado da Anbima.

      • Marcelo Rabbat

        Marcelo Rabbat

        Sócio responsável pela área de Distribuição Institucional da Vinci Partners

        Sócio responsável pela área Comercial de Atendimento a Investidores Institucionais. Foi sócio-diretor do RiskOffice até 2007, quando ocorreu sua venda para a Algorithmics e ele passou a exercer a função de diretor comercial. Antes disso, tinha sido sócio-diretor da PR&A desde 1994. É formado em Economia pela FEA-USP, mestre em Estatística pelo IME-USP e doutor pela Escola Politécnica USP.

      • Marco Aurélio Freire

        Marco Aurélio Freire

        Sócio e Gestor dos Fundos Líquidos da Kinea

        Sócio e gestor dos fundos líquidos, iniciou na Kinea em janeiro de 2015 como gestor responsável pelas estratégias Hedge Fund Macro. Entre 2008 e 2014 foi Chief Investment Officer dos fundos de renda fixa locais e multimercados da Franklin Templeton no Brasil. Está envolvido na gestão de fundos de renda fixa e multimercados desde 2004, tendo trabalhado no Bank Boston Asset Management na mesa de renda fixa. Possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e é bacharel em Economia pela mesma universidade.

      • Marcos Silvestre

        Marcos Silvestre

        Fundador do TOCA VIDA®

        Economista com MBA pela USP e fundador do TOCA VIDA® Planejamento e Sucessão Familiar. Desde 1991, trabalha como pensador e educador para a Vida Prática, focando em Bem-Estar, Longevidade e Prosperidade. Autor de diversos bestsellers educativos, desde 2003 é colunista do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

      • Margaretta Colangelo

        Margaretta Colangelo

        Cofundadora e Diretora-Geral do Deep Knowledge Group

        Trabalha na indústria de software no Vale do Silício há mais de 30 anos. Tem uma compreensão profunda e multifacetada de negócios, ciência e tecnologia e é altamente adepta do rastreamento e previsão de inovação em tecnologia. Na década de 1990, foi membro principal da equipe que desenvolveu o primeiro software de mensagens baseado em Java para plataformas de negociação de ações, e foi membro principal de equipes que influenciaram especificações técnicas importantes, incluindo JMS e JDBC, que ajudaram no avanço da indústria de tecnologia. Desde janeiro de 2020, resumiu e compartilhou mais de 600 artigos de pesquisa científica sobre COVID-19 que foram lidos por mais de 6 milhões de pessoas. Palestrou e moderou sessões em conferências de IA selecionadas em todo o mundo, e seus artigos sobre DeepTech e IA foram publicados em muitas revistas, incluindo Forbes e MIT Technology Review Italia. Atua nos conselhos consultivos do AI Precision Health Institute da University of Hawai’i Cancer Center, no Longevity AI Consortium no King’s College London, First Longevity, NaNotics, Robots Go Mental, e no Conselho de Diretores da Bring Fundação Esperança Humanitária. É co-autora de Longevity Industry 1.0: Definindo a maior e mais complexa indústria da história humana. Publicou mais de 150 artigos sobre AI, FinTech e The Longevity Industry com mais de 60.000 assinantes e tem mais de 35.000 seguidores no LinkedIn.

      • Maria Rossi

        Maria Rossi

        Relacionamento com Investidores, J.P. Morgan Asset Management

        Antes de ingressar no J.P. Morgan Asset Management, trabalhou durante seis anos no Banco BBM, sendo os últimos dois anos como client advisor, atendendo a Fundos de Pensão, Empresas, Seguradoras, Operadoras de Seguro Saúde e RPPS. Possui uma extensa experiência no mercado institucional. De 2003 a 2004, trabalhou no Banco Icatu, na área de Produtos Previdenciários. É graduada em Administração de Empresas pela Ibmec- RJ e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, RJ.

      • Marisa Bravi

        Marisa Bravi

        Especialista da UniAbrapp

        Pós-graduada em Comunicação e Mercado e formada em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas e Gestão Mercadológica. Possui certificação em Excelência e Qualidade de Serviço pelo Disney Institute. Diretora executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial, é professora, consultora, cerimonialista e mestre de cerimônias em eventos corporativos. É Secretária Executiva da Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp e integra o Grupo de Especialistas da UniAbrapp, onde é responsável pelas Trilhas de Conhecimento nas áreas de Comunicação e Relacionamento. Há mais de 30 anos no segmento de previdência complementar, atua como palestrante nas áreas de comunicação, relacionamento, cultura organizacional e motivação.

      • Martyn James

        Martyn James

        Líder de Wealth Latam da Mercer

        Faz parte da equipe de Wealth da Mercer UK e, após 18 anos de uma trajetória de sucesso em nossa companhia, ele se une ao time da Mercer América Latina. Partner e growth leader para vários negócios, incluindo DC & Individual Wealth and Investments. Tem um forte histórico internacional em Retirement and Investments. É bacharel em Química com Administração de Empresas pela Universidade de Birmingham e Chartered Financial Analyst pelo CFA Institute.

      • Maurício Martinelli

        Maurício Martinelli

        Líder de Investimentos da Mercer Brasil

        É diretor de Investimentos da Mercer Brasil e possui 25 anos de experiência no mercado financeiro e institucional (bancos, asset management e seguradora). Trabalhou anteriormente como gerente de investimentos em assets com participação estrangeira e gerente de investimentos em grandes instituições bancárias brasileiras, além de ter desempenhado a função de CIO – Chief Investment Officer. Atualmente exerce também o cargo de AETQ do Mercerprev. É graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e possui pós-graduação em Derivativos pela BM&F (1998) e MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) de São Paulo.

      • Ministro José Antonio Dias Toffoli

        Ministro José Antonio Dias Toffoli

        Ministro do Supremo Tribunal Federal

        Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – Universidade de São Paulo (USP). Ministro do Supremo Tribunal Federal. Professor do curso de pós-graduação lato sensu em Advocacia Pública da Escola da Advocacia-Geral da União e professor colaborador do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

      • Myrian Clark

        Myrian Clark

        Jornalista

        Jornalista, mestre em Educomunicação pela USP e pedagoga em formação. Trabalhou na Folha de S. Paulo, SBT, Fapesp, TV Cultura, TV Globo e BBC. Por 17 anos foi jornalista do Programa do Jô. Hoje é diretora, apresentadora e roteirista do programa Almoço do MyNews. Publicou o livro ‘Em forma com seu bebê, fruto da experiência com a maternidade’, pela Editora Panda Books.

      • Narlon Gutierre Nogueira

        Narlon Gutierre Nogueira

        Secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia

        Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, oriundo da carreira de auditor-fiscal da Previdência Social, na qual ingressou em 1998, atuando na supervisão dos RPPS desde 2004. Foi coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal, diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público da Secretaria de Política de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, secretário adjunto de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e atual secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Presidiu o Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). Graduado em Administração e Direito. Especialista em Direito Público. Mestre em Direito Político Econômico. Máster em Dirección y Géstion de los Sistemas de Seguridad Social. Autor de livros e artigos sobre Previdência Social. Palestrante em diversos eventos nacionais relacionados aos Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos. Professor nos cursos de pós-graduação em Direito Previdenciário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Faculdade Cesusc de Florianópolis.

      • Nicolas Firzli

        Nicolas Firzli

        Director Geral do World Pensions Council (WPC)

        M. Nicolas J. Firzli é diretor geral do World Pensions Council (WPC). Ele é formado pela Universidade McGill do Canadá (Estatística e Economia Financeira) e pela Escola de Direito da Universidade de Paris (LL.M. Direito Corporativo). Firzli é Copresidente do Fórum Mundial de Pensões (WPF) realizado anualmente em uma capital do G12 / UE, coordenador da Mesa Redonda de Pensões do G7 realizada paralelamente à Cúpula do G7 e Copresidente do Fórum Econômico de Cingapura (SEF). Ele presidiu a principal Mesa Redonda de Proprietários de Ativos durante a Conferência de Mudanças Climáticas de 2015 (Paris COP 21 Summit) e foi o autor e ajudou a desenvolver noções como “Modern Trusteeship and Fiducciary Capitalism”, “The SDG – Driven World Economy” e “The Pensão Wealth of Nations ”.

      • Nizam Ghazale

        Nizam Ghazale

        Diretor de Clientes e Inovação da Viva Previdência

        Formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com especialização em Direito Processual Civil. Atuou por vários anos como consultor jurídico nas áreas de Saúde Suplementar e Previdência Complementar. Nizam é o diretor de Clientes e Inovação da Fundação Viva de Previdência. Recém-conduzido para um segundo mandato, é responsável por orientar parte das mudanças e inovações implementadas na entidade. Acumula relevante experiência, atuando desde 2008 na administração de planos de benefícios e na gestão do relacionamento com participantes, assistidos, patrocinadores e instituidores. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e habilitado como Administrador Responsável pelo Plano de Benefícios (ARPB).

      • Paulo Fontoura Valle

        Paulo Fontoura Valle

        Subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência

        Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente exercendo o cargo de subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência. Exerceu o cargo de presidente da Brasilprev de dezembro/2015 a março/2018, empresa especializada em previdência privada. Foi o subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional de 2006 a 2015, tendo sido responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores nacionais, estrangeiros e agências de rating. Também exerceu o cargo de coordenador-geral de Operações da Dívida Pública. Atuou como vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), e foi membro dos Conselhos de Administração da Brasilprev e da Caixa Econômica Federal. Foi membro dos Conselhos Fiscais do BNDES, BR Distribuidora e Vale do Rio Doce. MBA em Finanças pelo Ibmec e Especialização em Economia na George Washington University – Washington.

      • Paulo Guedes

        Paulo Guedes

        Ministro da Economia

        PhD em Economia pela Universidade de Chicago. Foi professor da PUC-RJ, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Fundador do Banco Pactual, da Abril Educação, das Faculdades Ibmec e do Instituto Millenium. Integrou conselhos de administração de grandes empresas. Foi colunista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo e das Revistas Exame e Época.

      • Paulo Wilson Sangali Silva

        Paulo Wilson Sangali Silva

        Analista de Produtos da B3

        Formado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com pós-graduação em Investment Banking pela FIA. Mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro com passagens pela UBS Corretora e Votorantim Corretora. Atualmente faz parte do time de produtos da B3, atuando diretamente no desenvolvimento do mercado de empréstimo de ativos.

      • Pedro Superti

        Pedro Superti

        Referência em Marketing de Diferenciação, Criador do Fator X

        É a autoridade em Marketing de Diferenciação mais requisitada do País. Especialista em ajudar organizações a se transformarem em celebridades e líderes de seu segmento, usando técnicas de diferenciação, branding e posicionamento. Empreendedores e empresários de todos os níveis recebem suas orientações de como se posicionar no mercado do lucro, e para saírem das guerras de preços, atraindo clientes de maior qualidade e diferenciando seu posicionamento para se tornarem a opção mais única desejada em seus mercados. No Brasil, ele é convidado para palestrar em conferências e eventos para compartilhar sua visão sobre tópicos sobre publicidade, marketing, liderança e empreendedorismo. Seu conteúdo e palestras trazem um grande diferencial: mais do que mostrar o que é possível, mostram o como se faz isso na prática, gerando transformação e insights profundos, deixando a plateia ansiosa para chegar em suas empresas e colocar em prática o quanto antes. Suas apresentações estão quase sempre entre as mais elogiadas e marcantes em qualquer evento. Suas estratégias e artigos estão entre os mais compartilhados atualmente no mercado, com centenas de milhões de visualizações em seus vídeos e podcast. Seus conteúdos são citados em cursos de especializações de Marketing de instituições como ESPM, FGV e Sebrae. Em quase 20 anos de mercado já ajudou mais de 10.000 clientes a dominarem seus mercados usando técnicas de diferenciação e posicionamento. Já atendeu empresas como Wizard Idiomas, Senac, Universal, Grupo Resolve e Trifil, entre outras, gerando mais de R$ 700 milhões em acréscimo de vendas diretas. Fundador da Para o Alto e Avante, escola de diferenciação de negócios, com diversos treinamentos para ajudar empreendedores a viverem sua missão de vida através de seus negócios. Criador do treinamento e metodologia “Fator X”, o mais confiável método de diferenciação e posicionamento do Brasil, com milhares de empreendedores formados em países como Estados Unidos, Espanha, Japão, México e Austrália. Seus artigos e vídeos atingem 8 milhões de pessoas por semana. Também foi convidado como avaliador de diferenciação de negócios em participação no programa Shark Tank Brasil, do canal Sony.

      • Peter Diamandis

        Peter Diamandis

        Cofundador e Presidente Executivo da Singularity University

        Pioneiro internacional nas áreas de inovação, competições de incentivo e espaço comercial. No campo da inovação, Diamandis é presidente e CEO da Fundação X PRIZE, mais conhecida por seu Ansari X PRIZE de US $ 10 milhões para voos espaciais privados. Hoje, o X PRIZE lidera o mundo na concepção e operação de competições globais em grande escala para solucionar as falhas do mercado.Também é co-fundador e vice-presidente da Human Longevity Inc. (HLI), uma empresa de diagnóstico e terapia baseada em genômica e terapia celular com foco em estender a vida humana saudável. É o co-fundador e presidente executivo da Singularity University, uma instituição de pós-graduação do Vale do Silício que estuda tecnologias em crescimento exponencial, sua capacidade de transformar indústrias e resolver os grandes desafios da humanidade. No campo do espaço comercial, Diamandis é co-fundador / co-presidente da Planetary Resources, uma empresa que projeta espaçonaves para permitir a detecção e mineração de asteróides para materiais preciosos. Ele também é o co-fundador e vice-presidente da Space Adventures, a única empresa a intermediar os lançamentos de cidadãos particulares para a Estação Espacial Internacional, e co-fundador, ex-CEO da Zero Gravity Corporation, fornecendo voos parabólicos sem peso. Autor dos best sellers ‘Abundance’ e ‘The Future Is Better Than You Think’. Obteve um diploma de graduação em Genética Molecular e pós-graduação em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e recebeu seu M.D. pela Harvard Medical School. Ganhou vários prêmios, incluindo o primeiro Heinlein Laureate, o Prêmio de Inovador do Ano de 2010 Economist “No Boundaries”, o Prêmio Arthur C. Clarke de 2007, o Prêmio Lindbergh de 2006, o Prêmio Neil Armstrong de 2006 e o ​​primeiro lugar no ‘Concurso de Design de Foguetes Estes’ quando ele era um aluno da 8ª série. A missão de Diamandis é abrir a fronteira espacial para a humanidade. Seu lema pessoal é: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo você mesmo”.

      • Phylipe Corsini

        Phylipe Corsini

        Associate Partner do BTG Pactual

        É o responsável no Brasil pelo canal Institucional da divisão de Distribuição de Terceiros. Ele foi um dos sócios principais na distribuição de recursos do BTG Pactual Asset Management. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2002, tendo passado pelo HSBC Vida e Previdência e HSBC Asset Management. Ingressou no BTG Pactual Asset Management em maio de 2012 como diretor associado responsável pela distribuição de recursos para o segmento Institucional. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (SP).

      • Renata Cypreste

        Renata Cypreste

        Head Comercial da BB DTVM

        MBA em Negócios Financeiros – FGV, com graduação em Direito e Administração de Empresas. Possui certificação CPA 20 pela Anbima. Trabalhou no Banco do Brasil desde 2000, nas áreas do Atacado e Corporate. Atuou como gerente de divisão na área comercial da BB DTVM de 2014 a 2018.

      • Renato Santaniello

        Renato Santaniello

        Head de Soluções de Investimento e Multimercados da Santander Asset Management

        É o responsável pela área de Soluções de Investimentos e Alocação de Ativos. Juntou-se à SAM em janeiro de 2006 vindo das Faculdades Ibmec-SP (Insper), onde foi professor de Econometria e Macroeconomia. É mestre em Economia pela UFRGS, graduado em Economia pelo Insper e tem 15 anos de experiência no mercado financeiro.

        • Ricardo Amorim

          Ricardo Amorim

          Economista

          Economista mais influente do Brasil de acordo com a revista americana Forbes. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, com mais de 20 anos de presença destacada no mercado financeiro global, com passagens por Europa, EUA e Brasil. Desde 2009, dirige a Ricam Consultoria, prestando assessoria econômico-financeira, de investimentos e de estratégia para clientes em todo o mundo. Além disso, é um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection” da Rede Globo, canal Globonews. É também o único brasileiro entre os melhores e mais importantes palestrantes mundiais do site britânico Speakers Corner e o maior influenciador no LinkedIn em todo o mundo, excetuando-se os países de língua inglesa.

        • Roberto Prado

          Roberto Prado

          LATAM VP, Engenharia de Soluções na Salesforce

          É atualmente VP de Engenharia de Soluções na Salesforce para LATAM e professor do MBA em Gestão de TI e Computação em Nuvem na UFSCar Sorocaba (SP) GETIC. Trabalhou por 18 anos na Microsoft, tendo ocupado cargo de Diretor de Cloud Sales & Transformação Digital. Foi diretor de Computação em Nuvem da Microsoft Brasil e América Latina para o Setor Público e diretor de Satisfação de Clientes e Parceiros da Microsoft Brasil. Entre os anos 2005 e 2010 teve como foco principal o estudo e a definição de estratégias relacionadas a software aberto, interoperabilidade e segurança. Atuou na Vertical de Finanças da Microsoft Services Brasil, onde foi o responsável pela gerência do Projeto Sistema de Pagamentos Brasileiro, conglomerado Itaú. Formado em Processamento de Dados com especialização em Marketing e MBA Gerencial pela Fundação Dom Cabral. Foi professor da Fundace (Fundace USP Ribeirão Preto) no curso MBA de Administração de Empresas como especialista em Sistemas de Informação e Tendências Tecnológicas.

        • Roberto Teperman

          Roberto Teperman

          Head of Sales da LeggMason

          23 Anos de Experiência: Legg Mason Global Asset Management – Head of Sales, Business Development, 2017; Western Asset Management Company – Client Service and Marketing Executive, 2005; Citigroup Asset Management – Product Specialist, 2005-2005; Maxblue (Deutsche Bank) – Strategist/FoFS Manager, 2001-2005; Unibanco – Regional Investments Manager, 1996 -2001; Drogasil – Strategic Planner, 1996 -1996. MBA em Finanças pela Universidade de Sao Paulo, MBA em Controlling pela Universidade de São Paulo, graduado em Administração de Empresas pela Mackenzie Universidade, certificado com CPA-20 Anbima e Certificação Ancor.

        • Rodrigo Terni

          Rodrigo Terni

          Sócio-fundador e Co-CEO da Giant Steps Capital

          É um dos quatro sócios fundadores da Giant Steps Capital. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Poli/USP com duplo diploma pela Poli/Milano, tem mais de 10 anos de experiência como gestor. Possui o certificado CFA e hoje atua como co-CEO na Giant.

        • Rogerio Tatulli

          Rogerio Tatulli

          Especialista da UniAbrapp

          Economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, possui especialização em Finanças pelo Centro de Estudos Álvares Penteado de São Paulo e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. É certificado pelo ICSS e mestre pela Flórida Christian University (EUA). Foi professor em diversas instituições de ensino superior nas áreas de Economia, Finanças e Administração. Com 33 anos de experiência no mercado financeiro, atuando na área financeira de grandes empresas nacionais e multinacionais, está na Ericsson desde 1995, sendo que, a partir de 2010, passou a ocupar a posição de diretor superintendente da Previ-Ericsson.

        • Rosângela de Carvalho

          Rosângela de Carvalho

          Especialista UniAbrapp

          Doutoranda e mestre em Psicossociologia – EICOS-IP/UFRJP. Psicóloga. Sócia-proprietária da Efficacia Empresarial, atuando há 11 anos no mercado, como empresa especializada em desenvolvimento humano, implantação e aplicação de processos e projetos na área de Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional. Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas para os cursos do Cademp e MBA In Company. Professora convidada do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (Idemp) para cursos abertos e In Company. Professora da Escola Nacional de Seguros (ENS), para cursos de pós-graduação nas disciplinas de Liderança e Gestão de Desenvolvimento. Mais de vinte anos de experiência profissional em gestão de desenvolvimento humano e desenvolvimento estratégico organizacional. Coautora do livro “Gestão e Liderança”, publicado pela Editora da Fundação Getúlio Vargas em dezembro 2011.

        • Silvio Rangel

          Silvio Rangel

          Especialista UniAbrapp

          Atua como consultor da Abrapp, especialista da UniAbrapp, consultor associado da Mercer, sócio-proprietário da SRRS Consultoria e Treinamento Ltda., professor de cursos de pós-graduação em Direito e em Investimentos, e orientador de projetos de intervenção em cursos de MBA. Tem 21 anos de experiência como diretor de fundo de pensão, nas posições de diretor administrativo e financeiro, diretor de seguridade e diretor-superintendente, e 15 anos de experiência como profissional e gestor de TI. Foi membro do Conselho de Administração e da CTN de Investimentos da Abrapp, da Comissão de Ética do Sindapp, coordenou as comissões Ad Hoc de Precificação e Solvência e de CNPJ por plano, participou da comissão temática de transferência de gerenciamento e do GT de revisão da CNPC 37, e atualmente coordena o GT da Abrapp, que busca propor revisão das normas de solvência (CNPC 30). Com formação superior em Direito e em TI, MBA Executivo Internacional, foi autor do livro “Previdência Social na Sociedade de Risco: o desafio da solidariedade com sustentabilidade”, coautor do livro “Previdência Complementar: Estudos em homenagem aos 15 anos da Legislação Federal”, foi eleito Dirigente do Ano pela Ancep em 2016 e, no mesmo ano, recebeu o Prêmio Nacional de Seguridade Social, na categoria Dirigente Nacional, concedido pela Abrapp/ ICSS / Sindapp.

        • Sylvia Guimarães

          Sylvia Guimarães

          Cofundadora e Presidente da Vaga Lume

          É co-fundadora e atual presidente da Vaga Lume e diretora de Engajamento Social na Escola Avenues. É historiadora e professora formada pela FFLCH-USP. Começou sua atuação na área social na periferia de São Paulo e há 20 anos promove educação e cultura em comunidades da Amazônia. É empreendedora social reconhecida pela Avina, Prêmio Folha de Empreendedores Sociais, Prêmio Jovens Lideranças do Estadão e BMW Responsible Leaders. Internacionalmente participa da rede Intercultural Leaders, da ONU, e é fellow da Vital Voices Global Partneship. Participou de 3 fóruns da ONU e deu diversas palestras sobre cultura e educação na Amazônia. Tem um forte compromisso em levar educação para todas as crianças e um desejo especial de construir pontes entre culturas e diferentes realidades sociais. Mora em São Paulo com seu marido e é mãe de dois meninos: João e Francisco.

        • Valéria Jureidini

          Valéria Jureidini

          Especialista UniAbrapp

          Formação em Marketing, pós-graduação em Gestão de Negócios e MBE-Economia de Negócios. Docente em cursos de MKT Digital para pós-graduação em Planejamento Digital e Gestão de TI. Consultora especialista em gerar resultados para negócios no ambiente digital em diversos segmentos como Seguros, Telefonia Móvel, Financeiro, Turismo, Fundações, Governo, Engenharia e Construção e Consultorias. Experiência de 20 anos em planejar, definir e liderar projetos de User Experience, Service Design e Estudos de Viabilidade técnica, econômica e financeira para Transformação Digital, Portais Corporativos, Plataformas de Negócios e Startups.

        • Walter Mendes

          Walter Mendes

          Presidente da Vivest

          No comando da Vivest desde 2018, é economista, com ampla experiência em posições de gestão de Investimentos. Foi chefe de Pesquisa de Investimento do Unibanco, head da Schroder Investment Management Brasil e diretor da América Latina da Schroder Investment Management PLc., superintendente de Renda Variável do Itaú e diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões. Entre 2016 e 2018, presidiu a Petros, segundo maior fundo de pensão do país. Atualmente, integra o Conselho da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e preside o Conselho Deliberativo da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec). Também já integrou por duas vezes o Conselho de Administração da Petrobras, onde já presidiu o Comitê de Auditoria Estatutário, e os conselhos de Itausa, Invepar e Santa Helena Alimentos.